Uma abordagem personalizada no processo de seleção de itens em Testes Adaptativos Computadorizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jatobá, Victor Miranda Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-27012019-110739/
Resumo: Testes Adaptativos Computadorizados (CAT) baseados na Teoria de Resposta ao Item permitem fazer testes mais precisos com um menor número de questões em relação à prova clássica feita a papel. Porém a construção de CAT envolve alguns questionamentos-chave, que quando feitos de forma adequada, podem melhorar ainda mais a precisão e a eficiência na estimativa das habilidades dos respondentes. Um dos principais questionamentos está na escolha da Regra de Seleção de Itens (ISR). O CAT clássico, faz uso, exclusivamente, de uma ISR. Entretanto, essas regras possuem vantagens, entre elas, a depender do nível de habilidade e do estágio em que o teste se encontra. Assim, o objetivo deste trabalho é reduzir o comprimento de provas dicotômicas - que consideram apenas se a resposta foi correta ou incorreta - que estão inseridas no ambiente de um CAT que faz uso, exclusivo, de apenas uma ISR sem perda significativa de precisão da estimativa das habilidades. Para tal, cria-se a abordagem denominada ALICAT que personaliza o processo de seleção de itens em CAT, considerando o uso de mais de uma ISR. Para aplicar essa abordagem é necessário primeiro analisar o desempenho de diferentes ISRs. Um estudo de caso na prova de Matemática e suas tecnologias do ENEM de 2012, indica que a regra de seleção de Kullback-Leibler com distribuição a posteriori (KLP) possui melhor desempenho na estimativa das habilidades dos respondentes em relação as regras: Informação de Fisher (F); Kullback-Leibler (KL); Informação Ponderada pela Máxima Verossimilhança (MLWI); e Informação ponderada a posteriori (MPWI). Resultados prévios da literatura mostram que CAT utilizando a regra KLP conseguiu reduzir a prova do estudo de caso em 46,6% em relação ao tamanho completo de 45 itens sem perda significativa na estimativa das habilidades. Neste trabalho, foi observado que as regras F e a MLWI tiveram melhor desempenho nos estágios inicias do CAT, para estimar respondentes com níveis de habilidades extremos negativos e positivos, respectivamente. Com a utilização dessas regras de seleção em conjunto, a abordagem ALICAT reduziu a mesma prova em 53,3%
id USP_aa7dec105afdfe33437b28c37ced5fe9
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27012019-110739
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma abordagem personalizada no processo de seleção de itens em Testes Adaptativos ComputadorizadosA personalized approach to the item selection process in Computerized Adaptive TestingCATComputerized Adaptive TestingCritério de Seleção de ItemENEMExame Nacional do Ensino MédioFisher InformationIRTItem Response TheoryItem Selection MethodItem Selection RuleRegra de Seleção de ItemTeoria de Resposta ao ItemTestes Adaptativos ComputadorizadosTestes Adaptativos Computadorizados (CAT) baseados na Teoria de Resposta ao Item permitem fazer testes mais precisos com um menor número de questões em relação à prova clássica feita a papel. Porém a construção de CAT envolve alguns questionamentos-chave, que quando feitos de forma adequada, podem melhorar ainda mais a precisão e a eficiência na estimativa das habilidades dos respondentes. Um dos principais questionamentos está na escolha da Regra de Seleção de Itens (ISR). O CAT clássico, faz uso, exclusivamente, de uma ISR. Entretanto, essas regras possuem vantagens, entre elas, a depender do nível de habilidade e do estágio em que o teste se encontra. Assim, o objetivo deste trabalho é reduzir o comprimento de provas dicotômicas - que consideram apenas se a resposta foi correta ou incorreta - que estão inseridas no ambiente de um CAT que faz uso, exclusivo, de apenas uma ISR sem perda significativa de precisão da estimativa das habilidades. Para tal, cria-se a abordagem denominada ALICAT que personaliza o processo de seleção de itens em CAT, considerando o uso de mais de uma ISR. Para aplicar essa abordagem é necessário primeiro analisar o desempenho de diferentes ISRs. Um estudo de caso na prova de Matemática e suas tecnologias do ENEM de 2012, indica que a regra de seleção de Kullback-Leibler com distribuição a posteriori (KLP) possui melhor desempenho na estimativa das habilidades dos respondentes em relação as regras: Informação de Fisher (F); Kullback-Leibler (KL); Informação Ponderada pela Máxima Verossimilhança (MLWI); e Informação ponderada a posteriori (MPWI). Resultados prévios da literatura mostram que CAT utilizando a regra KLP conseguiu reduzir a prova do estudo de caso em 46,6% em relação ao tamanho completo de 45 itens sem perda significativa na estimativa das habilidades. Neste trabalho, foi observado que as regras F e a MLWI tiveram melhor desempenho nos estágios inicias do CAT, para estimar respondentes com níveis de habilidades extremos negativos e positivos, respectivamente. Com a utilização dessas regras de seleção em conjunto, a abordagem ALICAT reduziu a mesma prova em 53,3%Computerized Adaptive Testing (CAT) based on Item Response Theory allows more accurate assessments with fewer questions than the classic paper test. Nonetheless, the CAT building involves some key questions that, when done properly, can further improve the accuracy and efficiency in estimating examinees\' abilities. One of the main questions is in regard to choosing the Item Selection Rule (ISR). The classic CAT makes exclusive use of one ISR. However, these rules have differences depending on the examinees\' ability level and on the CAT stage. Thus, the objective of this work is to reduce the dichotomous - which considers only correct and incorrect answers - test size which is inserted on a classic CAT without significant loss of accuracy in the estimation of the examinee\'s ability level. For this purpose, we create the ALICAT approach that personalizes the item selection process in a CAT considering the use of more than one ISR. To apply this approach, we first analyze the performance of different ISRs. The case study in textit{mathematics and its technologies} test of the ENEM 2012 shows that the Kullback-Leibler Information with a Posterior Distribution (KLP) has better performance in the examinees\' ability estimation when compared with: Fisher Information (F); Kullback-Leibler Information (KL); Maximum Likelihood Weighted Information(MLWI); and Maximum Posterior Weighted Information (MPWI) rules. Previous results in the literature show that CAT using KLP was able to reduce this test size by 46.6% from the full size of 45 items with no significant loss of accuracy in estimating the examinees\' ability level. In this work, we observe that the F and the MLWI rules performed better on early CAT stages to estimate examinees proficiency level with extreme negative and positive values, respectively. With this information, we were able to reduce the same test by 53.3% using an approach that uses the best rules togetherBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDelgado, Karina ValdiviaJatobá, Victor Miranda Gonçalves2018-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-27012019-110739/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-27012019-110739Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma abordagem personalizada no processo de seleção de itens em Testes Adaptativos Computadorizados
A personalized approach to the item selection process in Computerized Adaptive Testing
title Uma abordagem personalizada no processo de seleção de itens em Testes Adaptativos Computadorizados
spellingShingle Uma abordagem personalizada no processo de seleção de itens em Testes Adaptativos Computadorizados
Jatobá, Victor Miranda Gonçalves
CAT
Computerized Adaptive Testing
Critério de Seleção de Item
ENEM
Exame Nacional do Ensino Médio
Fisher Information
IRT
Item Response Theory
Item Selection Method
Item Selection Rule
Regra de Seleção de Item
Teoria de Resposta ao Item
Testes Adaptativos Computadorizados
title_short Uma abordagem personalizada no processo de seleção de itens em Testes Adaptativos Computadorizados
title_full Uma abordagem personalizada no processo de seleção de itens em Testes Adaptativos Computadorizados
title_fullStr Uma abordagem personalizada no processo de seleção de itens em Testes Adaptativos Computadorizados
title_full_unstemmed Uma abordagem personalizada no processo de seleção de itens em Testes Adaptativos Computadorizados
title_sort Uma abordagem personalizada no processo de seleção de itens em Testes Adaptativos Computadorizados
author Jatobá, Victor Miranda Gonçalves
author_facet Jatobá, Victor Miranda Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delgado, Karina Valdivia
dc.contributor.author.fl_str_mv Jatobá, Victor Miranda Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv CAT
Computerized Adaptive Testing
Critério de Seleção de Item
ENEM
Exame Nacional do Ensino Médio
Fisher Information
IRT
Item Response Theory
Item Selection Method
Item Selection Rule
Regra de Seleção de Item
Teoria de Resposta ao Item
Testes Adaptativos Computadorizados
topic CAT
Computerized Adaptive Testing
Critério de Seleção de Item
ENEM
Exame Nacional do Ensino Médio
Fisher Information
IRT
Item Response Theory
Item Selection Method
Item Selection Rule
Regra de Seleção de Item
Teoria de Resposta ao Item
Testes Adaptativos Computadorizados
description Testes Adaptativos Computadorizados (CAT) baseados na Teoria de Resposta ao Item permitem fazer testes mais precisos com um menor número de questões em relação à prova clássica feita a papel. Porém a construção de CAT envolve alguns questionamentos-chave, que quando feitos de forma adequada, podem melhorar ainda mais a precisão e a eficiência na estimativa das habilidades dos respondentes. Um dos principais questionamentos está na escolha da Regra de Seleção de Itens (ISR). O CAT clássico, faz uso, exclusivamente, de uma ISR. Entretanto, essas regras possuem vantagens, entre elas, a depender do nível de habilidade e do estágio em que o teste se encontra. Assim, o objetivo deste trabalho é reduzir o comprimento de provas dicotômicas - que consideram apenas se a resposta foi correta ou incorreta - que estão inseridas no ambiente de um CAT que faz uso, exclusivo, de apenas uma ISR sem perda significativa de precisão da estimativa das habilidades. Para tal, cria-se a abordagem denominada ALICAT que personaliza o processo de seleção de itens em CAT, considerando o uso de mais de uma ISR. Para aplicar essa abordagem é necessário primeiro analisar o desempenho de diferentes ISRs. Um estudo de caso na prova de Matemática e suas tecnologias do ENEM de 2012, indica que a regra de seleção de Kullback-Leibler com distribuição a posteriori (KLP) possui melhor desempenho na estimativa das habilidades dos respondentes em relação as regras: Informação de Fisher (F); Kullback-Leibler (KL); Informação Ponderada pela Máxima Verossimilhança (MLWI); e Informação ponderada a posteriori (MPWI). Resultados prévios da literatura mostram que CAT utilizando a regra KLP conseguiu reduzir a prova do estudo de caso em 46,6% em relação ao tamanho completo de 45 itens sem perda significativa na estimativa das habilidades. Neste trabalho, foi observado que as regras F e a MLWI tiveram melhor desempenho nos estágios inicias do CAT, para estimar respondentes com níveis de habilidades extremos negativos e positivos, respectivamente. Com a utilização dessas regras de seleção em conjunto, a abordagem ALICAT reduziu a mesma prova em 53,3%
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-27012019-110739/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-27012019-110739/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256538252574720