George Farquhar revisitado por dramaturgos contemporâneos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sarmento, Camila Noggi Luly
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-08032016-145956/
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apresentar e discutir as comédias escritas por George Farquhar, Love and a Bottle (1698) e The Beaux Stratagem (1707), que, respectivamente, foram revisitadas pelo dramaturgo irlandês Declan Hughes e pelos dramaturgos norte-americanos Thornton Wilder e Ken Ludwig. Este trabalho visa verificar quais razões motivaram os dramaturgos a (re)escreverem tais obras e investigar seu método de (re)criação, analisando as mudanças significativas que ocorreram em seus processos criativos. Ademais, entender quais estratégias provocadoras de riso são utilizadas por George Farquhar, por Hughes e Wilder- Ludwig é fundamental para esta pesquisa. O referencial teórico deste estudo baseia-se em obras sobre adaptação e apropriação como A Theory of Adaptation (2006), de Linda Hutcheon e Adaptation and Appropriation (2006), de Julie Sanders, assim como obras sobre o riso e a comédia de Restauração, História do riso e do escárnio (2003), de George Minois e A Companion to Restoration Drama (2001), organizado por Susan J. Owen.
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