A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cohn, Clarice
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-15042024-142639/
Resumo: Essa dissertação investiga o modo como os Xikrin do Bacajá, grupo Kayapó (Jê) que vive no sudoeste do Pará, concebem a infância e o aprendizado. Para tanto, parte de uma descrição da experiência das crianças, na vida cotidiana e nos rituais, e das ocasiões e modos de ensino e aprendizado, de maneira a perceber o que neles há de específico. Essa descrição é seguida de um exame da concepção xikrin da infância e do aprendizado, complementado por uma reflexão sobre o que seria para eles o conhecimento a ser transmitido e o valor que atribuem a essa transmissão. Por fim, uma análise da pintura corporal infantil fornece indicações sobre as etapas de crescimento tal como marcadas pelos próprios Xikrin, e, quando contrastada com a dos adultos em seus motivos e situações de uso, revela um modo de expressar o que há, para eles, de singular na infância. Além da contribuição específica para os estudos Jê e Kayapó, pretende-se, pelo tema do trabalho, contribuir para uma área de pesquisa que tem se fortalecido e gerado novos debates.
id USP_ab4c272f1b0b882c823eda3551c35f7a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15042024-142639
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizadoThe indigenous child: the Xikrin conception childhood and learningAntropologia cultural e socialAprendizagemChildrenCriançasCultural and social anthropologyIndiansÍndiosLearningEssa dissertação investiga o modo como os Xikrin do Bacajá, grupo Kayapó (Jê) que vive no sudoeste do Pará, concebem a infância e o aprendizado. Para tanto, parte de uma descrição da experiência das crianças, na vida cotidiana e nos rituais, e das ocasiões e modos de ensino e aprendizado, de maneira a perceber o que neles há de específico. Essa descrição é seguida de um exame da concepção xikrin da infância e do aprendizado, complementado por uma reflexão sobre o que seria para eles o conhecimento a ser transmitido e o valor que atribuem a essa transmissão. Por fim, uma análise da pintura corporal infantil fornece indicações sobre as etapas de crescimento tal como marcadas pelos próprios Xikrin, e, quando contrastada com a dos adultos em seus motivos e situações de uso, revela um modo de expressar o que há, para eles, de singular na infância. Além da contribuição específica para os estudos Jê e Kayapó, pretende-se, pelo tema do trabalho, contribuir para uma área de pesquisa que tem se fortalecido e gerado novos debates.The present dissertation aims to investigate the way the Xikrin, an indigenous people living at southwest Pará, Brazil, which belongs to the major grouping Kayapó (Gê), conceive of childhood and learning. It begins with a description of theexperience of childhood , in everyday life as well in rituals, and of the situations and patterns of teaching and learning, attempting to perceive what makes them singular, and follows with an examination of the way the Xikrin conceive childhoodand learning, complemented by an investigation of what the knowledge to be transmitted means for them and the value they attach for this transmission itself. Finally, an analysis of childrens body painting offers some indications about thephases of growing up emphasized by the Xikrin; when contrasted to motives and contexts of uses of body painting by adults, it reveals a way by which the Xikrin express what they take as the singularity of childhood. Besides the specificcontribution to the study of this indigenous people, this work is intended to contribute, through its theme, with a research area that is increasing and has generated new debatesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVidal, Lux BoelitzCohn, Clarice2000-03-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-15042024-142639/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-15T18:17:03Zoai:teses.usp.br:tde-15042024-142639Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-15T18:17:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado
The indigenous child: the Xikrin conception childhood and learning
title A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado
spellingShingle A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado
Cohn, Clarice
Antropologia cultural e social
Aprendizagem
Children
Crianças
Cultural and social anthropology
Indians
Índios
Learning
title_short A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado
title_full A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado
title_fullStr A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado
title_full_unstemmed A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado
title_sort A criança indígena: a concepção Xikrin de infância e aprendizado
author Cohn, Clarice
author_facet Cohn, Clarice
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vidal, Lux Boelitz
dc.contributor.author.fl_str_mv Cohn, Clarice
dc.subject.por.fl_str_mv Antropologia cultural e social
Aprendizagem
Children
Crianças
Cultural and social anthropology
Indians
Índios
Learning
topic Antropologia cultural e social
Aprendizagem
Children
Crianças
Cultural and social anthropology
Indians
Índios
Learning
description Essa dissertação investiga o modo como os Xikrin do Bacajá, grupo Kayapó (Jê) que vive no sudoeste do Pará, concebem a infância e o aprendizado. Para tanto, parte de uma descrição da experiência das crianças, na vida cotidiana e nos rituais, e das ocasiões e modos de ensino e aprendizado, de maneira a perceber o que neles há de específico. Essa descrição é seguida de um exame da concepção xikrin da infância e do aprendizado, complementado por uma reflexão sobre o que seria para eles o conhecimento a ser transmitido e o valor que atribuem a essa transmissão. Por fim, uma análise da pintura corporal infantil fornece indicações sobre as etapas de crescimento tal como marcadas pelos próprios Xikrin, e, quando contrastada com a dos adultos em seus motivos e situações de uso, revela um modo de expressar o que há, para eles, de singular na infância. Além da contribuição específica para os estudos Jê e Kayapó, pretende-se, pelo tema do trabalho, contribuir para uma área de pesquisa que tem se fortalecido e gerado novos debates.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-03-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-15042024-142639/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-15042024-142639/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090739071614976