Futebol e cultura visual: a construção da figura do craque. Marcos Carneiro de Mendonça e Leônidas da Silva (1910-1942)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Diana Mendes Machado da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21022020-171827/
Resumo: Compreender o processo de construção da figura do craque de futebol com foco em sua dimensão visual e seu papel no imaginário da primeira metade do século XX é o objetivo central desta pesquisa. Para tanto, exploramos as trajetórias midiáticas de dois dos jogadores mais fotografados entre 1910 e 1942, Marcos Carneiro de Mendonça e Leônidas da Silva. Branco e oriundo de altos segmentos sociais, Marcos representa o período do futebol amador como o principal goleiro do Fluminense Football Club e da seleção brasileira entre 1910 e 1922. O álbum autobiográfico que produziu sobre sua carreira futebolística é recurso privilegiado para acessar a cultura visual do período. Leônidas, negro e oriundo de classes populares, atuou entre 1930 e 1950, sendo considerado o primeiro craque do esporte por suas atuações no Clube de Regatas do Flamengo, no São Paulo Futebol Clube e na seleção brasileira. Sobre ele circularam dezenas de imagens em periódicos como O Globo Sportivo e O Cruzeiro, sobretudo após sua destacada participação na Copa do Mundo de 1938 e sua transferência para o São Paulo Futebol Clube, em 1942, ano que também figura como o limite da periodização neste trabalho. A análise dos conjuntos fotográficos produzidos sobre os dois jogadores permitiu compreender a configuração de sua identidade visual e visibilidade social em meio às negociações em torno de sua exposição midiática em cada momento da história do futebol. Se Marcos foi fotografado como um sportsman, figura importante para a cidade renovada por Pereira Passos, Leônidas da Silva foi figurado como craque no momento da profissionalização do futebol e do estabelecimento de uma cultura midiática. Além de confirmarem o reconhecimento da excelência do jogador e os investimentos da imprensa em sua figura, suas fotografias representaram uma oportunidade para negociar a visibilidade social da pessoa de pele negra em novas bases. A trajetória de Leônidas transcendeu, por essas razões, o campo futebolístico e os limites nacionais da cultura ao dialogar ampla e midiaticamente com alguns dos símbolos, valores e práticas do período entre guerras.
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O álbum autobiográfico que produziu sobre sua carreira futebolística é recurso privilegiado para acessar a cultura visual do período. Leônidas, negro e oriundo de classes populares, atuou entre 1930 e 1950, sendo considerado o primeiro craque do esporte por suas atuações no Clube de Regatas do Flamengo, no São Paulo Futebol Clube e na seleção brasileira. Sobre ele circularam dezenas de imagens em periódicos como O Globo Sportivo e O Cruzeiro, sobretudo após sua destacada participação na Copa do Mundo de 1938 e sua transferência para o São Paulo Futebol Clube, em 1942, ano que também figura como o limite da periodização neste trabalho. A análise dos conjuntos fotográficos produzidos sobre os dois jogadores permitiu compreender a configuração de sua identidade visual e visibilidade social em meio às negociações em torno de sua exposição midiática em cada momento da história do futebol. Se Marcos foi fotografado como um sportsman, figura importante para a cidade renovada por Pereira Passos, Leônidas da Silva foi figurado como craque no momento da profissionalização do futebol e do estabelecimento de uma cultura midiática. Além de confirmarem o reconhecimento da excelência do jogador e os investimentos da imprensa em sua figura, suas fotografias representaram uma oportunidade para negociar a visibilidade social da pessoa de pele negra em novas bases. A trajetória de Leônidas transcendeu, por essas razões, o campo futebolístico e os limites nacionais da cultura ao dialogar ampla e midiaticamente com alguns dos símbolos, valores e práticas do período entre guerras.Understanding the process of building the figure of the soccer star with a focus on his visual dimension and his role in the imaginary of the first half of the twentieth century is the central objective of this research. To this end, we explored the media trajectories of two of the most photographed players between 1910 and 1942, Marcos Carneiro de Mendonça and Leônidas da Silva. White and coming from high social segments, Marcos represents the period of amateur football as the main goalkeeper of the Fluminense Football Club and the Brazilian team between 1910 and 1922. The autobiographical album he produced about his soccer career is a privileged resource to access the visual culture of the period. Leonidas, black and from popular classes, played between 1930 and 1950, being considered the first star of the sport for his performances at the Clube de Regatas do Flamengo, São Paulo Futebol Clube and the Brazilian team. About him circulated dozens of images in periodicals such as O Globo Sportivo and O Cruzeiro, especially after his outstanding participation in the 1938 World Cup and his transfer to São Paulo Futebol Clube, in 1942, a year that also appears as the periodization limit in this period. job. The analysis of the photographic sets produced on both players allowed us to understand the configuration of their visual identity and social visibility in the midst of negotiations about their media exposure at every moment of football history. If Marcos was photographed as a sportsman, an important figure for the city renewed by Pereira Passos, Leônidas da Silva was figured as a star at the moment of professionalization of football and the establishment of a media culture. In addition to confirming the recognition of the player\'s excellence and the press\'s investments in his figure, his photographs represented an opportunity to negotiate the social visibility of the black-skinned person on new foundations. For these reasons, Leonidas\' trajectory transcended the football field and the national boundaries of culture by broadly and mediately dialoguing with some of the symbols, values and practices of the interwar period.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCardoso, MauricioSilva, Diana Mendes Machado da2019-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-21022020-171827/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-21T23:22:02Zoai:teses.usp.br:tde-21022020-171827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-21T23:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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