Yandê: etnomídia pela poética de uma webrádio indígena
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-08022022-174008/ |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo investigar como se constitui a etnomídia indígena pela poética e meio da produção multimidiática da Rádio Yandê, autointitulada a primeira webrádio indígena do Brasil. O estudo está na compreensão de como os artistas e comunicadores indígenas elaboram suas práticas, definindo uma mídia que se diferencia como etnomídia indígena e desenvolve assim seu conceito como afirmação em oposição à mídia hegemônica. Em sua fundamentação teórica trabalha-se com os conceitos, eixos principais de nosso estudo: construção do campo intelectual indígena pela comunicação digital, fluxos comunicativos nativos e suas gerações, etnomídia indígena e o direito à autodeclaração do que se é, no direito da afirmação pela diferenciação. No sustento de nossos aportes teóricos estão autores, como Ailton Krenak, Adela Cortina, Bruno Latour, Daniel Munduruku, Davi Kopenawa Yanomami, Eduardo Viveiros de Castro, Eliane Potiguara, Gersem Baniwa, Nicole Brenez, Pierre Bourdieu, Stephen Riggins. Nosso estudo científico aborda a presença de uma ambiência etnomidiática indígena brasileira, composta por redes comunicacionais multidimensionais, dentre as quais a Rádio Yandê é parte notável dessa experiência indígena com ruptura de perspectivas teóricas binárias, visto que a tecnologia é potencialidade sublinhada a favor da perspectiva nativa que se coloca pela webrádio, como agente e como referência cultural e simbólica de instituição. |
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