Tecnologia da informação e comunicação (TIC): possíveis riscos do seu uso para os adolescentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Christiane Marie Menezes
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-27052021-224030/
Resumo: Este estudo visa traçar o perfil de uso da internet, considerando adolescentes, com idade entre 11 e 17 anos, bem como se esses indivíduos estão mais propensos a riscos e danos relacionados a ameaças e discriminação, dependendo das atividades que eles desenvolvem na internet, do perfil de uso e habilidades em relação à internet. Também se quer averiguar se estes potenciais riscos aos quais os adolescentes estão expostos por acessarem as TICs podem ser mitigados pela mediação dos pais ou responsáveis. Para o desenvolvimento deste modelo conceitual será utilizada a abordagem de survey transversal conclusivo de forma a \"quantificar\" os dados coletados de modo a generalizar os resultados da amostra colhida para a população-alvo. A pesquisa realizada neste trabalho tem característica confirmatória. Foi realizado um levantamento de dados secundários, pautado na pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada em 2019 e divulgada em junho de 2020. Esta pesquisa é desenvolvida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Para testar o modelo conceitual foram considerados 1217 casos extraídos da pesquisa TIC Kids Online Brasil, considerando adolescentes residentes em todas as regiões do país, de todas as raças, perfis socioeconômicos distintos e escolaridade desde ensino fundamental até ensino médio. O presente estudo adotou a técnica de mínimos quadrados parciais, baseada no modelo de equações estruturais (PLS-SEM), pois o PLS pode estimar modelos hierárquicos removendo as incertezas de soluções inadmissíveis usando premissas mais flexíveis. Neste estudo foi aplicado o PLS-SEM para estimar um modelo de segunda ordem e reflexivo. As análises identificaram que o uso da internet influencia na exposição aos riscos e danos aos quais os adolescentes estão sujeitos devido ao uso das TICs. Os resultados também indicam que o uso da internet pelos adolescentes influencia nas ações dos pais ou responsáveis em relação ao uso das TICs.
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Para o desenvolvimento deste modelo conceitual será utilizada a abordagem de survey transversal conclusivo de forma a \"quantificar\" os dados coletados de modo a generalizar os resultados da amostra colhida para a população-alvo. A pesquisa realizada neste trabalho tem característica confirmatória. Foi realizado um levantamento de dados secundários, pautado na pesquisa TIC Kids Online Brasil, realizada em 2019 e divulgada em junho de 2020. Esta pesquisa é desenvolvida pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Para testar o modelo conceitual foram considerados 1217 casos extraídos da pesquisa TIC Kids Online Brasil, considerando adolescentes residentes em todas as regiões do país, de todas as raças, perfis socioeconômicos distintos e escolaridade desde ensino fundamental até ensino médio. O presente estudo adotou a técnica de mínimos quadrados parciais, baseada no modelo de equações estruturais (PLS-SEM), pois o PLS pode estimar modelos hierárquicos removendo as incertezas de soluções inadmissíveis usando premissas mais flexíveis. Neste estudo foi aplicado o PLS-SEM para estimar um modelo de segunda ordem e reflexivo. As análises identificaram que o uso da internet influencia na exposição aos riscos e danos aos quais os adolescentes estão sujeitos devido ao uso das TICs. Os resultados também indicam que o uso da internet pelos adolescentes influencia nas ações dos pais ou responsáveis em relação ao uso das TICs.The main goal of this study is to identify teenager\'s profile for using internet, considering age from 11 to 17 years old. Also, this study aims to identify if those teenagers are more exposed to risks and threats depending on the kind of tasks that they developed at ICTs, information and communication technologies, and skills to use internet. This study will evaluate if potential risks that teenagers are exposed due to access ICTs can be mitigated by mediation of parents and responsible. In order to develop a conceptual model, it will be used a conclusive transversal survey approach to quantify selected data for generalize the results for entire population. Research conduct in this study has a confirmatory characteristic. It was used secondary data from TIC Kids Online Brazil, collected in 2019 and launched on June, 2020. TIC Kids Online Brasil research is developed by Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), due to Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), department from Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). In order to test conceptual model, it was considered 1217 cases extracted from TIC Kids Online Brazil research, considering teenagers from all regions from Brazil, all human race, different types of social economics classes and studying from middle to high school. This study considered partial least squares-path modeling (PLS) based on structural equation modeling (SEM). Partial Least Square technique can estimate hierarchical models based on more flexible assumptions, reducing uncertainties. This study considered PLS-SEM in order to estimate a reflexive, second order model. Findings confirm that use of internet by teenagers\' bias at risks exposures due to ICTs use. The results also confirm that use of internet by teenagers also bias on parents and responsible action to due ICTs use.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGouvea, Maria AparecidaRodrigues, Christiane Marie Menezes2020-11-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-27052021-224030/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-08-11T22:26:02Zoai:teses.usp.br:tde-27052021-224030Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-08-11T22:26:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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