Habilidades para a comunicação em saúde em universitários da área de fonoaudiologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Apolônio, Ana Luiza Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-09122021-095958/
Resumo: Sabe-se que o bom uso de habilidades comunicativas entre profissionais da saúde e pacientes trazem benefícios desde a adesão ao tratamento, satisfação dos usuários até diminuição da dor. Apesar disso, o modelo biomédico ainda é predominante na área da saúde, por isso o ensino de habilidades comunicativas que embasem uma prática centrada no paciente desde a graduação tem sido cada vez mais recomendado por pesquisadores. Na área da fonoaudiologia alguns autores sugerem que a análise do estágio clínico supervisionado é uma das maneiras mais eficazes para a compreensão do desenvolvimento dessas habilidades. O estudo buscou identificar e analisar o desenvolvimento do repertório de habilidades de comunicação em estudantes de fonoaudiologia na interação com o paciente em dois estágios clínicos. Participaram da pesquisa duas juízas com formação em psicologia, 25 estudantes matriculados em dois estágios clínicos, três professoras-supervisoras e 32 pacientes adultos. A coleta de dados aconteceu durante três meses, uma vez ao mês os alunos tiveram os atendimentos gravados e as filmagens foram analisadas pelas juízas e professoras-supervisoras enquanto os estudantes realizaram autoavaliações após os atendimentos O guia Calgary-Cambridge foi utilizado como referência para as análises e autoavaliação. Os pacientes foram entrevistados após os atendimentos. Os dados foram submetidos ao Teste de Friedman e Bonferroni como post hoc, as entrevistas analisadas qualitativamente. Os resultados apontaram que houve diferença estatisticamente significativa ao longo do estágio apenas na habilidade de Estabelecer o contato inicial. Concluiu-se que os estudantes apresentaram bom uso das habilidades desde o primeiro mês de atuação com melhora do repertório ao final do estágio. Os grupos têm percepção similar quanto ao uso positivo das habilidades, sendo que a avaliação mais positiva foi dos pacientes, porém, houve divergências sobre as habilidades que se destacaram positivamente e as que merecem atenção devido às características dos estágios, experiências anteriores de pacientes e supervisoras bem como necessidade de constante feedback de desempenho para que os estudantes possam (auto)monitorar suas habilidades.
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O estudo buscou identificar e analisar o desenvolvimento do repertório de habilidades de comunicação em estudantes de fonoaudiologia na interação com o paciente em dois estágios clínicos. Participaram da pesquisa duas juízas com formação em psicologia, 25 estudantes matriculados em dois estágios clínicos, três professoras-supervisoras e 32 pacientes adultos. A coleta de dados aconteceu durante três meses, uma vez ao mês os alunos tiveram os atendimentos gravados e as filmagens foram analisadas pelas juízas e professoras-supervisoras enquanto os estudantes realizaram autoavaliações após os atendimentos O guia Calgary-Cambridge foi utilizado como referência para as análises e autoavaliação. Os pacientes foram entrevistados após os atendimentos. Os dados foram submetidos ao Teste de Friedman e Bonferroni como post hoc, as entrevistas analisadas qualitativamente. Os resultados apontaram que houve diferença estatisticamente significativa ao longo do estágio apenas na habilidade de Estabelecer o contato inicial. Concluiu-se que os estudantes apresentaram bom uso das habilidades desde o primeiro mês de atuação com melhora do repertório ao final do estágio. Os grupos têm percepção similar quanto ao uso positivo das habilidades, sendo que a avaliação mais positiva foi dos pacientes, porém, houve divergências sobre as habilidades que se destacaram positivamente e as que merecem atenção devido às características dos estágios, experiências anteriores de pacientes e supervisoras bem como necessidade de constante feedback de desempenho para que os estudantes possam (auto)monitorar suas habilidades.It is known that the employment of proper communication skills by health professionals brings a variety of benefits, from patient satisfaction to perceived pain relief. Several researchers recommend teaching a more patient-centered approach and communication skills in order to improve upon the traditional biomedical model. In the field of phonoaudiology, some authors suggest supervising clinical internships as one of the most effective ways to develop such skills. The purpose if this study is to analyze the development of this communication skills repertoire in phonoaudiology interns within two different clinical internships. This study had the participation of two judges with educational backgrounds in the field of psychology, 25 students in total enrolled in two internships, 3 professors supervising the internship and 32 adult patients. Data collection was done in a 3 months span. The students clinical consultation was recorded once a month. The recordings were analyzed by the judges and the supervisors, while the students took a self assessment test and patients were interviewed after the clinical session. The Calgary-Cambridge guide was used as a frame of reference to the analysis and self assessment tests. The data was submitted to the Friedman statistical analysis test and Bonferroni test post hoc.. Results point to a statistically relevant change only for the Establishing initial rapport skill. The study has concluded that students showed proper use of communication skills from the first month, with improvements to their repertoire when they concluded the internship. All groups have a shared perception in regards to the students good use of their communication skills. The patients were the ones to give better scores overall. score distribution, which skills each group rated positively or negatively, were different. This is because of the individual characteristics of each internship program, patients and supervisors past experiences and the constant need for performance feedback needed for the students to assess their own skills.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAbramides, Dagma Venturini MarquesApolônio, Ana Luiza Martins2021-09-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-09122021-095958/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-09122021-095958Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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