Série Bachianas Brasileiras de Heitor Villa-Lobos: um recorte do modernismo no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felice, Regina Celia Rocha
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12012023-162641/
Resumo: Esta tese tem como questão central identificar como é realizado o diálogo entre as referências da cultura brasileira e o discurso musical de Bach na série Bachianas Brasileiras. Em nosso trabalho, analisamos alguns trechos dos 29 movimentos da série Bachianas Brasileiras com o intuito de selecionar os gestos de representação da cultura brasileira e da linguagem de Bach. De modo geral, tentamos não repetir as constatações já elucidadas em outras pesquisas. Na maioria dos casos, nós as citamos para que o leitor possa complementar as informações. Assim sendo, nosso objetivo foi trazer novos elementos que possam somar com as pesquisas anteriores. A título de exemplo, esta tese contribuiu para a identificação de mais duas citações de canções brasileiras nessa série: O canto de Xangô (Bachianas Brasileiras n. 2) e A Casinha Pequenina (Bachianas Brasileiras n. 3). Portanto, a série possui quatro citações de canções brasileiras. Concluímos que essa série está fundamentada num recorte do movimento modernista desenvolvido no Brasil por meio de três vertentes: o futurismo, o desrecalque localista e o movimento antropofágico. O futurismo é observado nos clusters e ruídos; o desrecalque localista é um dos pilares da representação do nacional na série Bachianas Brasileiras; e a antropofagia é o veículo de apropriação e reedição da linguagem de Bach na série Bachianas Brasileiras. Em suma, a nossa visão é de que a série Bachianas Brasileiras é uma obra ousada, pois ela representa a sinergia entre uma cultura primitiva e o representante-mor da cultura musical europeia.
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