Avaliação das propriedades mecânicas de misturas de fosfogesso e cimento para uso na construção rodoviária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Takeda, Marcelo de Castro
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18137/tde-01022018-150205/
Resumo: O fosfogesso é um resíduo sólido da produção do ácido fosfórico, principal componente dos fertilizantes fosfatados, que por suas características químicas e radiológicas constitui-se num elemento agressivo ao meio-ambiente. O crescimento dos estoques de fosfogesso e a preocupação cada vez maior com o meio ambiente têm levado ao aumento das restrições à continuidade do seu armazenamento a céu aberto, incentivando a busca de alternativas para o seu uso. O objetivo principal deste trabalho é avaliar o efeito da adição de cimento ao fosfogesso com vistas a sua utilização na execução de bases e sub-bases rodoviárias. No estudo analisou-se a deformabilidade e a resistência à compressão simples de corpos de prova compactados compostos de misturas de fosfogesso e cimento. Estudaram-se misturas com 4 teores de cimento, 7%, 10%, 12% e 15%. Os corpos de prova foram compactados na umidade ótima (wo) e na wo ± 2%, nas energias normal e intermediária, passando por 4 períodos de cura, 7, 14, 28 e 84 dias, ensaiados em condições não imersas e imersas em água. Os resultados obtidos evidenciam que o cimento é eficiente para estabilização do fosfogesso frente a ação da água. Observou-se que quantidades crescentes de cimento ao fosfogesso promovem o ganho de resistência, e a diminuição da deformabilidade. Ensaios realizados após imersão em água apresentaram valores de resistência à compressão simples (RCS) e módulo tangente inicial (Eo) menores do que os obtidos em ensaios sem imersão. O aumento do tempo de cura e da energia de compactação influem de forma significativa no ganho de resistência e no crescimento do Eo. Não foi possível determinar-se uma tendência única que descrevesse o comportamento das misturas de fosfogesso e cimento em função da umidade de compactação. O módulo de resiliência obtido para estas misturas é compatível com o observado para alguns materiais de uso corrente na construção de pavimentos. Os resultados de laboratório indicam que misturas de fosfogesso e cimento têm potencial para aplicação como materiais de base e sub-base na construção rodoviária.
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