Oficinas como composição e modo menor em educação musical: intentando viagens e experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanetta, Camila Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11092018-161301/
Resumo: Esta tese intenta refletir acerca das oficinas como modalidade pedagógica e, mais especificamente, acerca das oficinas de música como possibilidade de engendramentos de espaços menores em educação musical. Inicialmente, buscando saber se os conceitos de \"oficina\", de \"oficina de música\" e de \"oficineiro(a)\" vêm sendo movimentados em pesquisas da área da música, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter estado da arte. Visando compreender se e como as pesquisas encontradas tratavam aspectos históricos, conceituais e metodológicos das oficinas de música, fez-se uma análise dos trabalhos localizados no levantamento bibliográfico, com descrições textuais acerca destes e categorizações. A análise comprovou a hipótese deste trabalho, que previa ampla utilização dos termos \"oficina\" e \"oficina de música\", em diferentes pesquisas, sem aprofundamentos ou delineamentos conceituais minuciosos. Um panorama teórico acerca das oficinas de música foi construído a partir de três trabalhos, considerando que estes debruçaram-se específica e sistematicamente sobre a análise dessa modalidade pedagógica, tratando de suas características, bem como de aspectos históricos e conceituais do movimento das oficinas de música no Brasil. Para além da explanação deste panorama teórico, que destacou enfoques, similaridades e divergências entre tais pesquisas, busquei diálogos conceituais com autores das áreas da Educação (Maria Oly Pey, Guilherme Côrrea e Ana Preve) e da Filosofia (Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jorge Larossa e Silvio Gallo) no intuito de propor novas conceituações às oficinas e às oficinas de música. Operando por deslocamentos, proponho pensar a oficina como espaço menor de educação, propício às experiências e às viagens. Delineio, também, o que compreendo como oficineiro-artesão, pensando o papel dos educadores nestes espaços. Por fim, atentando ao conceito de nomadismo e suas possibilidades de intervenção em educação, discorro acerca das oficinas como engendramentos nômades, vislumbrando, dentre suas características, a possibilidade de instauração de um espaço e planejamento liso em educação musical.
id USP_ad386810e01e518c8925565f8f993948
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11092018-161301
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Oficinas como composição e modo menor em educação musical: intentando viagens e experiênciasWorkshops as composition and a minor mode of musical education: attempting travels and experiencesCraftsman-workshopperEducação MusicalMusical EducationMusical WorkshopOficinaOficina de MúsicaOficineiro-artesãoWorkshopEsta tese intenta refletir acerca das oficinas como modalidade pedagógica e, mais especificamente, acerca das oficinas de música como possibilidade de engendramentos de espaços menores em educação musical. Inicialmente, buscando saber se os conceitos de \"oficina\", de \"oficina de música\" e de \"oficineiro(a)\" vêm sendo movimentados em pesquisas da área da música, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter estado da arte. Visando compreender se e como as pesquisas encontradas tratavam aspectos históricos, conceituais e metodológicos das oficinas de música, fez-se uma análise dos trabalhos localizados no levantamento bibliográfico, com descrições textuais acerca destes e categorizações. A análise comprovou a hipótese deste trabalho, que previa ampla utilização dos termos \"oficina\" e \"oficina de música\", em diferentes pesquisas, sem aprofundamentos ou delineamentos conceituais minuciosos. Um panorama teórico acerca das oficinas de música foi construído a partir de três trabalhos, considerando que estes debruçaram-se específica e sistematicamente sobre a análise dessa modalidade pedagógica, tratando de suas características, bem como de aspectos históricos e conceituais do movimento das oficinas de música no Brasil. Para além da explanação deste panorama teórico, que destacou enfoques, similaridades e divergências entre tais pesquisas, busquei diálogos conceituais com autores das áreas da Educação (Maria Oly Pey, Guilherme Côrrea e Ana Preve) e da Filosofia (Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jorge Larossa e Silvio Gallo) no intuito de propor novas conceituações às oficinas e às oficinas de música. Operando por deslocamentos, proponho pensar a oficina como espaço menor de educação, propício às experiências e às viagens. Delineio, também, o que compreendo como oficineiro-artesão, pensando o papel dos educadores nestes espaços. Por fim, atentando ao conceito de nomadismo e suas possibilidades de intervenção em educação, discorro acerca das oficinas como engendramentos nômades, vislumbrando, dentre suas características, a possibilidade de instauração de um espaço e planejamento liso em educação musical.This work aims to study the workshops as a pedagogical modality and, more specifically, to think musical workshops as a way to create/achieve a minor space in musical education. Initially, in order to comprehend if the concepts of \"workshop\", \"musical workshop\" and \"workshopper\" have being used and moved in Brazilian\'s music researches, a state-of-the-art bibliographic research was carried out. In order to understand if and how the historical, conceptual and methodological aspects of musical workshop where attended, it was realized an analysis of the works found in the bibliographic survey, describing and categorizing them according on how they approached the aforementioned concepts. It was demonstrated true the original hypothesis that most of these researches used the terms \"workshop\" and \"musical workshop\" without conceptual deepening. A theoretical overview about musical workshops was constructed based on the only three works that specific and systematically studied this pedagogical modality, describing its main characteristics, as well as the historical and conceptual aspects of the musical workshop movement in Brazil. In addition to this theoretical overview, that highlighted approaches, similarities and divergences of these researches, we seek for conceptual dialogues with writers from Education (Maria Oly Pey, Guilherme Côrrea, Ana Preve) and Philosophy (Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jorge Larrossa, Silvio Gallo) in order to propose new concepts to workshop and musical workshop. Through conceptual displacements, it\'s proposed to think workshops as a minor space of education, propitious to experience and travels. We also delineate what we understand as a craftsman-workshopper, thinking about the educator role in these spaces. Lastly, considering the concept of nomadism and its possibilities of influence in the education process, we discuss about workshops being nomadic spaces, comprehending the possibility of the establishment of a smooth space and planning in musical education.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrito, Maria Teresa Alencar deZanetta, Camila Costa2018-04-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11092018-161301/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-03T01:45:28Zoai:teses.usp.br:tde-11092018-161301Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-03T01:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficinas como composição e modo menor em educação musical: intentando viagens e experiências
Workshops as composition and a minor mode of musical education: attempting travels and experiences
title Oficinas como composição e modo menor em educação musical: intentando viagens e experiências
spellingShingle Oficinas como composição e modo menor em educação musical: intentando viagens e experiências
Zanetta, Camila Costa
Craftsman-workshopper
Educação Musical
Musical Education
Musical Workshop
Oficina
Oficina de Música
Oficineiro-artesão
Workshop
title_short Oficinas como composição e modo menor em educação musical: intentando viagens e experiências
title_full Oficinas como composição e modo menor em educação musical: intentando viagens e experiências
title_fullStr Oficinas como composição e modo menor em educação musical: intentando viagens e experiências
title_full_unstemmed Oficinas como composição e modo menor em educação musical: intentando viagens e experiências
title_sort Oficinas como composição e modo menor em educação musical: intentando viagens e experiências
author Zanetta, Camila Costa
author_facet Zanetta, Camila Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Maria Teresa Alencar de
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanetta, Camila Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Craftsman-workshopper
Educação Musical
Musical Education
Musical Workshop
Oficina
Oficina de Música
Oficineiro-artesão
Workshop
topic Craftsman-workshopper
Educação Musical
Musical Education
Musical Workshop
Oficina
Oficina de Música
Oficineiro-artesão
Workshop
description Esta tese intenta refletir acerca das oficinas como modalidade pedagógica e, mais especificamente, acerca das oficinas de música como possibilidade de engendramentos de espaços menores em educação musical. Inicialmente, buscando saber se os conceitos de \"oficina\", de \"oficina de música\" e de \"oficineiro(a)\" vêm sendo movimentados em pesquisas da área da música, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter estado da arte. Visando compreender se e como as pesquisas encontradas tratavam aspectos históricos, conceituais e metodológicos das oficinas de música, fez-se uma análise dos trabalhos localizados no levantamento bibliográfico, com descrições textuais acerca destes e categorizações. A análise comprovou a hipótese deste trabalho, que previa ampla utilização dos termos \"oficina\" e \"oficina de música\", em diferentes pesquisas, sem aprofundamentos ou delineamentos conceituais minuciosos. Um panorama teórico acerca das oficinas de música foi construído a partir de três trabalhos, considerando que estes debruçaram-se específica e sistematicamente sobre a análise dessa modalidade pedagógica, tratando de suas características, bem como de aspectos históricos e conceituais do movimento das oficinas de música no Brasil. Para além da explanação deste panorama teórico, que destacou enfoques, similaridades e divergências entre tais pesquisas, busquei diálogos conceituais com autores das áreas da Educação (Maria Oly Pey, Guilherme Côrrea e Ana Preve) e da Filosofia (Gilles Deleuze, Félix Guattari, Jorge Larossa e Silvio Gallo) no intuito de propor novas conceituações às oficinas e às oficinas de música. Operando por deslocamentos, proponho pensar a oficina como espaço menor de educação, propício às experiências e às viagens. Delineio, também, o que compreendo como oficineiro-artesão, pensando o papel dos educadores nestes espaços. Por fim, atentando ao conceito de nomadismo e suas possibilidades de intervenção em educação, discorro acerca das oficinas como engendramentos nômades, vislumbrando, dentre suas características, a possibilidade de instauração de um espaço e planejamento liso em educação musical.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11092018-161301/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-11092018-161301/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256873935306752