Camponesas e Banqueiros na América Latina: uma abordagem com VARs para sentimento do consumidor, condições econômicas e aprovação presidencial no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fabiana da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-05092023-185708/
Resumo: A teoria do voto econômico alcançou um estágio de seu desenvolvimento em que os pesquisadores estão interessados em testar se os eleitores levam expectativas em consideração ao avaliar políticos, em contraste com percepções retrospectivas. Essa dicotomia foi nomeada, de maneira muito hábil por MacKuen, Erikson e Stimson (1992), como uma entre camponesas e banqueiros; as primeiras avaliariam somente o bem-estar passado e presente, enquanto os segundos estariam primariamente interessados na economia futura. Testamos esses efeitos para o contexto brasileiro, empregando o Índice de Confiança do Consumidor (ICC) disponível a partir dos anos 1990, logo após a adoção do Real como moeda oficial do Brasil, até o presente momento. Os achados apontam para um ligeiro, porém significante efeito, tanto das expectativas quanto das avaliações retrospectivas, sobre a popularidade do presidente. Mais ainda, o efeito positivo das taxas de inflação sobre aprovação é consistente através de diferentes especificações. Estes resultados sugerem que, apesar da (falta de) clareza institucional, alguma racionalidade pode ser encontrada em outros eleitorados, para além do americano. Além disso, as conclusões indicam que a economia política do presidencialismo brasileiro é mediada principalmente pelas taxas de inflação nas décadas recentes, como já foi sugerido por trabalhos anteriores.
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