Educação para o autocuidado de estomizados intestinais no domicílio: do planejamento à avaliação de resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Janaina da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-09012014-105121/
Resumo: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que teve como objetivos descrever as características socioculturais, familiares, domiciliares e capacidade para o autocuidado de estomizados cadastrados na Secretaria de Saúde de uma cidade do interior paulista; avaliar a condição clínica do estomizado em relação à estomia e os equipamentos utilizados; e planejar, implementar e avaliar a educação em saúde sobre o autocuidado de estomizados intestinais, com a estratégia do Método do Arco, fundamentado na Pedagogia da Problematização. Utilizou-se o referencial teórico da Pedagogia da Problematização e o método etnográfico para o desenvolvimento do estudo com pacientes cadastrados na Secretaria de Saúde para aquisição de equipamentos coletores para estomia intestinal e urinária, em uma cidade paulista, com participação em três etapas distintas do estudo. Na primeira etapa do estudo foi realizada a avaliação domiciliária, o uso de equipamentos coletores e a capacidade para o autocuidado, cujos dados foram coletados no domicílio com instrumento de avaliação do domicílio e observação participante, com participação de 52 pessoas com estomia intestinal e urinária, durante os meses de setembro e outubro de 2012. Nesta etapa, a média de idade foi de 37 anos, houve predomínio da casa própria, com saneamento básico, uso do convênio de saúde público, a maioria realiza o autocuidado com estomia e equipamentos, mudanças na alimentação e vestuário. Na segunda etapa participaram 19 estomizados intestinais e urinários, que foram avaliados com utilização de um instrumento de avaliação clínica contemplando dados sociodemográficos, clínicos e terapêuticos; curativo e ferida cirúrgica, autocuidado com a estomia e equipamentos; e capacidade para o autocuidado e com a observação participante das pesquisadoras, no período de 30 de outubro a 01 de novembro de 2012. Nesta etapa, participaram 10 homens e 9 mulheres, com média de idade de 54 anos, predominando aposentados, até oito anos de estudos, renda até dois salários mínimos, responsáveis pela manutenção financeira da família. Na terceira etapa, foi desenvolvida a atividade educativa com 10 estomizados intestinais no domicílio, com a estratégia do Método do Arco para o ensino do autocuidado com estomia intestinal e equipamentos, observação participante, diário de campo e gravação em áudio das entrevistas semiestruturadas com os participantes sobre o aprendizado alcançado por cada um destes, no período de novembro de 1012 a fevereiro de 2013. A atividade educativa foi com duas visitas domiciliares para sete participantes e de quatro a nove visitas para os outros participantes, todos passaram a realizar o autocuidado da estomia e do equipamento coletor e foram unânimes em relação aos benefícios desta aprendizagem na melhoria da autoestima e autonomia, com retomada das atividades cotidianas. Acreditamos que os resultados deste estudo contribuirão na melhoria do ensino de autocuidado de estomizados intestinais
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spelling Educação para o autocuidado de estomizados intestinais no domicílio: do planejamento à avaliação de resultadosEducation for self-care of the intestinal ostomy patient at home: from planning to evaluation resultsAssistência Centrada no PacienteAutocuidadoEducação em SaúdeEnfermagemEstomas cirúrgicosHealth Education Self CareNursingPatient-Centered CareSurgical stomaTrata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que teve como objetivos descrever as características socioculturais, familiares, domiciliares e capacidade para o autocuidado de estomizados cadastrados na Secretaria de Saúde de uma cidade do interior paulista; avaliar a condição clínica do estomizado em relação à estomia e os equipamentos utilizados; e planejar, implementar e avaliar a educação em saúde sobre o autocuidado de estomizados intestinais, com a estratégia do Método do Arco, fundamentado na Pedagogia da Problematização. Utilizou-se o referencial teórico da Pedagogia da Problematização e o método etnográfico para o desenvolvimento do estudo com pacientes cadastrados na Secretaria de Saúde para aquisição de equipamentos coletores para estomia intestinal e urinária, em uma cidade paulista, com participação em três etapas distintas do estudo. Na primeira etapa do estudo foi realizada a avaliação domiciliária, o uso de equipamentos coletores e a capacidade para o autocuidado, cujos dados foram coletados no domicílio com instrumento de avaliação do domicílio e observação participante, com participação de 52 pessoas com estomia intestinal e urinária, durante os meses de setembro e outubro de 2012. Nesta etapa, a média de idade foi de 37 anos, houve predomínio da casa própria, com saneamento básico, uso do convênio de saúde público, a maioria realiza o autocuidado com estomia e equipamentos, mudanças na alimentação e vestuário. Na segunda etapa participaram 19 estomizados intestinais e urinários, que foram avaliados com utilização de um instrumento de avaliação clínica contemplando dados sociodemográficos, clínicos e terapêuticos; curativo e ferida cirúrgica, autocuidado com a estomia e equipamentos; e capacidade para o autocuidado e com a observação participante das pesquisadoras, no período de 30 de outubro a 01 de novembro de 2012. Nesta etapa, participaram 10 homens e 9 mulheres, com média de idade de 54 anos, predominando aposentados, até oito anos de estudos, renda até dois salários mínimos, responsáveis pela manutenção financeira da família. Na terceira etapa, foi desenvolvida a atividade educativa com 10 estomizados intestinais no domicílio, com a estratégia do Método do Arco para o ensino do autocuidado com estomia intestinal e equipamentos, observação participante, diário de campo e gravação em áudio das entrevistas semiestruturadas com os participantes sobre o aprendizado alcançado por cada um destes, no período de novembro de 1012 a fevereiro de 2013. A atividade educativa foi com duas visitas domiciliares para sete participantes e de quatro a nove visitas para os outros participantes, todos passaram a realizar o autocuidado da estomia e do equipamento coletor e foram unânimes em relação aos benefícios desta aprendizagem na melhoria da autoestima e autonomia, com retomada das atividades cotidianas. Acreditamos que os resultados deste estudo contribuirão na melhoria do ensino de autocuidado de estomizados intestinaisThis is a qualitative study that aimed to describe the socio-cultural characteristics, family, household and capacity for self-care of ostomy patients registered at the Secretariat of Health of a city in the state of São Paulo; assess the clinical condition of the ostomy patients in relation to the ostomy and the equipment used, and plan, implement and evaluate health education on self-care of intestinal ostomy patientes, with the strategy of the Arc Method, based on problem-solving pedagogy. The theoretical framework of the Curriculum and Pedagogy ethnographic method were used for the development of the study of patients enrolled in the Health Department to purchase equipment for collectors and urinary ostomy in a city in the satate of São Paulo, with participation in three distinct stages of the study. In the first stage of the study the home care was evaluated, the use of collection equipment and the ability for the self-care, data were collected at home with the resident assessment instrument and participant observation, with the participation of 52 people with urinary and intestinal ostomy during the months of September and October 2012. At this stage, the average age of the patients was 37 years old, there was a predominance of home ownership, with sanitation, use of public health plan, the majority performs self-care with ostomy equipment and reported changes in food and clothing. In the second stage 19 intestinal and urinary ostomy patients were involved, they were evaluated with the use of a clinical assessment instrument covering socio- demographic, clinical and therapeutic, curative and surgical wound, ostomy and self- care with the equipment, and capacity for self-care and observation participant of the researchers in the period from October 30 to November 1, 2012. At this stage, 10 men and 9 women were attended, with the average age of 54 years old, especially retired patients, to eight years of study, receiving up to two minimum wages, responsible for the maintenance of the family. In the third stage, the educational activity was developed with 10 intestinal ostomy patients at home, with the strategy of the Arc Method to teach the self-care and ostomy equipment, participant observation, field diary and audio recording of the semi-structured interviews about the learning achieved by each one of them, from November 2012 to February 2013. Educational activity was done with two visits to seven patients and four to nine visits to other patients, all of them began to perform self-care and ostomy equipment collector and were unanimous regarding the benefits of this learning to improve self- esteem and autonomy, with resumption of daily activities. We believe that the results of this study will contribute to the improvement of the teaching self-care of intestinal ostomyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSonobe, Helena MegumiSilva, Janaina da2013-09-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-09012014-105121/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-09012014-105121Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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