Manejo de alterações glicêmicas em pacientes com síndrome coronariana aguda: programa educativo para enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Flavia Fernanda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-12092014-142004/
Resumo: A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivos implementar e avaliar uma intervenção educativa para enfermeiros voltada ao reconhecimento precoce e manejo das alterações glicêmicas em pacientes com diagnóstico de síndrome coronariana aguda e identificar o número de inclusões de pacientes ao protocolo hospitalar de tratamento das alterações glicêmicas antes e após intervenção educativa aplicada aos Enfermeiros. Foi realizada em duas Etapas. A Etapa Um (De Investigação) consistiu na identificação dos participantes da pesquisa, no manejo do diabetes e do protocolo de tratamento hospitalar. A Etapa Dois consistiu na Implementação e Avaliação do Programa Educativo (PE) para enfermeiros, que foi desenvolvido em três fases: reconhecimento dos sujeitos e mobilização afetiva; discussão de casos clínicos com foco na problematização e retomada de situações clínicas vivenciadas;, mobilização de conceitos e avaliação do Programa Educativo. O PE foi estruturado com base no trabalho de Puschel em sua tese de doutorado e em métodos psicodramáticos e no referencial problematizador de Paulo Freire. Participaram do PE todos os 14 enfermeiros da Unidade Coronariana do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, sendo resguardados os preceitos éticos de desenvolvimento de pesquisas. Os resultados evidenciaram grupo de participantes jovem, com experiências profissionais variadas. A análise de conteúdo das respostas aos questionários aplicados na Etapa Um e na Fase três da Etapa Dois permitiu construir seis categorias: Conhecimento, Manifestações Clínicas, Raciocínio Clínico, Tomada de Decisão, Manejo das alterações glicêmicas e Intervenções de Enfermagem. Após aplicação do PE em todas as categorias houve a inserção de novos elementos com maior destaque ao aprofundamento dos aspectos relacionados à fisiopatologia, aos sinais e sintomas e às complicações agudas; maior preocupação com a identificação precoce de situações predisponentes a eventos de hipoglicemia; maior consistência na descrição das ações contempladas no protocolo institucional de tratamento principalmente em relação à dose e à frequência das insulinas utilizadas. As cenas dramatizadas nas fases um e três e a discussão dos casos clínicos promoveram grande interação e confiança no grupo e agregação de conceitos. O número de inclusões de pacientes no protocolo hospitalar de tratamento no trimestre que antecedeu a implementação do programa educativo foi de um enquanto que no trimestre posterior ao PE foram de três. Os participantes atribuíram conceitos de excelentes e bons ao conteúdo, à metodologia, ao desempenho da instrutora, à participação, às expectativas, aos recursos e objetivos do PE, O estudo abre perspectivas para utilização de novas estratégias educativas para o desenvolvimento de profissionais de saúde com foco na atenção aos indivíduos com doença crônica
id USP_ae2e246086ec20304eb4df78f56c8541
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-12092014-142004
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Manejo de alterações glicêmicas em pacientes com síndrome coronariana aguda: programa educativo para enfermeirosManagement of glucose in patients with acute coronary syndrome: an educational program for nursesacute coronary syndromeDiabetes mellitusDiabetes mellituseducação em enfermagemnursing educationsíndrome coronariana agudaA pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivos implementar e avaliar uma intervenção educativa para enfermeiros voltada ao reconhecimento precoce e manejo das alterações glicêmicas em pacientes com diagnóstico de síndrome coronariana aguda e identificar o número de inclusões de pacientes ao protocolo hospitalar de tratamento das alterações glicêmicas antes e após intervenção educativa aplicada aos Enfermeiros. Foi realizada em duas Etapas. A Etapa Um (De Investigação) consistiu na identificação dos participantes da pesquisa, no manejo do diabetes e do protocolo de tratamento hospitalar. A Etapa Dois consistiu na Implementação e Avaliação do Programa Educativo (PE) para enfermeiros, que foi desenvolvido em três fases: reconhecimento dos sujeitos e mobilização afetiva; discussão de casos clínicos com foco na problematização e retomada de situações clínicas vivenciadas;, mobilização de conceitos e avaliação do Programa Educativo. O PE foi estruturado com base no trabalho de Puschel em sua tese de doutorado e em métodos psicodramáticos e no referencial problematizador de Paulo Freire. Participaram do PE todos os 14 enfermeiros da Unidade Coronariana do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, sendo resguardados os preceitos éticos de desenvolvimento de pesquisas. Os resultados evidenciaram grupo de participantes jovem, com experiências profissionais variadas. A análise de conteúdo das respostas aos questionários aplicados na Etapa Um e na Fase três da Etapa Dois permitiu construir seis categorias: Conhecimento, Manifestações Clínicas, Raciocínio Clínico, Tomada de Decisão, Manejo das alterações glicêmicas e Intervenções de Enfermagem. Após aplicação do PE em todas as categorias houve a inserção de novos elementos com maior destaque ao aprofundamento dos aspectos relacionados à fisiopatologia, aos sinais e sintomas e às complicações agudas; maior preocupação com a identificação precoce de situações predisponentes a eventos de hipoglicemia; maior consistência na descrição das ações contempladas no protocolo institucional de tratamento principalmente em relação à dose e à frequência das insulinas utilizadas. As cenas dramatizadas nas fases um e três e a discussão dos casos clínicos promoveram grande interação e confiança no grupo e agregação de conceitos. O número de inclusões de pacientes no protocolo hospitalar de tratamento no trimestre que antecedeu a implementação do programa educativo foi de um enquanto que no trimestre posterior ao PE foram de três. Os participantes atribuíram conceitos de excelentes e bons ao conteúdo, à metodologia, ao desempenho da instrutora, à participação, às expectativas, aos recursos e objetivos do PE, O estudo abre perspectivas para utilização de novas estratégias educativas para o desenvolvimento de profissionais de saúde com foco na atenção aos indivíduos com doença crônicaThe research was qualitative, aimed to implement and evaluate an educational intervention for nurses aimed at early recognition and management of glucose in patients with acute coronary syndrome and identify the number of inclusions of patients to hospital protocol for treatment of changes glucose before and after educational intervention applied to nurses was carried out in two steps. Step A (Investigation) involved the identification of research participants in the management of diabetes and treatment protocol hospital. Step Two was the Implementation and Evaluation of Educational Program (EP) for nurses, which was developed in three stages: recognition of subjects and affective mobilization, clinical case discussions focusing on questioning and resumption of clinical situations experienced, mobilizing concepts and evaluation of the educational program. The EP was structured based on Puschel and Psychodramatic methods and problem-solving framework of Paulo Freire. EP participated all 14 nurses of the Coronary Care Unit of Hospital Israelita Albert Einstein, Sao Paulo, being safeguarded the ethical development of research. The results showed group of young participants with varied professional experiences. A content analysis of responses to questionnaires applied in Step One and Step Two Phase Three possible to build six categories: Knowledge, Clinical Manifestations, Clinical Reasoning, Decision Making, Management of glucose and Nursing Interventions. After application of PE in all categories was the insertion of new elements, most notably the deepening of the aspects related to the pathophysiology, signs and symptoms and the acute complications; biggest concern with the early identification of conditions predisposing to nocturnal hypoglycemia; greater consistency in the description of the actions contemplated in institutional treatment protocol especially in relation to the dose and frequency of insulin used. Dramatized scenes in phases one and three and the discussion of clinical cases promoted great interaction and confidence in the group and aggregation concepts. The number of inclusions of patients in hospital protocol treatment in the quarter prior to the implementation of the educational program was a while later in the quarter to PE were three. Participants attributed concepts of good and excellent content, methodology, instructor performance, participation, expectations, resources and objectives of the EP, the study opens new perspectives for the use of educational strategies for the development of health professionals with focus on attention to individuals with chronic diseaseBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPüschel, Vilanice Alves de AraujoFranco, Flavia Fernanda2013-12-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-12092014-142004/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-12092014-142004Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Manejo de alterações glicêmicas em pacientes com síndrome coronariana aguda: programa educativo para enfermeiros
Management of glucose in patients with acute coronary syndrome: an educational program for nurses
title Manejo de alterações glicêmicas em pacientes com síndrome coronariana aguda: programa educativo para enfermeiros
spellingShingle Manejo de alterações glicêmicas em pacientes com síndrome coronariana aguda: programa educativo para enfermeiros
Franco, Flavia Fernanda
acute coronary syndrome
Diabetes mellitus
Diabetes mellitus
educação em enfermagem
nursing education
síndrome coronariana aguda
title_short Manejo de alterações glicêmicas em pacientes com síndrome coronariana aguda: programa educativo para enfermeiros
title_full Manejo de alterações glicêmicas em pacientes com síndrome coronariana aguda: programa educativo para enfermeiros
title_fullStr Manejo de alterações glicêmicas em pacientes com síndrome coronariana aguda: programa educativo para enfermeiros
title_full_unstemmed Manejo de alterações glicêmicas em pacientes com síndrome coronariana aguda: programa educativo para enfermeiros
title_sort Manejo de alterações glicêmicas em pacientes com síndrome coronariana aguda: programa educativo para enfermeiros
author Franco, Flavia Fernanda
author_facet Franco, Flavia Fernanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Püschel, Vilanice Alves de Araujo
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Flavia Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv acute coronary syndrome
Diabetes mellitus
Diabetes mellitus
educação em enfermagem
nursing education
síndrome coronariana aguda
topic acute coronary syndrome
Diabetes mellitus
Diabetes mellitus
educação em enfermagem
nursing education
síndrome coronariana aguda
description A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivos implementar e avaliar uma intervenção educativa para enfermeiros voltada ao reconhecimento precoce e manejo das alterações glicêmicas em pacientes com diagnóstico de síndrome coronariana aguda e identificar o número de inclusões de pacientes ao protocolo hospitalar de tratamento das alterações glicêmicas antes e após intervenção educativa aplicada aos Enfermeiros. Foi realizada em duas Etapas. A Etapa Um (De Investigação) consistiu na identificação dos participantes da pesquisa, no manejo do diabetes e do protocolo de tratamento hospitalar. A Etapa Dois consistiu na Implementação e Avaliação do Programa Educativo (PE) para enfermeiros, que foi desenvolvido em três fases: reconhecimento dos sujeitos e mobilização afetiva; discussão de casos clínicos com foco na problematização e retomada de situações clínicas vivenciadas;, mobilização de conceitos e avaliação do Programa Educativo. O PE foi estruturado com base no trabalho de Puschel em sua tese de doutorado e em métodos psicodramáticos e no referencial problematizador de Paulo Freire. Participaram do PE todos os 14 enfermeiros da Unidade Coronariana do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, sendo resguardados os preceitos éticos de desenvolvimento de pesquisas. Os resultados evidenciaram grupo de participantes jovem, com experiências profissionais variadas. A análise de conteúdo das respostas aos questionários aplicados na Etapa Um e na Fase três da Etapa Dois permitiu construir seis categorias: Conhecimento, Manifestações Clínicas, Raciocínio Clínico, Tomada de Decisão, Manejo das alterações glicêmicas e Intervenções de Enfermagem. Após aplicação do PE em todas as categorias houve a inserção de novos elementos com maior destaque ao aprofundamento dos aspectos relacionados à fisiopatologia, aos sinais e sintomas e às complicações agudas; maior preocupação com a identificação precoce de situações predisponentes a eventos de hipoglicemia; maior consistência na descrição das ações contempladas no protocolo institucional de tratamento principalmente em relação à dose e à frequência das insulinas utilizadas. As cenas dramatizadas nas fases um e três e a discussão dos casos clínicos promoveram grande interação e confiança no grupo e agregação de conceitos. O número de inclusões de pacientes no protocolo hospitalar de tratamento no trimestre que antecedeu a implementação do programa educativo foi de um enquanto que no trimestre posterior ao PE foram de três. Os participantes atribuíram conceitos de excelentes e bons ao conteúdo, à metodologia, ao desempenho da instrutora, à participação, às expectativas, aos recursos e objetivos do PE, O estudo abre perspectivas para utilização de novas estratégias educativas para o desenvolvimento de profissionais de saúde com foco na atenção aos indivíduos com doença crônica
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-12092014-142004/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-12092014-142004/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256991772180480