Os limites insondáveis entre o humano e o animal. Uma leitura de contos fantásticos hispano-americanos de pós-guerra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francini, Ana Carolina Macena
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-08052015-130409/
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo detalhado de alguns relatos publicados na América Latina durante o pós-guerra, período em que as concepções dominantes sobre o humano entram em crise e nota-se um inegável interesse em problematizar os conceitos sobre humanidade e animalidade, por meio da ficção. A análise desses contos, considerados pertencentes ao modo fantástico da literatura, indaga sobre como o sentimento perturbador que caracteriza esse estilo pode surgir a partir da peculiar relação que se estabelece entre o humano e o animal, e mais especificamente, da transgressão das fronteiras que separam esses dois universos, que sob uma perspectiva logocêntrica moderna - parecem tão distanciados: a cultura e a natureza. Os relatos escolhidos pertencem aos seguintes livros: Bestiario (1951) de Julio Cortázar, Confabulario (1952) de Juan José Arreola, Mundo Animal (1953) e Cuentos Claros (1957), de Antonio Di Benedetto, e dois contos de Felisberto Hernández, \"Cocodrilo\" (1949) e \"La mujer parecida a mí\" (1949). Ainda que não faça parte do corpus, é importante mencionar El libro de los Seres Imaginarios (1967), de Jorge Luis Borges, por sua importância na investigação do tema.
id USP_ae56bfb344ca877ecfaf79a4630635fa
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08052015-130409
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os limites insondáveis entre o humano e o animal. Uma leitura de contos fantásticos hispano-americanos de pós-guerraThe unfathomable limits between man and animal. A reading of hispanic-american postwar fantastic short storiesAnimalAnimalAntonio di BenedettoAntonio di BenedettoFelisberto HernándezHumanHumanoJuan José ArreolaJuan José ArreolaJulio CortázarJulio CortázarPhilibert HernándezPós-guerraPostwarEste trabalho apresenta um estudo detalhado de alguns relatos publicados na América Latina durante o pós-guerra, período em que as concepções dominantes sobre o humano entram em crise e nota-se um inegável interesse em problematizar os conceitos sobre humanidade e animalidade, por meio da ficção. A análise desses contos, considerados pertencentes ao modo fantástico da literatura, indaga sobre como o sentimento perturbador que caracteriza esse estilo pode surgir a partir da peculiar relação que se estabelece entre o humano e o animal, e mais especificamente, da transgressão das fronteiras que separam esses dois universos, que sob uma perspectiva logocêntrica moderna - parecem tão distanciados: a cultura e a natureza. Os relatos escolhidos pertencem aos seguintes livros: Bestiario (1951) de Julio Cortázar, Confabulario (1952) de Juan José Arreola, Mundo Animal (1953) e Cuentos Claros (1957), de Antonio Di Benedetto, e dois contos de Felisberto Hernández, \"Cocodrilo\" (1949) e \"La mujer parecida a mí\" (1949). Ainda que não faça parte do corpus, é importante mencionar El libro de los Seres Imaginarios (1967), de Jorge Luis Borges, por sua importância na investigação do tema.This work presents a detailed study about some specific short stories published in Latin America during the postwar period, when the dominant conceptions about the human being fall in crisis and it is observed an undeniable interest in problematizing concepts of humanity and animality, through the fiction. The analysis of these reports, considered part of the fantastic literature, aims to investigate how the disturbing feeling that characterizes the fantasy can arise from the peculiar relationship established between the man and the animal, and more specifically, from the erosion of the boundaries separating these two worlds, which under a modern and logocentric perspective - seem to be so distant: culture and nature. The cited stories have been selected from the following books: Bestiario (1951) by Julio Cortázar, Confabulario (1952) by Juan José Arreola, Mundo Animal (1953) and Cuentos Claros (1957), by Antonio Di Benedetto, and two tales of Philibert Hernández, \"Crocodilo\" (1949) and \"La mujer parecida a mí \"(1949). Although it is not part of the corpus, El libro de los Seres Imaginarios (1967) by Jorge Luis Borges, is mentioned due to its importance to the investigation of the subject.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOlmos, Ana Cecilia AriasFrancini, Ana Carolina Macena2014-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-08052015-130409/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-08052015-130409Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os limites insondáveis entre o humano e o animal. Uma leitura de contos fantásticos hispano-americanos de pós-guerra
The unfathomable limits between man and animal. A reading of hispanic-american postwar fantastic short stories
title Os limites insondáveis entre o humano e o animal. Uma leitura de contos fantásticos hispano-americanos de pós-guerra
spellingShingle Os limites insondáveis entre o humano e o animal. Uma leitura de contos fantásticos hispano-americanos de pós-guerra
Francini, Ana Carolina Macena
Animal
Animal
Antonio di Benedetto
Antonio di Benedetto
Felisberto Hernández
Human
Humano
Juan José Arreola
Juan José Arreola
Julio Cortázar
Julio Cortázar
Philibert Hernández
Pós-guerra
Postwar
title_short Os limites insondáveis entre o humano e o animal. Uma leitura de contos fantásticos hispano-americanos de pós-guerra
title_full Os limites insondáveis entre o humano e o animal. Uma leitura de contos fantásticos hispano-americanos de pós-guerra
title_fullStr Os limites insondáveis entre o humano e o animal. Uma leitura de contos fantásticos hispano-americanos de pós-guerra
title_full_unstemmed Os limites insondáveis entre o humano e o animal. Uma leitura de contos fantásticos hispano-americanos de pós-guerra
title_sort Os limites insondáveis entre o humano e o animal. Uma leitura de contos fantásticos hispano-americanos de pós-guerra
author Francini, Ana Carolina Macena
author_facet Francini, Ana Carolina Macena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Olmos, Ana Cecilia Arias
dc.contributor.author.fl_str_mv Francini, Ana Carolina Macena
dc.subject.por.fl_str_mv Animal
Animal
Antonio di Benedetto
Antonio di Benedetto
Felisberto Hernández
Human
Humano
Juan José Arreola
Juan José Arreola
Julio Cortázar
Julio Cortázar
Philibert Hernández
Pós-guerra
Postwar
topic Animal
Animal
Antonio di Benedetto
Antonio di Benedetto
Felisberto Hernández
Human
Humano
Juan José Arreola
Juan José Arreola
Julio Cortázar
Julio Cortázar
Philibert Hernández
Pós-guerra
Postwar
description Este trabalho apresenta um estudo detalhado de alguns relatos publicados na América Latina durante o pós-guerra, período em que as concepções dominantes sobre o humano entram em crise e nota-se um inegável interesse em problematizar os conceitos sobre humanidade e animalidade, por meio da ficção. A análise desses contos, considerados pertencentes ao modo fantástico da literatura, indaga sobre como o sentimento perturbador que caracteriza esse estilo pode surgir a partir da peculiar relação que se estabelece entre o humano e o animal, e mais especificamente, da transgressão das fronteiras que separam esses dois universos, que sob uma perspectiva logocêntrica moderna - parecem tão distanciados: a cultura e a natureza. Os relatos escolhidos pertencem aos seguintes livros: Bestiario (1951) de Julio Cortázar, Confabulario (1952) de Juan José Arreola, Mundo Animal (1953) e Cuentos Claros (1957), de Antonio Di Benedetto, e dois contos de Felisberto Hernández, \"Cocodrilo\" (1949) e \"La mujer parecida a mí\" (1949). Ainda que não faça parte do corpus, é importante mencionar El libro de los Seres Imaginarios (1967), de Jorge Luis Borges, por sua importância na investigação do tema.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-08052015-130409/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8145/tde-08052015-130409/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256800313737216