Funções executivas e níveis de estresse na tomada de decisão: um estudo de indivíduos com fissuras labiopalatinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Joaquim, Rui Mateus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-06102020-175520/
Resumo: Introdução: O processo de reabilitação de indivíduos nascidos com anomalias craniofaciais os obriga a passar por múltiplos procedimentos cirúrgicos e atendimentos clínicos ao longo de seu desenvolvimento. A falta de adesão a recomendações realizadas durante o atendimento hospitalar constitui uma queixa frequente de profissionais que atuam no processo de reabilitação das fissuras labiopalatinas (FLP). A incorporação de procedimentos e hábitos demanda a eficiência das funções executivas, de fundamental importância para o processo de reabilitação de jovens com FLP em sua rotina diária. A longa condição de reabilitação somada à aparência facial e a prejuízos funcionais da fala podem configurar uma fonte particular de estresse. O estresse psicossocial tem sido associado a um aumento no risco de adoecimento físico e mental. A ativação do eixo hipotálamo, hipófise, adrenal (HHA) como resultado de estresse desencadeia um aumento na produção do hormônio cortisol, que afeta o modo de pensar, decidir e se comportar. Objetivo: o estudo teve por objetivo geral avaliar o desempenho executivo no processo de tomada de decisão de adolescentes com fissuras labiopalatinas e sua relação com o estresse e níveis de cortisol. Método: Os dados foram obtidos por meio dos instrumentos de avaliação neuropsicológica Teste das Cartas de Winsconsin, Teste de Matrizes Progressivas de Raven (Escala Geral), Iowa Gambling Task, e do teste Elisa, por meio da coleta de saliva, para avaliar os níveis de cortisol em 50 adolescentes do sexo masculino com fissura labiopalatina, pacientes do HRAC/USP (grupo A) e outros 46 sem a condição de fissura (controle) do sexo masculino (Grupo B), todos com idade entre 14 e 17 anos. A análise dos dados da pesquisa foi realizada por meio do uso de diferentes testes não paramétricos: Mann-Whitney Rank Sum Test; Chi-square, Spearman Rank Order Correlation; Kruskal-Wallis One Way Analysis of Variance on Ranks. Resultados: O desempenho dos grupos, em termos de função executiva, flexibilidade cognitiva e níveis de estresse não apresentaram diferenças com significância na análise estatística. Contudo, funções e competências relacionadas ao fracasso em manter o contexto, funções cognitivas implicadas na sustentação da atenção, motivação e emprego da memória operacional, mostraram-se defasadas com relação ao padrão esperado para a faixa etária, com 24% no G1 e 36,2% no G2. Conclusão: a falta de engajamento e cuidados direcionados ao tratamento reflete, em muitos casos, a falta de adesão às mudanças necessárias para a adaptação do processo de reabilitação na rotina diária. Os resultados do presente estudo apontaram para as funções executivas preservadas num percentual dos jovens que compuseram a amostra e sugerem que a falta de engajamento nas atividades, podem ser decorrentes de práticas educativas não eficazes, mais do que limitações nos recursos cognitivos de funções executivas
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A longa condição de reabilitação somada à aparência facial e a prejuízos funcionais da fala podem configurar uma fonte particular de estresse. O estresse psicossocial tem sido associado a um aumento no risco de adoecimento físico e mental. A ativação do eixo hipotálamo, hipófise, adrenal (HHA) como resultado de estresse desencadeia um aumento na produção do hormônio cortisol, que afeta o modo de pensar, decidir e se comportar. Objetivo: o estudo teve por objetivo geral avaliar o desempenho executivo no processo de tomada de decisão de adolescentes com fissuras labiopalatinas e sua relação com o estresse e níveis de cortisol. Método: Os dados foram obtidos por meio dos instrumentos de avaliação neuropsicológica Teste das Cartas de Winsconsin, Teste de Matrizes Progressivas de Raven (Escala Geral), Iowa Gambling Task, e do teste Elisa, por meio da coleta de saliva, para avaliar os níveis de cortisol em 50 adolescentes do sexo masculino com fissura labiopalatina, pacientes do HRAC/USP (grupo A) e outros 46 sem a condição de fissura (controle) do sexo masculino (Grupo B), todos com idade entre 14 e 17 anos. A análise dos dados da pesquisa foi realizada por meio do uso de diferentes testes não paramétricos: Mann-Whitney Rank Sum Test; Chi-square, Spearman Rank Order Correlation; Kruskal-Wallis One Way Analysis of Variance on Ranks. Resultados: O desempenho dos grupos, em termos de função executiva, flexibilidade cognitiva e níveis de estresse não apresentaram diferenças com significância na análise estatística. Contudo, funções e competências relacionadas ao fracasso em manter o contexto, funções cognitivas implicadas na sustentação da atenção, motivação e emprego da memória operacional, mostraram-se defasadas com relação ao padrão esperado para a faixa etária, com 24% no G1 e 36,2% no G2. Conclusão: a falta de engajamento e cuidados direcionados ao tratamento reflete, em muitos casos, a falta de adesão às mudanças necessárias para a adaptação do processo de reabilitação na rotina diária. Os resultados do presente estudo apontaram para as funções executivas preservadas num percentual dos jovens que compuseram a amostra e sugerem que a falta de engajamento nas atividades, podem ser decorrentes de práticas educativas não eficazes, mais do que limitações nos recursos cognitivos de funções executivasIntroduction: The rehabilitation process of individuals born with craniofacial anomalies requires them to undergo multiple surgical procedures and clinical care throughout their development. The lack of adherence to recommendations made during hospital care is a frequent complaint of professionals who work in the process of rehabilitation of cleft lip and palate (FLP). The incorporation of procedures and habits is of fundamental importance for the process of rehabilitation of young people with FLP in their daily routine. The long rehabilitation condition coupled with facial appearance and functional impairments of speech may set a particular source of stress. Psychosocial stress has been associated with an increased risk of physical and mental illness. The activation of the hypothalamic, pituitary, adrenal (HHA) axis as a result of stress triggers an increase in the production of the hormone cortisol, which affects the way of thinking, deciding and behaving. Objective: The objective of the study was to evaluate the executive performance in the decision making process of adolescents with cleft lip and palate and their relationship with stress and cortisol levels. Method: The data were obtained through the neuropsychological evaluation instruments of the Wisconsin Card Test, the Raven Progressive Matrix Test (General Scale), the Iowa Gambling Task, and the Elisa test, through the collection of saliva, to evaluate the levels Of cortisol in 50 male adolescents with cleft lip and palate, HRAC / USP patients (group A) and another 46 without the fissure (control) male (Group B), all aged 14 to 17 years. The analysis of the research data was performed using different non-parametric tests: Mann-Whitney Rank Sum Test; Chi-square, Spearman Rank Order Correlation; Kruskal-Wallis One Way Analysis of Variance on Ranks; Results: The performance of the groups, in terms of executive function, cognitive flexibility and stress levels did not present differences with significance in the statistical analysis. However, functions and competences related to the failure to maintain the context, cognitive functions involved in sustaining the attention, motivation and use of operational memory, were lagged in relation to the expected pattern for the age group, with 24% in G1 and 36, 2% in G2. Conclusion: the lack of commitment and care directed to treatment reflects in many cases the lack of adherence to the changes necessary to adapt the rehabilitation process to the daily routine. The results of the present study pointed to the executive functions preserved in the young people who composed the sample and suggest that the lack of engagement in the activities may be due to ineffective educational practices, rather than limitations in the cognitive resources of executive functionsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNeves, Lucimara Teixeira dasTabaquim, Maria de Lourdes MerighiJoaquim, Rui Mateus2017-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/61/61132/tde-06102020-175520/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-06102020-175520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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