As relações de semelhança e a experiência do sentido no universo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pannuti, Daniela Viana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12082015-152401/
Resumo: As relações de semelhança estão por toda parte, elas surgem inesperadamente, participam de nossas vidas e nos determinam sem que tenhamos, muitas vezes, consciência ou controle sobre elas. São acontecimentos potentes, de criação e engendramento de mundos. Esta pesquisa buscou investigar e dar visibilidade às relações de semelhança emergentes em diversas situações do cotidiano escolar envolvendo estudantes, professores, professores-estudantes e outros participantes de um campo amplo e dinâmico. O estudo das semelhanças se inspira em Walter Benjamin cuja obra evidencia a importância da experiência e da mímesis como parte do processo de constituição do sujeito e acesso à cultura. A faculdade mimética possibilita o reconhecimento e a produção de relações de semelhança e, ao nos abrirmos a tais relações no universo escolar, criam-se oportunidades de transformação, trazendo vida e invenção a este espaço. Empreendeu-se o estudo da mimesis, dos tempos e dos habitantes do universo escolar sob o enfoque da percepção de semelhanças. Com o intuito de acolher o caráter inventivo e inesperado de tais processos, optou-se pela cartografia, método inspirado em Deleuze e Guatarri que se apresenta como possibilidade de caminhar em campo aberto, estar no mundo e habitar territórios existenciais a partir de referenciais que aproximam conhecimento e criação, sujeito e objeto, o eu e o outro. Os procedimentos de campo consistiram em observações, recolhidas de forma sensível, numa escola pública em São Paulo, e no estágio num programa de formação de professores em Vermont (EUA) que incluiu vivências na escola de aplicação e na residência pedagógica. Foi realizado diário de campo que abarcou todo este percurso e a partir do qual foram feitos recortes descritivos das situações mais intensas e significativas, analisadas em forma de platôs. Os platôs são entendidos como territórios de produção de acontecimentos que abrigam encontros de intensidades múltiplas que se proliferam em forma de rizoma, espaço entremeios que pode ser acessado em qualquer ponto. A análise indica a importância do tempo kairós, saturado de agoras (Jetztzeit), fundante da experiência, e que requer uma postura de abertura e disponibilidade para sua apreensão. As relações de semelhanças percebidas na escola se ofereceram de forma potente e intensa, e demandaram certa sintonia para acessá-las e torná-las visíveis, dado seu caráter fugidio. O desafio de formar professores sensíveis ao reconhecimento das semelhanças aponta a residência pedagógica como uma iniciativa que resgata a dimensão artesanal do ofício do professor, incluindo a escuta, a documentação pedagógica e autobiografia (história de vida) como elementos importantes deste processo. Tais achados evidenciam a importância de alimentar essas centelhas de sentido que lampejam no cotidiano escolar. Elas podem se apresentar como uma forma de superação da realidade de truculência que impera nas escolas, transformando-a num ambiente mais criativo, estimulante e acolhedor por meio de experiências realizadoras
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A faculdade mimética possibilita o reconhecimento e a produção de relações de semelhança e, ao nos abrirmos a tais relações no universo escolar, criam-se oportunidades de transformação, trazendo vida e invenção a este espaço. Empreendeu-se o estudo da mimesis, dos tempos e dos habitantes do universo escolar sob o enfoque da percepção de semelhanças. Com o intuito de acolher o caráter inventivo e inesperado de tais processos, optou-se pela cartografia, método inspirado em Deleuze e Guatarri que se apresenta como possibilidade de caminhar em campo aberto, estar no mundo e habitar territórios existenciais a partir de referenciais que aproximam conhecimento e criação, sujeito e objeto, o eu e o outro. Os procedimentos de campo consistiram em observações, recolhidas de forma sensível, numa escola pública em São Paulo, e no estágio num programa de formação de professores em Vermont (EUA) que incluiu vivências na escola de aplicação e na residência pedagógica. Foi realizado diário de campo que abarcou todo este percurso e a partir do qual foram feitos recortes descritivos das situações mais intensas e significativas, analisadas em forma de platôs. Os platôs são entendidos como territórios de produção de acontecimentos que abrigam encontros de intensidades múltiplas que se proliferam em forma de rizoma, espaço entremeios que pode ser acessado em qualquer ponto. A análise indica a importância do tempo kairós, saturado de agoras (Jetztzeit), fundante da experiência, e que requer uma postura de abertura e disponibilidade para sua apreensão. As relações de semelhanças percebidas na escola se ofereceram de forma potente e intensa, e demandaram certa sintonia para acessá-las e torná-las visíveis, dado seu caráter fugidio. O desafio de formar professores sensíveis ao reconhecimento das semelhanças aponta a residência pedagógica como uma iniciativa que resgata a dimensão artesanal do ofício do professor, incluindo a escuta, a documentação pedagógica e autobiografia (história de vida) como elementos importantes deste processo. Tais achados evidenciam a importância de alimentar essas centelhas de sentido que lampejam no cotidiano escolar. Elas podem se apresentar como uma forma de superação da realidade de truculência que impera nas escolas, transformando-a num ambiente mais criativo, estimulante e acolhedor por meio de experiências realizadorasThe relations of similarity are everywhere, they come unexpectedly and take part in our lives determining us without our being aware or take control over them. They are powerful events that involve creation and enable engendering worlds. This research investigated the relations of similarity emerging in several situations of everyday school life involving students, teachers, professors, students and other participants of a broad and dynamic field. The study of the similarities is inspired by Walter Benjamin whose work highlights the importance of experience and mimesis as part of the process of constitution of self and access to culture. The mimetic faculty enables the identification and production of similarities and open ourselves to these relationships in the school environment, creating opportunities for transformation, bringing life and invention this place. Was undertaken the study of mimesis, of time and characters of the school universe under the emphasis of the perception of similarities. In order to accommodate the inventive and unexpected character of such processes, the cartography was chosen, method inspired in Deleuze and Guattari which presents itself as an opportunity to walk in the open and inhabit existential territories by narrowing the boundaries between knowledge and creation, subject and object, the self and the other. Field procedures consisted of observations collected in a sensitive way, in a public school in São Paulo, and in a internship in a teacher training program in Vermont (USA) that included experiences in the campus childrens school as well as in the teachers residency program. All the process was documented in field journals from which were made descriptive cutouts of the most intense and significant situations, analyzed in the form of plateaus. The plateaus are understood as territories of production of events that hosts multiple intensities that proliferate in the form of rhizome, a space that can be accessed anywhere. The analysis indicates the importance of kairos time, saturated of nows (Jetztzeit), standing as the founder of experience, and that requires an attitude of openness and readiness for his apprehension. The relations of similarities perceived in the school presents powerful and intense, and demanded certain tuning to access them and make them visible, given its elusive character. The challenge of training teachers sensitive to the recognition of similarities points the pedagogical residence as an initiative that rescues artisanal dimension teacher work, including listening, teaching materials and autobiography (life story) as important elements of this process. These findings highlight the importance of nourishing these sparks of meaning that blinks in everyday school life. They may present as a way of overcoming the harshness of reality that prevails in schools, turning it into a more creative, stimulating and supportive environment through fulfilling experiencesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSekkel, Marie ClairePannuti, Daniela Viana2015-05-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-12082015-152401/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-12082015-152401Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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