O real como dispositivo nas práticas in(ter)disciplinares latino-americanas contemporâneas: Emilio García Wehbi, Mapa Teatro e LOT
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-02032015-103619/ |
Resumo: | O objetivo que fundamenta esta dissertação é a investigação de práticas artísticas latinoamericanas vinculadas aos distintos usos do real nas criações contemporâneas. Com base na perspectiva de autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben, o real é aqui abordado como dispositivo potencializador de experimentos indisciplinares. A pesquisa se dedica à análise dos projetos interdisciplinares do argentino Emilio García Wehbi, dos colombianos Heidi e Rolf Abderhalden, e do peruano Carlos Cueva. Através da poética destes criadores, pretende-se reconhecer as interlocuções entre tais práticas com os estudos teóricos sobre as presenças do real na arte contemporânea desenvolvidos por pesquisadores como José Antonio Sánchez, Maryvonne Saison e Hal Foster. Por meio deste repertório prático e teórico, busca-se averiguar as co-relações e as motivações que possibilitaram, em distintas linguagens, a tensão para a noção de representação a partir da apropriação das diferentes dimensões do real. Este percurso deseja problematizar em que medida a experiência com o real afeta o fenômeno teatral, e de que modo o experimento com a realidade, como ação ética e estética, reconfigura as vivências artísticas no contexto específico da América Latina. |
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O real como dispositivo nas práticas in(ter)disciplinares latino-americanas contemporâneas: Emilio García Wehbi, Mapa Teatro e LOT-América LatinaEmilio García WehbiEmilio García WehbiLatin AmericaLOTLOTMapa TeatroMapa TeatroRealRealO objetivo que fundamenta esta dissertação é a investigação de práticas artísticas latinoamericanas vinculadas aos distintos usos do real nas criações contemporâneas. Com base na perspectiva de autores como Michel Foucault, Gilles Deleuze e Giorgio Agamben, o real é aqui abordado como dispositivo potencializador de experimentos indisciplinares. A pesquisa se dedica à análise dos projetos interdisciplinares do argentino Emilio García Wehbi, dos colombianos Heidi e Rolf Abderhalden, e do peruano Carlos Cueva. Através da poética destes criadores, pretende-se reconhecer as interlocuções entre tais práticas com os estudos teóricos sobre as presenças do real na arte contemporânea desenvolvidos por pesquisadores como José Antonio Sánchez, Maryvonne Saison e Hal Foster. Por meio deste repertório prático e teórico, busca-se averiguar as co-relações e as motivações que possibilitaram, em distintas linguagens, a tensão para a noção de representação a partir da apropriação das diferentes dimensões do real. Este percurso deseja problematizar em que medida a experiência com o real afeta o fenômeno teatral, e de que modo o experimento com a realidade, como ação ética e estética, reconfigura as vivências artísticas no contexto específico da América Latina.The objective underlying this thesis is the investigation of related Latin American artistic practices in the different uses of the real in contemporary creations. From the perspective of authors such as Michel Foucault, Gilles Deleuze and Giorgio Agamben, the real is here approached as enhancer device of indisciplinares experiments. This research is devoted to the analysis of interdisciplinary projects from the Argentine Emilio García Wehbi, the Colombians Heidi and Rolf Abderhalden, and the Peruvian Carlos Cueva. Through the poetics of these creators, it is intended to recognize the dialogues between such practices with the theoretical studies of the presence of the real in contemporary art developed by researchers like José Antonio Sánchez, Maryvonne Saison and Hal Foster. Through this practical and theoretical repertoire, it is sought to ascertain the co-relationships and motivations that made it possible, in different languages, the tension to the notion of representation from the ownership of the different dimensions of the real. This path wants to discuss to what extent the experience with real affects the theatrical phenomenon, and how the experiment with reality, as ethics and aesthetics action, reconfigures the artistic experiences in the specific context of Latin America.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Antônio Carlos de AraújoZamariola, Paola Lopes2014-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-02032015-103619/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-02032015-103619Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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