Contribuições de um programa educativo de uma organização não governamental (ONG) para a prática da educação ambiental na conservação da biodiversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria das Graças de
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-11012008-125349/
Resumo: Este trabalho teve como objetivo identificar as contribuições que um programa educativo da organização não governamental ambientalista IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas oferece para a área da educação ambiental voltada a conservação da biodiversidade, por meio da integração da pesquisa científica com o ensino formal. Utilizou-se neste estudo a adoção de processos de avaliação qualitativa e quantitativa nos quais os dados foram obtidos por diversos instrumentos de coleta. O estudo foi baseado nos referenciais da abordagem participativa e da pesquisa-ação e realizado na bacia hidrográfica do rio Pardo junto a 72 alunos do ensino formal, 05 professoras e 06 pesquisadores da área ambientalista. Os resultados indicam a pré-disposição entre pesquisadores ambientalistas e professores do ensino formal em se integrarem em ações de educação ambiental direcionadas a formação socioambiental dos estudantes e que, a troca de informações e conhecimentos são os principais fatores que motivam a ação participativa e integradora entre professor e pesquisador na inserção da temática ambiental nas salas de aulas bem como na conservação ambiental local. Os resultados indicam também que a estratégia educativa da ONG IPÊ, possibilitou aumento de aprendizagem, criatividade, socialização entre os alunos e interesses pelas questões ambientais locais. O estudo aponta ainda para a necessidade de haver maiores oportunidades de orientação e preparação dos docentes para a prática das atividades com a temática ambiental em ambientes extra-classes.
id USP_af1d5290bd8c164ba913dd48f47bf9c0
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11012008-125349
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Contribuições de um programa educativo de uma organização não governamental (ONG) para a prática da educação ambiental na conservação da biodiversidadeContributions of an educational program conducted by a non-governmental conservation organization in the field of environmental educationBiodiversidadeBiodiversityEducação ambientalEnvironmental educationEnvironmental researchersEstudantesNon-governmental organization (NGO)Organização não governamental (ONG)Pesquisadores ambientalistasProfessoresRio PardoRio PardoStudentsTeachersEste trabalho teve como objetivo identificar as contribuições que um programa educativo da organização não governamental ambientalista IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas oferece para a área da educação ambiental voltada a conservação da biodiversidade, por meio da integração da pesquisa científica com o ensino formal. Utilizou-se neste estudo a adoção de processos de avaliação qualitativa e quantitativa nos quais os dados foram obtidos por diversos instrumentos de coleta. O estudo foi baseado nos referenciais da abordagem participativa e da pesquisa-ação e realizado na bacia hidrográfica do rio Pardo junto a 72 alunos do ensino formal, 05 professoras e 06 pesquisadores da área ambientalista. Os resultados indicam a pré-disposição entre pesquisadores ambientalistas e professores do ensino formal em se integrarem em ações de educação ambiental direcionadas a formação socioambiental dos estudantes e que, a troca de informações e conhecimentos são os principais fatores que motivam a ação participativa e integradora entre professor e pesquisador na inserção da temática ambiental nas salas de aulas bem como na conservação ambiental local. Os resultados indicam também que a estratégia educativa da ONG IPÊ, possibilitou aumento de aprendizagem, criatividade, socialização entre os alunos e interesses pelas questões ambientais locais. O estudo aponta ainda para a necessidade de haver maiores oportunidades de orientação e preparação dos docentes para a prática das atividades com a temática ambiental em ambientes extra-classes.This study had the objective of identifying the contributions of an educational program conducted by a non-governmental conservation organization, IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas (Institute for Ecological Research) in the field of environmental education, geared to the conservation of biodiversity through the integration of scientific research and the formal educational system. Qualitative and quantitative evaluation processes were adopted, in which the data were collected using a number of instruments. The study was based on the principles of participatory approach and research-action, and took place in the surroundings of the Rio Pardo region, involving 72 students of the formal education system, 5 teachers and 6 researchers of the environmental field. Results indicate a predisposition among environmental researchers and teachers to become involved in environmental education actions that aim at students\' social and environmental enhancements. The exchange of information and of knowledge was the main factor to motivate participation and integration actions between teachers and researchers in the inclusion of environmental themes and local conservation in classrooms. Results also indicate that IPÊ\'s education strategy increased learning, creativity and socialization among students, besides stimulating their interest in local environmental aspects. The study shows the need to promote more opportunities to guide and prepare teachers to conduct extra-classroom activities with environmental focus.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Haydée Torres deSouza, Maria das Graças de2005-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-11012008-125349/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-11012008-125349Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições de um programa educativo de uma organização não governamental (ONG) para a prática da educação ambiental na conservação da biodiversidade
Contributions of an educational program conducted by a non-governmental conservation organization in the field of environmental education
title Contribuições de um programa educativo de uma organização não governamental (ONG) para a prática da educação ambiental na conservação da biodiversidade
spellingShingle Contribuições de um programa educativo de uma organização não governamental (ONG) para a prática da educação ambiental na conservação da biodiversidade
Souza, Maria das Graças de
Biodiversidade
Biodiversity
Educação ambiental
Environmental education
Environmental researchers
Estudantes
Non-governmental organization (NGO)
Organização não governamental (ONG)
Pesquisadores ambientalistas
Professores
Rio Pardo
Rio Pardo
Students
Teachers
title_short Contribuições de um programa educativo de uma organização não governamental (ONG) para a prática da educação ambiental na conservação da biodiversidade
title_full Contribuições de um programa educativo de uma organização não governamental (ONG) para a prática da educação ambiental na conservação da biodiversidade
title_fullStr Contribuições de um programa educativo de uma organização não governamental (ONG) para a prática da educação ambiental na conservação da biodiversidade
title_full_unstemmed Contribuições de um programa educativo de uma organização não governamental (ONG) para a prática da educação ambiental na conservação da biodiversidade
title_sort Contribuições de um programa educativo de uma organização não governamental (ONG) para a prática da educação ambiental na conservação da biodiversidade
author Souza, Maria das Graças de
author_facet Souza, Maria das Graças de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Haydée Torres de
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Maria das Graças de
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Biodiversity
Educação ambiental
Environmental education
Environmental researchers
Estudantes
Non-governmental organization (NGO)
Organização não governamental (ONG)
Pesquisadores ambientalistas
Professores
Rio Pardo
Rio Pardo
Students
Teachers
topic Biodiversidade
Biodiversity
Educação ambiental
Environmental education
Environmental researchers
Estudantes
Non-governmental organization (NGO)
Organização não governamental (ONG)
Pesquisadores ambientalistas
Professores
Rio Pardo
Rio Pardo
Students
Teachers
description Este trabalho teve como objetivo identificar as contribuições que um programa educativo da organização não governamental ambientalista IPÊ - Instituto de Pesquisas Ecológicas oferece para a área da educação ambiental voltada a conservação da biodiversidade, por meio da integração da pesquisa científica com o ensino formal. Utilizou-se neste estudo a adoção de processos de avaliação qualitativa e quantitativa nos quais os dados foram obtidos por diversos instrumentos de coleta. O estudo foi baseado nos referenciais da abordagem participativa e da pesquisa-ação e realizado na bacia hidrográfica do rio Pardo junto a 72 alunos do ensino formal, 05 professoras e 06 pesquisadores da área ambientalista. Os resultados indicam a pré-disposição entre pesquisadores ambientalistas e professores do ensino formal em se integrarem em ações de educação ambiental direcionadas a formação socioambiental dos estudantes e que, a troca de informações e conhecimentos são os principais fatores que motivam a ação participativa e integradora entre professor e pesquisador na inserção da temática ambiental nas salas de aulas bem como na conservação ambiental local. Os resultados indicam também que a estratégia educativa da ONG IPÊ, possibilitou aumento de aprendizagem, criatividade, socialização entre os alunos e interesses pelas questões ambientais locais. O estudo aponta ainda para a necessidade de haver maiores oportunidades de orientação e preparação dos docentes para a prática das atividades com a temática ambiental em ambientes extra-classes.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-08-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-11012008-125349/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-11012008-125349/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256931451797504