Geografia e Educação: implicações do gênero no exercício da docência e na construção do espaço das escolas públicas estaduais de Manaus/AM
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-22022013-114510/ |
Resumo: | A tese Geografia e Educação: implicações do gênero no exercício da docência e na construção do espaço das escolas públicas estaduais de Manaus/AM apresenta o resultado de um estudo realizado em 27 escolas estaduais do município de Manaus, com 216 docentes, sendo 108 mulheres e 108 homens. O objetivo foi compreender as implicações de gênero constitutivas do exercício da docência, as possíveis diferenças na prática pedagógicas e as especificidades que determinam as características profissionais do ser professor/ser professora na construção do espaço escolar. Tratou-se de uma investigação de cunho qualitativa, tendo como referência de interpretação a análise do conteúdo. A pesquisa pode ser respondida por uma análise geográfica por interpretar o espaço como socialmente construído. A categoria do espaço considerada neste estudo foi a da instância social, sendo a escola um sistema de objeto e de ações, o que implicou valorizar a relação entre objeto e ação. Nessa perspectiva aqui apresentada, o estudo das relações estabelecidas entre os seres humanos visou às diferenciações internas nelas existentes, compreendendo as diferentes formas de produzir e reconhecer as questões ideológicas e políticas que contém e estão contidas neste espaço. Para tanto, foi necessário, estudar a escola em sua dimensão histórica, vinculada às condições concretas da vida cotidiana. Efetivamos esse estudo a partir da interpretação aberta dos pressupostos teóricos, buscando articulá-los com a interpretação da realidade educacional. Na primeira fase da pesquisa privilegiamos os dados quantitativos, utilizando os seguintes instrumentos: questionários e observações. Nas entrevistas selecionamos uma escola por área administrativa, totalizando seis escolas. Por fim, realizamos um grupo focal em uma das seis escolas selecionadas, objetivando captar, a partir das trocas realizadas no grupo, conceitos, sentimentos, atitudes, crenças, experiências, reações, tendo como figura fundo, o gênero. O desenvolvimento do grupo focal permitiu emergir multiplicidades de pontos de vista e processos emocionais os quais caracterizam e determinam a organização do espaço escolar. Ao tomar a interação entre espaço e gênero como conceitos chaves da investigação, buscamos âncoras teóricas que tratassem das relações entre o sujeito e a construção do espaço como processo em constituição, assim foi possível sinalizar a aproximação entre os campos teóricos diversos. Em pleno século XXI, ainda se percebem descriminações de gênero no contexto escolar. Meninas e meninos são educados de forma diferente para assumirem papéis na sociedade que atendam a essas diferenças. Sendo a escola uma das instâncias educacionais ela tem contribuído para essa discriminação. |
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Geografia e Educação: implicações do gênero no exercício da docência e na construção do espaço das escolas públicas estaduais de Manaus/AMGeography and Education: implications of gender in the teaching profession and the construction space in the state public schools state of Manaus/AMEducaçãoEducationEscolaEspaçoGenderGêneroProfessoras e professoresSchoolSpaceTeachers and teachersA tese Geografia e Educação: implicações do gênero no exercício da docência e na construção do espaço das escolas públicas estaduais de Manaus/AM apresenta o resultado de um estudo realizado em 27 escolas estaduais do município de Manaus, com 216 docentes, sendo 108 mulheres e 108 homens. O objetivo foi compreender as implicações de gênero constitutivas do exercício da docência, as possíveis diferenças na prática pedagógicas e as especificidades que determinam as características profissionais do ser professor/ser professora na construção do espaço escolar. Tratou-se de uma investigação de cunho qualitativa, tendo como referência de interpretação a análise do conteúdo. A pesquisa pode ser respondida por uma análise geográfica por interpretar o espaço como socialmente construído. A categoria do espaço considerada neste estudo foi a da instância social, sendo a escola um sistema de objeto e de ações, o que implicou valorizar a relação entre objeto e ação. Nessa perspectiva aqui apresentada, o estudo das relações estabelecidas entre os seres humanos visou às diferenciações internas nelas existentes, compreendendo as diferentes formas de produzir e reconhecer as questões ideológicas e políticas que contém e estão contidas neste espaço. Para tanto, foi necessário, estudar a escola em sua dimensão histórica, vinculada às condições concretas da vida cotidiana. Efetivamos esse estudo a partir da interpretação aberta dos pressupostos teóricos, buscando articulá-los com a interpretação da realidade educacional. Na primeira fase da pesquisa privilegiamos os dados quantitativos, utilizando os seguintes instrumentos: questionários e observações. Nas entrevistas selecionamos uma escola por área administrativa, totalizando seis escolas. Por fim, realizamos um grupo focal em uma das seis escolas selecionadas, objetivando captar, a partir das trocas realizadas no grupo, conceitos, sentimentos, atitudes, crenças, experiências, reações, tendo como figura fundo, o gênero. O desenvolvimento do grupo focal permitiu emergir multiplicidades de pontos de vista e processos emocionais os quais caracterizam e determinam a organização do espaço escolar. Ao tomar a interação entre espaço e gênero como conceitos chaves da investigação, buscamos âncoras teóricas que tratassem das relações entre o sujeito e a construção do espaço como processo em constituição, assim foi possível sinalizar a aproximação entre os campos teóricos diversos. Em pleno século XXI, ainda se percebem descriminações de gênero no contexto escolar. Meninas e meninos são educados de forma diferente para assumirem papéis na sociedade que atendam a essas diferenças. Sendo a escola uma das instâncias educacionais ela tem contribuído para essa discriminação.The theory Geography and Education: Implications of gender in the teaching profession and the construction space in the state public schools state of Manaus / AM presents the results of a study realized in 27 schools in the city of Manaus, with 216 professors, 108 women and 108 men. The objective was understand the implications constitutive practice of to teaching, the possible differences in pedagogical practice and the specific characteristics that determine a teacher\'s professional / be a teacher on the constructiuon of the space school. This was an investigation of quality, with reference to the interpretation of the content analysis. The survey can also be answered by a geographic analysis to interpret the space as social constructed. The type of space considered in this study was the suburb, the school is considered a system of object and actions, which implied value and relationship between object and action. The school study was to study the relationships that develop between humans, targeting and the internal differentiations existing therein, comprising the different ways to produce and recognize the ideological and political issues that count and that are contained in this space, it was necessary to study school in his story, linked to the concrete conditions of everyday life. For this study we chose to walk towards the open interpretation of theoretical assumptions, searching them relates to the interpretation of the reality of education. In the first phase of the research we have prioritized the amount using the following instruments: questionnaires, observations and interviews. Finally, we conducted a focus group in one of six schools selected for the interview. The goal was to capture from the trade carried out in the group, concepts, feelings, attitudes, beliefs, experiences, reactions, with the bottom figure the genre. The development group showed several views and emotional processes that characterize and determine the organization of the school. The interaction between space and gender as research concepts, seek a theory that addressed the relationship between the subject and the construction of space as process creation, not as something done and finished, so it was possible to sign the similarities between the theoretical area. In the XXI century, still perceived discriminations in schools. Girls and boys are still educated differently to assume roles in society that meet these differences. Being one of the school educational facilities that have contributed to this discrimination.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRossini, Rosa EsterCunha, Aldeneia Soares da2012-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-22022013-114510/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-22022013-114510Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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