Álcool em vítimas fatais de acidentes de trânsito no município de São Paulo, ano 2005
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-07052010-171754/ |
Resumo: | Os acidentes de trânsito constituem a 13ª causa mais freqüente de morte no Brasil, ocupando o primeiro lugar na faixa de 10 a 14 anos, e o segundo na faixa dos 15 aos 29 anos. Estudos indicam que do total do custo dos acidentes de trânsito, mais de 20% deve-se diretamente ao uso indevido de álcool. Estudos internacionais que relacionam o consumo de álcool com fatalidades no trânsito são freqüentes, mas carecemos de dados epidemiológicos confiáveis e de abrangência nacional que sinalizem a atual e real situação. Portanto, o objetivo do presente estudo é realizar uma análise retrospectiva de dados de vítimas fatais de acidentes de trânsito ocorridos no Município de São Paulo no ano de 2005, para estabelecer a relação do uso do álcool e a morte no trânsito. Nas 907 vítimas avaliadas, notou-se uma associação com o uso de etanol, com 39,4% de casos positivos. Para condutores de veículos, essa porcentagem atinge 55,8%, todos acima do limite máximo permitido para condução à época, de 0,6 g/l. Acidentes em geral, e aqueles relacionados ao álcool, ocorreram com maior frequência aos sábados e domingos, e nos horários das 18hs às 6hs da manhã Os resultados demonstram uma associação do etanol com a ocorrência de vítimas fatais, e devem servir como alerta para o desenvolvimento de políticas públicas visando diminuir este grave problema. |
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Álcool em vítimas fatais de acidentes de trânsito no município de São Paulo, ano 2005Alcohol in fatal victims of traffic accidents in the city of São Paulo, 2005Accidents traffic/mortalityAccidents traffic/statistics & numerical dataAcidentes de trânsito/estatística & dados numéricosAcidentes de trânsito/mortalidadeAlcohol-induced disordersEstudos retrospectivosEtanolEthanolProspective studiesTranstornos induzidos por álcoolOs acidentes de trânsito constituem a 13ª causa mais freqüente de morte no Brasil, ocupando o primeiro lugar na faixa de 10 a 14 anos, e o segundo na faixa dos 15 aos 29 anos. Estudos indicam que do total do custo dos acidentes de trânsito, mais de 20% deve-se diretamente ao uso indevido de álcool. Estudos internacionais que relacionam o consumo de álcool com fatalidades no trânsito são freqüentes, mas carecemos de dados epidemiológicos confiáveis e de abrangência nacional que sinalizem a atual e real situação. Portanto, o objetivo do presente estudo é realizar uma análise retrospectiva de dados de vítimas fatais de acidentes de trânsito ocorridos no Município de São Paulo no ano de 2005, para estabelecer a relação do uso do álcool e a morte no trânsito. Nas 907 vítimas avaliadas, notou-se uma associação com o uso de etanol, com 39,4% de casos positivos. Para condutores de veículos, essa porcentagem atinge 55,8%, todos acima do limite máximo permitido para condução à época, de 0,6 g/l. Acidentes em geral, e aqueles relacionados ao álcool, ocorreram com maior frequência aos sábados e domingos, e nos horários das 18hs às 6hs da manhã Os resultados demonstram uma associação do etanol com a ocorrência de vítimas fatais, e devem servir como alerta para o desenvolvimento de políticas públicas visando diminuir este grave problema.Traffic accidents, in Brazil, account for the 13th most frequent cause of death, being the 1st most frequent among 10 to 14 year olds, and second for those aged 15 to 29. Studies indicate that form the total cost of traffic accidents, over 20% are directly due to the harmful consumption of alcohol. International studies that relate alcohol consumption to traffic fatalities are frequent, but we lack nationwide epidemiological data that present the current and real situation. Thus, the objective of the present study is to carry out a retrospective analysis of data from fatal traffic accident victims, in the city of Sao Paulo, in the year 2005, to establish the relationship between alcohol consumption and traffic deaths. In the 907 evaluated victims, an association with ethanol use was found, with 39.4% of cases being positive. For automobile drivers, this percentage reached 55.8%, all of them above the maximum level allowed at the time, 0.6 g/l. Accidents in general, and those related to alcohol happened in greater frequency on Saturdays and Sunday, and from 6PM to 6AM. The results show an association of alcohol consumption with fatal victims in traffic accidents, and should be a cause for concern. The data present can help in implementing and developing public policies aiming to diminish this grave issue.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMuñoz, Daniel RomeroPonce, Julio de Carvalho2010-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5160/tde-07052010-171754/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:05Zoai:teses.usp.br:tde-07052010-171754Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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