O campo do conhecimento em administração pública no Brasil: uma análise histórica a partir do seu contexto e caráter multifacetado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Victor Trottmann
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-31082017-113547/
Resumo: Esta tese dedicou-se a compreender o campo do conhecimento da administração pública; para tanto, adotou como categorias de análise o contexto, relacionado às circunstâncias observadas em cada momento da AP, e as facetas teórica, técnica e prática (FADUL; COELHO; COSTA; GOMES, 2012), que propiciam a compreensão sobre o desenvolvimento do campo ao longo do tempo. Deste modo, fundamentada na lente conceitual de Ramos (1983), a tese buscou complementar análises sobre o campo já realizadas por Fischer (1984) e Keinert (1998) e, ao mesmo tempo, a partir de uma revisão integrativa de 192 textos publicados nos principais eventos e periódicos no período de 1937 a 2009, reconstruiu esse campo do conhecimento, e o sistematizou por meio de linhas do tempo, que proporcionam a visualização de seu histórico detalhado e periodizado, de forma tal que a reflexão sobre o campo da AP e seu aspecto multifacetado foi viabilizada. Como resultado, verificou-se a importância do contexto para o processo de desenvolvimento do campo, e seu impacto nos três aspectos analisados - teoria, técnica e prática -, de modo que ao longo do tempo foi possível constatar: i) uma faceta teórica que, ao mesmo tempo que mostra a evolução da compreensão do que é a AP, retrata ainda dificuldades teóricas relacionadas à falta de teorias próprias e consistentes de AP; ii) uma faceta técnica que se transforma ao longo do tempo em busca de melhores soluções para os problemas, mas ainda se mostra por vezes inócua em face dos problemas e da falta de entendimento sobre a complexidade do campo; e iii) uma faceta prática que, a despeito de se apresentar como um espaço para a inovação do gestor no período recente, ainda expressa uma realidade que a teoria e a técnica não conseguem compreender e transformar. Por fim, é possível afirmar que ao longo do período analisado - final do século XIX e início do século XXI -, destarte o desenvolvimento do campo, persistem antigos dilemas e desafios, ainda mais claros quando observados pela ótica multifacetada apresentada nesta tese.
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spelling O campo do conhecimento em administração pública no Brasil: uma análise histórica a partir do seu contexto e caráter multifacetadoThe field of knowledge if public administration in Brazil: a historical analysis from its context and multifaceted characterAdministração públicaCampo do conhecimentoField of knowledgePracticePráticaPublic administrationTechniqueTécnicaTeoriaTheoryEsta tese dedicou-se a compreender o campo do conhecimento da administração pública; para tanto, adotou como categorias de análise o contexto, relacionado às circunstâncias observadas em cada momento da AP, e as facetas teórica, técnica e prática (FADUL; COELHO; COSTA; GOMES, 2012), que propiciam a compreensão sobre o desenvolvimento do campo ao longo do tempo. Deste modo, fundamentada na lente conceitual de Ramos (1983), a tese buscou complementar análises sobre o campo já realizadas por Fischer (1984) e Keinert (1998) e, ao mesmo tempo, a partir de uma revisão integrativa de 192 textos publicados nos principais eventos e periódicos no período de 1937 a 2009, reconstruiu esse campo do conhecimento, e o sistematizou por meio de linhas do tempo, que proporcionam a visualização de seu histórico detalhado e periodizado, de forma tal que a reflexão sobre o campo da AP e seu aspecto multifacetado foi viabilizada. Como resultado, verificou-se a importância do contexto para o processo de desenvolvimento do campo, e seu impacto nos três aspectos analisados - teoria, técnica e prática -, de modo que ao longo do tempo foi possível constatar: i) uma faceta teórica que, ao mesmo tempo que mostra a evolução da compreensão do que é a AP, retrata ainda dificuldades teóricas relacionadas à falta de teorias próprias e consistentes de AP; ii) uma faceta técnica que se transforma ao longo do tempo em busca de melhores soluções para os problemas, mas ainda se mostra por vezes inócua em face dos problemas e da falta de entendimento sobre a complexidade do campo; e iii) uma faceta prática que, a despeito de se apresentar como um espaço para a inovação do gestor no período recente, ainda expressa uma realidade que a teoria e a técnica não conseguem compreender e transformar. Por fim, é possível afirmar que ao longo do período analisado - final do século XIX e início do século XXI -, destarte o desenvolvimento do campo, persistem antigos dilemas e desafios, ainda mais claros quando observados pela ótica multifacetada apresentada nesta tese.This thesis was dedicated to understanding the field of knowledge of public administration; for that, it adopted as analysis categories, the context, related to the circumstances observed in each moment of the PA, and the theoretical, technical and practical facets (FADUL, COELHO, COSTA; GOMES, 2012), which provide an understanding of the development of the field over time. In this way, based on the conceptual lens of Ramos (1983), the thesis sought to complement analyzes already done by Fischer (1984) and Keinert (1998) and, at the same time, from an integrative review of 192 texts published in the main events and periodicals from 1937 to 2009, it reconstructed this field of knowledge and systematized it through time lines, which provide the visualization of his detailed and periodic history, so that the reflection on the field of the PA and its multifaceted aspect was made possible. As a result, it was verified the importance of the context for the field development process, and its impact on the three analyzed aspects - theory, technique and practice -, so that over time it was possible to verify: i) a theoretical facet that, while showing the evolution of the understanding of what is the PA, also presents theoretical difficulties related to the lack of proper and consistent theories of PA; ii) a technical facet that changes over time in search of better solutions to the problems, but it is still sometimes innocuous in the face of problems and lack of understanding of the complexity of the field; and iii) a practical facet that, despite presenting itself as a space for management innovation in the recent period, still expresses a reality that theory and technique cannot understand and transform. Finally, it is possible to affirm that during the studied period - the end of the XIX century and the beginning of the XXI century - therefore the development of the field, old dilemmas and challenges persist, even more clear when observed by the multifaceted view presented in this thesis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPassador, Claudia SouzaCorrêa, Victor Trottmann2017-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-31082017-113547/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-19T17:03:58Zoai:teses.usp.br:tde-31082017-113547Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-19T17:03:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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