Design de Jogos Digitais Terapêuticos que Apoiam o Diálogo com Crianças sobre a Morte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-02062023-085520/ |
Resumo: | A morte é amplamente representada em diversas mídias, tais como livros, desenhos, filmes e novelas. No entanto, falar diretamente sobre a morte com alguém, principalmente em um momento de luto, ainda é um tabu. Esse tabu pode afetar diretamente as crianças, que acabam não tendo como expressar seu próprio luto. Profissionais da área da Saúde afirmam que essa falta de expressão pode afetar diretamente o desenvolvimento emocional da criança. Jogos podem ser um recurso efetivo para estabelecer o diálogo com crianças sobre a morte e o luto. Este projeto descreve o design de dois jogos sérios, voltados para crianças na faixa etária de 2 a 7 anos, um com a temática sobre o diálogo para o luto e outro para apoiar cuidados paliativos. Os dois jogos foram projetados para serem usados como recursos terapêuticos e jogados com a supervisão de profissionais da Saúde. Após estudos na literatura e em plataformas de mídias, notou-se que o diálogo com crianças sobre a morte costuma ser feito por meio de narrativas, sendo assim, os dois jogos aqui idealizados são na mecânica de storytelling, um com a história definida pelo profissional da Saúde e outro com história definida pelo jogador a partir de elementos disponibilizados pelo profissional. Ambos os jogos foram projetados utilizando a abordagem SemTh para o design de jogos terapêuticos. Os jogos foram avaliados por profissionais da Saúde e Computação e deram subsídios para que duas novas mecânicas de jogos fossem implementadas na plataforma RUFUS de autoria de jogos digitais. Com essas novas mecânicas, profissionais de outros domínios podem criar seus próprios jogos de narrativa e trabalharem sobre quaisquer outras temáticas com sua população de interesse. |
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Design de Jogos Digitais Terapêuticos que Apoiam o Diálogo com Crianças sobre a MorteTherapeutic Digital Game Design that Supports Dialogue with Children about DeathDeathDesignDesignGriefJogos digitais terapêuticosLutoMorteNarrativasStorytellingTherapeutic digital gamesA morte é amplamente representada em diversas mídias, tais como livros, desenhos, filmes e novelas. No entanto, falar diretamente sobre a morte com alguém, principalmente em um momento de luto, ainda é um tabu. Esse tabu pode afetar diretamente as crianças, que acabam não tendo como expressar seu próprio luto. Profissionais da área da Saúde afirmam que essa falta de expressão pode afetar diretamente o desenvolvimento emocional da criança. Jogos podem ser um recurso efetivo para estabelecer o diálogo com crianças sobre a morte e o luto. Este projeto descreve o design de dois jogos sérios, voltados para crianças na faixa etária de 2 a 7 anos, um com a temática sobre o diálogo para o luto e outro para apoiar cuidados paliativos. Os dois jogos foram projetados para serem usados como recursos terapêuticos e jogados com a supervisão de profissionais da Saúde. Após estudos na literatura e em plataformas de mídias, notou-se que o diálogo com crianças sobre a morte costuma ser feito por meio de narrativas, sendo assim, os dois jogos aqui idealizados são na mecânica de storytelling, um com a história definida pelo profissional da Saúde e outro com história definida pelo jogador a partir de elementos disponibilizados pelo profissional. Ambos os jogos foram projetados utilizando a abordagem SemTh para o design de jogos terapêuticos. Os jogos foram avaliados por profissionais da Saúde e Computação e deram subsídios para que duas novas mecânicas de jogos fossem implementadas na plataforma RUFUS de autoria de jogos digitais. Com essas novas mecânicas, profissionais de outros domínios podem criar seus próprios jogos de narrativa e trabalharem sobre quaisquer outras temáticas com sua população de interesse.Death is widely represented in several medias, like books, cartoons, movies and novels. Nonetheless, talking directly about death with somebody, mainly in a grief moment, is still a taboo. This taboo can affect children directly, who end up not having how express their own grief. Health professionals claim that this lack of expression can be affect directly the emotional development of children. Games can be an effective resource to stabilish a dialogue with children about death and grief. This project describes the design of two serious games, targeted for children in the age group of 2 to 7 years old, one with the theme about the dialogue about grief and other to suport paliative care. Both games were projected to be used as therapeutic resources and played with the supervision of health professionals. After studies in literature and media platfoms, it was noticed that the dialogue with children about death is usually made trough storytelling, thus, both games idealized here are in storytelling mechanics, one with the history defined by helth professionals and the other with the history defined by the player from elements made available by the professional. Both games are projected utilizing the SemTh approach for the design of therapeutic games. The games are evaluated by health professionals and computer professionals and gave subsidies so that two new mechanics of games were implemented in the RUFUS platform of digital game authoring. With this new mechanics, professionals in others domains can create their own storytelling games and work with any other thematic with their population of interest.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues, Kamila Rios da HoraVerhalen, Aline Elias Cardoso2022-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-02062023-085520/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-02T12:06:42Zoai:teses.usp.br:tde-02062023-085520Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-02T12:06:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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