Contribuição para a avaliação da infraestrutura cicloviária do município de São Paulo por meio de parâmetros geométricos e de qualidade de pavimentos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-02032020-134032/ |
Resumo: | A adoção da bicicleta como modo de transporte traz benefícios econômicos, políticos, energéticos, sociais e ambientais, não apenas aos ciclistas, mas a toda a cidade. Contudo, para a aderência dos cidadãos ao uso da bicicleta, é necessária a oferta de vias cicláveis que garantam conforto e, principalmente, segurança ao usuário. Desta forma, além da implementação de vias cicláveis, o desenvolvimento de pesquisas que discutam formas de avaliação da infraestrutura cicloviária e que subsidiem a delimitação de níveis aceitáveis de adequação é de grande importância. Tendo como base os elementos dos sistemas de gerência de pavimentos, este trabalho teve como objetivo contribuir para a avaliação da qualidade dos pavimentos e da adequação geométrica das ciclovias e ciclofaixas de uma área piloto de São Paulo (SP). A avaliação da qualidade dos pavimentos se deu a partir de um catálogo e de um inventário geral de defeitos e patologias de vias cicláveis. Também foram definidos fatores de ponderação entre defeitos de pavimentos cicloviários por meio de um questionário de percepção comparada que subsidiaram os resultados do Índice de Gravidade Global adaptado a Vias Cicláveis (IGGVC). A irregularidade longitudinal foi avaliada por meio das respostas de vibração de um sensor de aceleração vertical embarcado em uma bicicleta, resultando no índice de RMSVA (root mean square vertical acceleration). Estes índices foram correlacionados indicando que vias com mais defeitos, tendem a apresentar valores de RMSVA também maiores. A adequação geométrica foi avaliada sob três aspectos: larguras, declividades e velocidades. Foram coletadas as larguras médias, calculadas as declividades dos segmentos da área piloto e observadas as velocidades máximas permitidas dos automóveis das vias adjacentes para comparação com intervalos de referência. Estes valores foram integrados no IAGVC (Indicador de Adequação Geométrica Adaptado a Vias Cicláveis), apontando que nenhum segmento é plenamente inadequado, porém, apenas um terço foi classificado como plenamente adequado. |
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Contribuição para a avaliação da infraestrutura cicloviária do município de São Paulo por meio de parâmetros geométricos e de qualidade de pavimentos.Contribution to the assessment of the cycling infrastructure of the city of São Paulo through geometric parameters and pavement quality.Bikeway geometryBikeway pavementsCiclovias (Infraestrutura)Cycling infrastructureGeographic Information SystemsGeometria cicloviáriaInfraestrutura cicloviáriaPavement Management SystemsPavimentaçãoPavimentos cicloviáriosSistemas de Gerência de PavimentosSistemas de Informação GeográficaA adoção da bicicleta como modo de transporte traz benefícios econômicos, políticos, energéticos, sociais e ambientais, não apenas aos ciclistas, mas a toda a cidade. Contudo, para a aderência dos cidadãos ao uso da bicicleta, é necessária a oferta de vias cicláveis que garantam conforto e, principalmente, segurança ao usuário. Desta forma, além da implementação de vias cicláveis, o desenvolvimento de pesquisas que discutam formas de avaliação da infraestrutura cicloviária e que subsidiem a delimitação de níveis aceitáveis de adequação é de grande importância. Tendo como base os elementos dos sistemas de gerência de pavimentos, este trabalho teve como objetivo contribuir para a avaliação da qualidade dos pavimentos e da adequação geométrica das ciclovias e ciclofaixas de uma área piloto de São Paulo (SP). A avaliação da qualidade dos pavimentos se deu a partir de um catálogo e de um inventário geral de defeitos e patologias de vias cicláveis. Também foram definidos fatores de ponderação entre defeitos de pavimentos cicloviários por meio de um questionário de percepção comparada que subsidiaram os resultados do Índice de Gravidade Global adaptado a Vias Cicláveis (IGGVC). A irregularidade longitudinal foi avaliada por meio das respostas de vibração de um sensor de aceleração vertical embarcado em uma bicicleta, resultando no índice de RMSVA (root mean square vertical acceleration). Estes índices foram correlacionados indicando que vias com mais defeitos, tendem a apresentar valores de RMSVA também maiores. A adequação geométrica foi avaliada sob três aspectos: larguras, declividades e velocidades. Foram coletadas as larguras médias, calculadas as declividades dos segmentos da área piloto e observadas as velocidades máximas permitidas dos automóveis das vias adjacentes para comparação com intervalos de referência. Estes valores foram integrados no IAGVC (Indicador de Adequação Geométrica Adaptado a Vias Cicláveis), apontando que nenhum segmento é plenamente inadequado, porém, apenas um terço foi classificado como plenamente adequado.Cycling adoption as a mode of transport brings economic, political, energetic, social and environmental benefits, not only to cyclists, but to the entire city. However, for the citizens\' adherence to the use of the bicycle, it is necessary to offer bikeways that guarantee comfort and, mainly, safety to the user. Thus, in addition to the implementation of bikeways, the development of research that discusses ways of assessing cycling infrastructure and supporting the delimitation of acceptable standards is very important. Based on the pavement management systems components, this work aimed to contribute to the evaluation of the pavement standard and the geometric suitability of the bike lanes and bike paths of a pilot area of São Paulo (SP). The assessment of pavement standard was based on an catalog and na inventory of bikeway defects and failures. Also, a weighting factors of bikeway pavements defects were defined by a comparative perception questionnaire that supported the results of the Global Gravity Index adapted to Bikeways (IGGVC). Bikeway roughness was assessed by vibration responses of a vertical acceleration sensor embedded in a bicycle, resulting in the root mean square vertical acceleration indicator (RMSVA). These indices were correlated indicating that bikeways with more defects tend to exhibit higher RMSVA values. Geometric suitability was evaluated under three aspects: widths, slopes and velocity. The average widths were collected, the declivities were calculated, and the maximum allowed speeds of the adjacent streets were observed for comparison with reference ranges. These values were incorporated into the IAGVC indicator (Geometric Suitability Indicator adapted to Bikeways) which showed that no segment of the pilot area is totally inadequate, but only one third were classified as fully adequate.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBalbo, Jose TadeuFerreira, Roger Biganzolli2019-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-02032020-134032/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-03-02T20:06:02Zoai:teses.usp.br:tde-02032020-134032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-03-02T20:06:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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