Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otrenti, Eloá
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-22062017-101200/
Resumo: Introdução. Essa pesquisa foi desenvolvida conforme as etapas do Arco de Maguerez para problematização do objeto de estudo. Assim, a primeira etapa correspondeu à observação da realidade, incluindo o cenário local e nacional e a leitura crítica de referenciais teóricos sobre o processo ensino aprendizagem. A segunda etapa identificou os postos-chave para problematização, constituindo-se nos Objetivos do estudo - compreender as representações sociais sobre processo ensino aprendizagem de estudantes e professoras de enfermagem, com ênfase nas estratégias de ensino e - descrever aspectos práticos e possibilidades de ajustes no processo ensino-aprendizagem diante das representações sociais identificadas. Na terceira etapa, a teorização, ancorou-se no referencial das representações sociais e do processo ensino aprendizagem, principalmente, à luz da obra freiriana. O levantamento de pressupostos, quarta etapa, teve como Método a pesquisa qualitativa, com entrevistas individuais, apoiadas por fotografias e norteadas pelas questões Para você, o que é processo ensino aprendizagem? e Quais as estratégias de ensino que predominam nesta Escola? Por quê? Foram entrevistadas, 12 graduandas em enfermagem e oito docentes da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Após a análise das entrevistas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, foi realizada a quinta etapa, a aplicação na realidade, desenvolvida por meio da técnica de grupo focal, com a finalidade de discutir os achados na etapa anterior, buscando ações viáveis na prática e compatíveis às representações sociais do grupo. Foram dois encontros de duas horas cada um e participação de quatro graduandas e quatro professoras, o convite foi feito a todas as entrevistadas. Resultados As ideias centrais dos discursos mostraram como representação social do processo ensino aprendizagem: -compartilhar experiências e saberes; -integrado a situações externas ao espaço universitário; -deve ser significativo e -um ciclo dinâmico. Com relação às estratégias de ensino predominantes na Escola, as ideias centrais apontaram: -aulas expositivas: vantagens e desvantagens; -aulas participativas: perspectiva de mudança e outras estratégias: pesquisa e atividades práticas. Nos dois encontros de grupo focal, as participantes elencaram ações exequíveis para alinhar as representações sociais encontradas, com o modo de ensinar na Escola, entre elas, a elaboração de plano de ensino em disciplinas piloto e parada pedagógica semestral para avaliação da estrutura curricular e metodologias de ensino aplicadas. Considerações finais O processo ensino aprendizagem pode e deve ser participativo, contemplando o contexto social. Ficaram evidentes os esforços para implementar mudanças que viabilizem a aprendizagem significativa. A parada pedagógica pode ser um espaço importante para, de fato, programar ações propostas nesse estudo em consonância com as metas Institucionais. A adoção da problematização para condução da pesquisa teve sintonia com a educação emancipatória e iluminou possibilidades para aprimorar o fazer ensino e aprendizagem na Escola.
id USP_b0ce10ee5972f57c5c1b375cfbc375be
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22062017-101200
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professorasTeaching-learning process in nursing illuminated by the social representations of undergraduate students and teachersaprendizagem.bacharelado em enfermagemensinonursing baccalaureaterepresentações sociaissocial representationsteaching learning process.Introdução. Essa pesquisa foi desenvolvida conforme as etapas do Arco de Maguerez para problematização do objeto de estudo. Assim, a primeira etapa correspondeu à observação da realidade, incluindo o cenário local e nacional e a leitura crítica de referenciais teóricos sobre o processo ensino aprendizagem. A segunda etapa identificou os postos-chave para problematização, constituindo-se nos Objetivos do estudo - compreender as representações sociais sobre processo ensino aprendizagem de estudantes e professoras de enfermagem, com ênfase nas estratégias de ensino e - descrever aspectos práticos e possibilidades de ajustes no processo ensino-aprendizagem diante das representações sociais identificadas. Na terceira etapa, a teorização, ancorou-se no referencial das representações sociais e do processo ensino aprendizagem, principalmente, à luz da obra freiriana. O levantamento de pressupostos, quarta etapa, teve como Método a pesquisa qualitativa, com entrevistas individuais, apoiadas por fotografias e norteadas pelas questões Para você, o que é processo ensino aprendizagem? e Quais as estratégias de ensino que predominam nesta Escola? Por quê? Foram entrevistadas, 12 graduandas em enfermagem e oito docentes da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Após a análise das entrevistas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, foi realizada a quinta etapa, a aplicação na realidade, desenvolvida por meio da técnica de grupo focal, com a finalidade de discutir os achados na etapa anterior, buscando ações viáveis na prática e compatíveis às representações sociais do grupo. Foram dois encontros de duas horas cada um e participação de quatro graduandas e quatro professoras, o convite foi feito a todas as entrevistadas. Resultados As ideias centrais dos discursos mostraram como representação social do processo ensino aprendizagem: -compartilhar experiências e saberes; -integrado a situações externas ao espaço universitário; -deve ser significativo e -um ciclo dinâmico. Com relação às estratégias de ensino predominantes na Escola, as ideias centrais apontaram: -aulas expositivas: vantagens e desvantagens; -aulas participativas: perspectiva de mudança e outras estratégias: pesquisa e atividades práticas. Nos dois encontros de grupo focal, as participantes elencaram ações exequíveis para alinhar as representações sociais encontradas, com o modo de ensinar na Escola, entre elas, a elaboração de plano de ensino em disciplinas piloto e parada pedagógica semestral para avaliação da estrutura curricular e metodologias de ensino aplicadas. Considerações finais O processo ensino aprendizagem pode e deve ser participativo, contemplando o contexto social. Ficaram evidentes os esforços para implementar mudanças que viabilizem a aprendizagem significativa. A parada pedagógica pode ser um espaço importante para, de fato, programar ações propostas nesse estudo em consonância com as metas Institucionais. A adoção da problematização para condução da pesquisa teve sintonia com a educação emancipatória e iluminou possibilidades para aprimorar o fazer ensino e aprendizagem na Escola.Introduction This research was developed according to Maguerez` Arch for problematization of the study object. Therefore, first stage was reality review, including local and national scenario and critical reading of theoretical references about teaching learning process. Second stage identified key points for problematization, regarding to aim the Objectives understand social representation about teaching learning process for nurse teachers and student, focused on teaching strategy and describe practical matters and adjusts possibilities face social representation identified. Third stage, the theorization, based on social representation for teaching learning process and major reference on Paulo Freire works. Assumption Rise, fourth stage, qualitative research Method, individual interviews, supported by photographic and the questions: In your understand, what teaching-learning process? - What are the main teaching strategies in schools? Why? Were interviewed 12 nursing students and eight teachers from School of Nursing of University of São Paulo. The interviews were analyzed by Discourse of the Collective Subject. After that, was perform the Fifth stage, apply on reality, developed by focal group method, discuss the previews outputs from others stages, looking for practice and compatible group actions feasible to social representation. The invitation were send to all interviewed. After two sections with two hours each one with four students and four teachers. Results The mainly speech ideas showed as social representation of teaching learning process- share experiences and know how; - integrated external situations to university should be significant and it is a dynamic circle. Regarding to main schools teaching strategy, the main ideas showed: expository classes: advantages and disadvantages participant class: changes perspectives others strategy: research and practical activities. On both focal group meeting, all participants target actions required to align social representation founded on how to teach in school, among then, perform teach plan for assumptions pilots and pedagogical stops for curricular and methodology structure assessments. Final Considerations Teaching learning process should be dynamic and participative, focus on social context. It is clear those efforts to implement changes in the institution teaching learning process. The pedagogical stops could be relevant to implement proposed actions on this study together with Institutional goals. The problematization adopted to conduct this research was aligned with emancipatory.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMira, Vera LuciaOtrenti, Eloá2017-03-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-22062017-101200/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-22062017-101200Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras
Teaching-learning process in nursing illuminated by the social representations of undergraduate students and teachers
title Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras
spellingShingle Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras
Otrenti, Eloá
aprendizagem.
bacharelado em enfermagem
ensino
nursing baccalaureate
representações sociais
social representations
teaching learning process.
title_short Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras
title_full Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras
title_fullStr Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras
title_full_unstemmed Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras
title_sort Processo de ensino-aprendizagem em enfermagem à luz das representações sociais de graduandas e professoras
author Otrenti, Eloá
author_facet Otrenti, Eloá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mira, Vera Lucia
dc.contributor.author.fl_str_mv Otrenti, Eloá
dc.subject.por.fl_str_mv aprendizagem.
bacharelado em enfermagem
ensino
nursing baccalaureate
representações sociais
social representations
teaching learning process.
topic aprendizagem.
bacharelado em enfermagem
ensino
nursing baccalaureate
representações sociais
social representations
teaching learning process.
description Introdução. Essa pesquisa foi desenvolvida conforme as etapas do Arco de Maguerez para problematização do objeto de estudo. Assim, a primeira etapa correspondeu à observação da realidade, incluindo o cenário local e nacional e a leitura crítica de referenciais teóricos sobre o processo ensino aprendizagem. A segunda etapa identificou os postos-chave para problematização, constituindo-se nos Objetivos do estudo - compreender as representações sociais sobre processo ensino aprendizagem de estudantes e professoras de enfermagem, com ênfase nas estratégias de ensino e - descrever aspectos práticos e possibilidades de ajustes no processo ensino-aprendizagem diante das representações sociais identificadas. Na terceira etapa, a teorização, ancorou-se no referencial das representações sociais e do processo ensino aprendizagem, principalmente, à luz da obra freiriana. O levantamento de pressupostos, quarta etapa, teve como Método a pesquisa qualitativa, com entrevistas individuais, apoiadas por fotografias e norteadas pelas questões Para você, o que é processo ensino aprendizagem? e Quais as estratégias de ensino que predominam nesta Escola? Por quê? Foram entrevistadas, 12 graduandas em enfermagem e oito docentes da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Após a análise das entrevistas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo, foi realizada a quinta etapa, a aplicação na realidade, desenvolvida por meio da técnica de grupo focal, com a finalidade de discutir os achados na etapa anterior, buscando ações viáveis na prática e compatíveis às representações sociais do grupo. Foram dois encontros de duas horas cada um e participação de quatro graduandas e quatro professoras, o convite foi feito a todas as entrevistadas. Resultados As ideias centrais dos discursos mostraram como representação social do processo ensino aprendizagem: -compartilhar experiências e saberes; -integrado a situações externas ao espaço universitário; -deve ser significativo e -um ciclo dinâmico. Com relação às estratégias de ensino predominantes na Escola, as ideias centrais apontaram: -aulas expositivas: vantagens e desvantagens; -aulas participativas: perspectiva de mudança e outras estratégias: pesquisa e atividades práticas. Nos dois encontros de grupo focal, as participantes elencaram ações exequíveis para alinhar as representações sociais encontradas, com o modo de ensinar na Escola, entre elas, a elaboração de plano de ensino em disciplinas piloto e parada pedagógica semestral para avaliação da estrutura curricular e metodologias de ensino aplicadas. Considerações finais O processo ensino aprendizagem pode e deve ser participativo, contemplando o contexto social. Ficaram evidentes os esforços para implementar mudanças que viabilizem a aprendizagem significativa. A parada pedagógica pode ser um espaço importante para, de fato, programar ações propostas nesse estudo em consonância com as metas Institucionais. A adoção da problematização para condução da pesquisa teve sintonia com a educação emancipatória e iluminou possibilidades para aprimorar o fazer ensino e aprendizagem na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-22062017-101200/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7140/tde-22062017-101200/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256529200218112