A atenção à crianças e adolescentes em territórios vulnerabilizados: articulação intersetorial sob a ótica de profissionais de saúde e assistência social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Larissa Barros de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-23052024-074033/
Resumo: O presente estudo buscou identificar e analisar iniciativas intersetoriais na atenção à crianças e adolescentes em territórios vulnerabilizados. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório-descritivo e analítico interpretativo. Realizada a partir de entrevistas semiestruturadas em profundidade, junto a profissionais atuantes em serviços da Atenção Primária à Saúde e da Proteção Básica de Assistência Social do município de Ribeirão Preto-SP, Brasil. Para gerenciamento dos dados e análise temática inicial foram usados recursos do software Atlas.ti versão22. Posteriormente, o processo de análise seguiu caráter interpretativo-reconstrutivo a partir do referencial teórico da Hermenêutica Crítica de Jürgen Habermas tendo como base sua Teoria da Ação Comunicativa. Participaram do estudo 15 profissionais, atuantes em 13 diferentes serviços, sendo oito deles vinculados à Assistência Social e cinco à Saúde. Verificou-se, a partir das entrevistas, estratégias escassas voltadas a intersetorialidade na atenção à crianças e adolescentes, com ausência de articulação entre os diferentes setores mesmo diante de situações complexas como o enfrentamento a pandemia da Covid-19. Foram destacadas pelos trabalhadores ações pontuais, sem enfoque institucional ou sistematização. Como consequência, os proferimentos revelaram haver um limitado impacto nas comunidades no que concerne ao enfrentamento das iniquidades sociais. Desafios foram pontuados pelos profissionais como entraves para o desenvolvimento ideal de ações, destacando-se a falta de políticas públicas e investimento adequado, o desinteresse por parte das autoridades, assim como a burocracia nos processos cotidianos. E ainda, a necessidade de melhores condições de trabalho, sendo referida a rotatividade dos profissionais e a insuficiência de recursos humanos, com equipes mínimas em áreas extensas e de alta demanda. As falas dos profissionais revelam distanciamento quanto à cultura de abordagens intersetoriais e perspectiva de rede na gestão de problemáticas sociais. Assim, serviços de assistência mostram-se ainda ancorados em um modelo conservador de trabalho, de organização fragmentada e gestão baseada na centralização do poder. Em suma, esta pesquisa possibilitou identificar a carência de uma agenda e gestão municipal comprometida, assim como os desafios para a efetivação de uma atuação intersetorial, com ações efetivas e sistematizadas, voltada à crianças e adolescentes que nascem e crescem em regiões vulnerabilizadas.
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Para gerenciamento dos dados e análise temática inicial foram usados recursos do software Atlas.ti versão22. Posteriormente, o processo de análise seguiu caráter interpretativo-reconstrutivo a partir do referencial teórico da Hermenêutica Crítica de Jürgen Habermas tendo como base sua Teoria da Ação Comunicativa. Participaram do estudo 15 profissionais, atuantes em 13 diferentes serviços, sendo oito deles vinculados à Assistência Social e cinco à Saúde. Verificou-se, a partir das entrevistas, estratégias escassas voltadas a intersetorialidade na atenção à crianças e adolescentes, com ausência de articulação entre os diferentes setores mesmo diante de situações complexas como o enfrentamento a pandemia da Covid-19. Foram destacadas pelos trabalhadores ações pontuais, sem enfoque institucional ou sistematização. Como consequência, os proferimentos revelaram haver um limitado impacto nas comunidades no que concerne ao enfrentamento das iniquidades sociais. Desafios foram pontuados pelos profissionais como entraves para o desenvolvimento ideal de ações, destacando-se a falta de políticas públicas e investimento adequado, o desinteresse por parte das autoridades, assim como a burocracia nos processos cotidianos. E ainda, a necessidade de melhores condições de trabalho, sendo referida a rotatividade dos profissionais e a insuficiência de recursos humanos, com equipes mínimas em áreas extensas e de alta demanda. As falas dos profissionais revelam distanciamento quanto à cultura de abordagens intersetoriais e perspectiva de rede na gestão de problemáticas sociais. Assim, serviços de assistência mostram-se ainda ancorados em um modelo conservador de trabalho, de organização fragmentada e gestão baseada na centralização do poder. Em suma, esta pesquisa possibilitou identificar a carência de uma agenda e gestão municipal comprometida, assim como os desafios para a efetivação de uma atuação intersetorial, com ações efetivas e sistematizadas, voltada à crianças e adolescentes que nascem e crescem em regiões vulnerabilizadas.The present study sought to identify and analyze intersectoral initiatives in the care of children and adolescents in vulnerable territories. This is a qualitative research of an exploratory-descriptive and interpretative analytical nature. Carried out through in-depth semi-structured interviews, with professionals working in Primary Health Care and Basic Social Assistance Protection services in the city of Ribeirão Preto-SP, Brazil. For data management and initial thematic analysis, resources from the Atlas.ti software version22 were used. Subsequently, the analysis process followed an interpretative-reconstructive character based on the theoretical framework of Jürgen Habermas\' Critical Hermeneutics, based on his Theory of Communicative Action. Fifteen professionals participated in the study, working in 13 different services, eight of which were linked to Social Assistance and five to Health. From the interviews, it was verified that there were few strategies aimed at intersectoral care for children and adolescents, with a lack of coordination between the different sectors even in the face of complex situations such as facing the Covid-19 pandemic. Specific actions were highlighted by the workers, without institutional focus or systematization. As a consequence, the statements revealed that there was a limited impact on communities in terms of confronting social inequities. Challenges were highlighted by professionals as obstacles to the ideal development of actions, highlighting the lack of public policies and adequate investment, lack of interest on the part of authorities, as well as bureaucracy in daily processes. And also, the need for better working conditions, with reference to the turnover of professionals and the lack of human resources, with minimal teams in large and high-demand areas. The professionals\' statements reveal a distance from the culture of intersectoral approaches and a network perspective in the management of social problems. Thus, assistance services are still anchored in a conservative work model, with fragmented organization and management based on the centralization of power. In short, this research made it possible to identify the lack of a committed municipal agenda and management, as well as the challenges in implementing intersectoral action, with effective and systematized actions, aimed at children and adolescents who are born and grow up in vulnerable regions.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFiorati, Regina CeliaSouza, Larissa Barros de2024-02-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-23052024-074033/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-12T16:30:02Zoai:teses.usp.br:tde-23052024-074033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-12T16:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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