O deus das ilusões: cultura e classe social em A história secreta de Donna Tartt.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-23082024-092001/ |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo analisar o romance A história secreta (1992), de Donna Tartt, cujo enredo gira em torno de um jovem de classe média que adentra uma privilegiada faculdade na Nova Inglaterra e cujo fascínio pelos colegas da classe dominante faz com que ele deseje emular o seu comportamento em busca de ascensão social, se tornando cúmplice de assassinatos perpetrados pelos colegas. Por meio da análise de trechos do romance, visa-se compreender a forma como a obra é uma herdeira direta da tradição do romance acadêmico e de suas discussões acerca da desigualdade social presente na academia. Ademais, investiga-se como o protagonista utiliza o capital cultural como uma forma de ascensão social, com base em hierarquizações pautadas pelo gosto estético. A partir de uma análise dos conceitos estéticos colocados pelo narrador na narrativa (pitoresco, sublime e belo), foi analisado o desenvolvimento da perspectiva estética do narrador, cuja ênfase é dada em suas descrições acerca da casa de campo, local utilizado pela autora como um locus horrendus, no qual ela trabalhou com artifícios da literatura gótica. Concluiu-se que o teor meritocrático do discurso do protagonista está envolto por irrealidades e ilusões, que ficam ainda mais evidentes quando ele utiliza diversos gêneros literários para ler o mundo ao seu redor. |
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O deus das ilusões: cultura e classe social em A história secreta de Donna Tartt.The god of illusions: culture and social class in The Secret History of Donna Tartt.A história secretaAcademic novelDonna TarttDonna TarttGothic literatureLiteratura góticaRomance acadêmicoThe Secret HistoryA presente dissertação tem como objetivo analisar o romance A história secreta (1992), de Donna Tartt, cujo enredo gira em torno de um jovem de classe média que adentra uma privilegiada faculdade na Nova Inglaterra e cujo fascínio pelos colegas da classe dominante faz com que ele deseje emular o seu comportamento em busca de ascensão social, se tornando cúmplice de assassinatos perpetrados pelos colegas. Por meio da análise de trechos do romance, visa-se compreender a forma como a obra é uma herdeira direta da tradição do romance acadêmico e de suas discussões acerca da desigualdade social presente na academia. Ademais, investiga-se como o protagonista utiliza o capital cultural como uma forma de ascensão social, com base em hierarquizações pautadas pelo gosto estético. A partir de uma análise dos conceitos estéticos colocados pelo narrador na narrativa (pitoresco, sublime e belo), foi analisado o desenvolvimento da perspectiva estética do narrador, cuja ênfase é dada em suas descrições acerca da casa de campo, local utilizado pela autora como um locus horrendus, no qual ela trabalhou com artifícios da literatura gótica. Concluiu-se que o teor meritocrático do discurso do protagonista está envolto por irrealidades e ilusões, que ficam ainda mais evidentes quando ele utiliza diversos gêneros literários para ler o mundo ao seu redor.The objective of this dissertation is the analysis of the novel The Secret History (1992), by Donna Tartt, whose plot revolves around a young middle-class man who enters a privileged college in New England and whose fascination with his classmates from the ruling class makes him wants to imitate their behavior in search of social advancement, becoming an accomplice in murders perpetrated by his colleagues. Through the analysis of excerpts from the novel, the aim is to understand how the work is a direct heir to the tradition of the academic novel and its discussions about social inequality present in academia. Furthermore, we investigate how the protagonist uses cultural capital as a form of social ascension, based on hierarchies guided by aesthetic taste. From an analysis of the aesthetic concepts presented by the narrator in the narrative (picturesque, sublime and beautiful), the development of the narrator\'s aesthetic perspective was developed by the emphasis in his specifications about the country house, a place used as a locus horrendus, on which the author worked with the Gothic literature. It is concluded that the meritocratic content of the protagonist\'s speech is surrounded by unrealities and illusions, which become even more evident when he uses different literary genres to read the world around him.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPuglia, DanielCouto, Laisa Ribeiro do2024-03-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-23082024-092001/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-23T13:41:02Zoai:teses.usp.br:tde-23082024-092001Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-23T13:41:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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