Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Mara Cristina Rodrigues
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092009-161959/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar e compreender a fala de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola particular de São Paulo sobre suas idéias e noções a respeito de leitura em contexto escolar. A partir de leituras de obras literárias feitas ao longo de um ano, realizou-se um questionário para investigar a noção de leitura e literatura que o leitor tem e em que medida tal noção está condicionada às práticas escolares de leitura. O conhecimento das idéias de Calkins (1989) que explicitam o papel da sala de aula, planejada para o trabalho com a leitura, nos auxiliou na busca pelo leitor e não pelo livro. Este trabalho relata também a fala de uma criança no momento em que lê um livro e estabelece um diálogo com ele, na tentativa de escrever a sua leitura, como afirma Barthes (1987). Para compreendermos essas falas, foi feita a análise de uma prática pedagógica em relação à leitura de livros de literatura. Focalizou-se o lado de dentro da sala de aula, levando em consideração a necessidade de se elaborar um programa de leitura voltado para a formação do aluno enquanto leitor de textos literários capaz de reconhecer o livro enquanto objeto estético. A análise das falas das crianças e do programa de leitura proposto para esses alunos visa contribuir para a revisão das atuais práticas de leitura em sala de aula, compreendendo a leitura como ruptura ao já lido e como uma ação que instiga o pensamento.
id USP_b0ef77923cfac37da32e6d0f12b9959a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09092009-161959
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitoresWriting the readings and the voices of young readersleituraliteraturaliteratureprática de ensinoreadingteaching practiceEste trabalho tem como objetivo analisar e compreender a fala de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola particular de São Paulo sobre suas idéias e noções a respeito de leitura em contexto escolar. A partir de leituras de obras literárias feitas ao longo de um ano, realizou-se um questionário para investigar a noção de leitura e literatura que o leitor tem e em que medida tal noção está condicionada às práticas escolares de leitura. O conhecimento das idéias de Calkins (1989) que explicitam o papel da sala de aula, planejada para o trabalho com a leitura, nos auxiliou na busca pelo leitor e não pelo livro. Este trabalho relata também a fala de uma criança no momento em que lê um livro e estabelece um diálogo com ele, na tentativa de escrever a sua leitura, como afirma Barthes (1987). Para compreendermos essas falas, foi feita a análise de uma prática pedagógica em relação à leitura de livros de literatura. Focalizou-se o lado de dentro da sala de aula, levando em consideração a necessidade de se elaborar um programa de leitura voltado para a formação do aluno enquanto leitor de textos literários capaz de reconhecer o livro enquanto objeto estético. A análise das falas das crianças e do programa de leitura proposto para esses alunos visa contribuir para a revisão das atuais práticas de leitura em sala de aula, compreendendo a leitura como ruptura ao já lido e como uma ação que instiga o pensamento.This dissertation aims at analyzing and understanding the voices of sixth graders in a private junior high school in São Paulo, Brazil, when they speak about their ideas and notions concerning reading within the school context. Based on the readings of literary works carried out within a school year, a questionnaire was developed to investigate two main aspects: the notions of reading and literature that these readers have and to what extent these notions are conditioned by school reading practices. The ideas of Calkins (1989) on the role of the reading class, specifically planned for this purpose, helped us in the search for the reader and not the book. This dissertation also reports the voice of a child during reading when a dialogue is established as an attempt to write the reading, as Barthes puts it (1987). To understand these voices, the analysis of the pedagogical reading practice involving literary books is also developed. This analysis focuses on the inside of the classroom, taking into account the implementation of a reading program that aims at the education of the student as a literature reader who is able to recognize the book as an aesthetics object. The analyses of both the voices of the children and the reading program makes it possible to revise contemporary reading practices within the classroom, based on the understanding of reading as a cleavage between what is being read and what has been read before and as a thought provoking activity.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPDietzsch, Mary Julia MartinsDias, Mara Cristina Rodrigues2009-04-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092009-161959/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-09092009-161959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores
Writing the readings and the voices of young readers
title Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores
spellingShingle Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores
Dias, Mara Cristina Rodrigues
leitura
literatura
literature
prática de ensino
reading
teaching practice
title_short Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores
title_full Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores
title_fullStr Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores
title_full_unstemmed Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores
title_sort Escrever a leitura e ouvir a fala de jovens leitores
author Dias, Mara Cristina Rodrigues
author_facet Dias, Mara Cristina Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dietzsch, Mary Julia Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Mara Cristina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv leitura
literatura
literature
prática de ensino
reading
teaching practice
topic leitura
literatura
literature
prática de ensino
reading
teaching practice
description Este trabalho tem como objetivo analisar e compreender a fala de alunos do sexto ano do ensino fundamental de uma escola particular de São Paulo sobre suas idéias e noções a respeito de leitura em contexto escolar. A partir de leituras de obras literárias feitas ao longo de um ano, realizou-se um questionário para investigar a noção de leitura e literatura que o leitor tem e em que medida tal noção está condicionada às práticas escolares de leitura. O conhecimento das idéias de Calkins (1989) que explicitam o papel da sala de aula, planejada para o trabalho com a leitura, nos auxiliou na busca pelo leitor e não pelo livro. Este trabalho relata também a fala de uma criança no momento em que lê um livro e estabelece um diálogo com ele, na tentativa de escrever a sua leitura, como afirma Barthes (1987). Para compreendermos essas falas, foi feita a análise de uma prática pedagógica em relação à leitura de livros de literatura. Focalizou-se o lado de dentro da sala de aula, levando em consideração a necessidade de se elaborar um programa de leitura voltado para a formação do aluno enquanto leitor de textos literários capaz de reconhecer o livro enquanto objeto estético. A análise das falas das crianças e do programa de leitura proposto para esses alunos visa contribuir para a revisão das atuais práticas de leitura em sala de aula, compreendendo a leitura como ruptura ao já lido e como uma ação que instiga o pensamento.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-04-22
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092009-161959/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-09092009-161959/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090554719371264