Um povo pacato e bucólico: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Júnior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pitta, Fernanda Mendonça
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-07022014-143843/
Resumo: A tese discute um conjunto de quatro obras do pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior, produzidas entre 1888 e 1897: Caipiras Negaceando, Caipira picando fumo, Amolação Interrompida e Partida da Monção. Procura compreender as principais características dessas obras, examinando-as no seu contexto de produção e recepção. Esforça-se por situá-las tanto em relação ao debate acerca da arte brasileira travado entre meados da década de 1870 e a década de 1890 no Brasil, bem como à produção europeia. Esse exame identifica um tópico central - a filiação às poéticas do realismo/naturalismo, compreendidas, no contexto brasileiro, como estratégia de configuração de uma arte nacional, mas também como esforço de responder a inquietações relativas aos desdobramentos da pesquisa pictórica de tradição europeia: a renovação da pintura de história através da pintura de costumes. Dos aspectos principais dessa discussão, ressalta o papel atribuído - pela crítica e pelo público, em especial paulista - às obras de Almeida Júnior na construção de novas iconografias nacionais. Desenvolve como tese central a interpretação de que o esforço por constituir essa nova visualidade evidencia uma relação complexa com os anseios de auto-representação de uma determinada parcela da sociedade brasileira, centrada especialmente em São Paulo.
id USP_b11a20d41e6bfbe275599cfbdb32a4e2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07022014-143843
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Um povo pacato e bucólico: costume, história e imaginário na pintura de Almeida JúniorAlmeida JúniorAlmeida Júniorarte brasileiraBrazilian artidentidade nacionalimaginárioNational IdentitypaintingpinturavisualidadeVisualityA tese discute um conjunto de quatro obras do pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior, produzidas entre 1888 e 1897: Caipiras Negaceando, Caipira picando fumo, Amolação Interrompida e Partida da Monção. Procura compreender as principais características dessas obras, examinando-as no seu contexto de produção e recepção. Esforça-se por situá-las tanto em relação ao debate acerca da arte brasileira travado entre meados da década de 1870 e a década de 1890 no Brasil, bem como à produção europeia. Esse exame identifica um tópico central - a filiação às poéticas do realismo/naturalismo, compreendidas, no contexto brasileiro, como estratégia de configuração de uma arte nacional, mas também como esforço de responder a inquietações relativas aos desdobramentos da pesquisa pictórica de tradição europeia: a renovação da pintura de história através da pintura de costumes. Dos aspectos principais dessa discussão, ressalta o papel atribuído - pela crítica e pelo público, em especial paulista - às obras de Almeida Júnior na construção de novas iconografias nacionais. Desenvolve como tese central a interpretação de que o esforço por constituir essa nova visualidade evidencia uma relação complexa com os anseios de auto-representação de uma determinada parcela da sociedade brasileira, centrada especialmente em São Paulo.The thesis discusses a set of four works by the Brazilian painter José Ferraz de Almeida Júnior, produced between 1888 and 1897: Caipiras Negaceando, Caipira picando fumo, Amolação Interrompida e Partida da Monção. Its purpose is to comprehend the main characteristics of those works, by an examining them in their context of production and reception. The effort is to observe them in relation to the debate on Brazilian art, between the 1870 and 1890\'s, as well as in its relation to European art. This exam stresses a central topic - their filiation to the poetics of realism and naturalism, interpreted, in the Brazilian context, as strategies for creating a national art. It also observes the aim to respond to the developments of the pictorial practice in the European tradition: the renewal of historical painting through the genre painting. From the central aspects of this discussion, it points to the role attributed to Almeida Júnior\'s works, especially by the \"paulista\" critique and public, in the configuration of a new national iconography. The main thesis is that the effort of creating a new \"visuality\" shows a complex relation to the aims of selfrepresentation of a particular group on Brazilian society, centered especially in São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChiarelli, Domingos TadeuPitta, Fernanda Mendonça2013-08-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-07022014-143843/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-07022014-143843Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Um povo pacato e bucólico: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Júnior
title Um povo pacato e bucólico: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Júnior
spellingShingle Um povo pacato e bucólico: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Júnior
Pitta, Fernanda Mendonça
Almeida Júnior
Almeida Júnior
arte brasileira
Brazilian art
identidade nacional
imaginário
National Identity
painting
pintura
visualidade
Visuality
title_short Um povo pacato e bucólico: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Júnior
title_full Um povo pacato e bucólico: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Júnior
title_fullStr Um povo pacato e bucólico: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Júnior
title_full_unstemmed Um povo pacato e bucólico: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Júnior
title_sort Um povo pacato e bucólico: costume, história e imaginário na pintura de Almeida Júnior
author Pitta, Fernanda Mendonça
author_facet Pitta, Fernanda Mendonça
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chiarelli, Domingos Tadeu
dc.contributor.author.fl_str_mv Pitta, Fernanda Mendonça
dc.subject.por.fl_str_mv Almeida Júnior
Almeida Júnior
arte brasileira
Brazilian art
identidade nacional
imaginário
National Identity
painting
pintura
visualidade
Visuality
topic Almeida Júnior
Almeida Júnior
arte brasileira
Brazilian art
identidade nacional
imaginário
National Identity
painting
pintura
visualidade
Visuality
description A tese discute um conjunto de quatro obras do pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior, produzidas entre 1888 e 1897: Caipiras Negaceando, Caipira picando fumo, Amolação Interrompida e Partida da Monção. Procura compreender as principais características dessas obras, examinando-as no seu contexto de produção e recepção. Esforça-se por situá-las tanto em relação ao debate acerca da arte brasileira travado entre meados da década de 1870 e a década de 1890 no Brasil, bem como à produção europeia. Esse exame identifica um tópico central - a filiação às poéticas do realismo/naturalismo, compreendidas, no contexto brasileiro, como estratégia de configuração de uma arte nacional, mas também como esforço de responder a inquietações relativas aos desdobramentos da pesquisa pictórica de tradição europeia: a renovação da pintura de história através da pintura de costumes. Dos aspectos principais dessa discussão, ressalta o papel atribuído - pela crítica e pelo público, em especial paulista - às obras de Almeida Júnior na construção de novas iconografias nacionais. Desenvolve como tese central a interpretação de que o esforço por constituir essa nova visualidade evidencia uma relação complexa com os anseios de auto-representação de uma determinada parcela da sociedade brasileira, centrada especialmente em São Paulo.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-07022014-143843/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-07022014-143843/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090469654691840