Cogestão: a experiência alemã como fonte de perspectivas para o Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2138/tde-01052021-191927/ |
Resumo: | O presente trabalho tem por escopo analisar a Cogestão, com ênfase na experiência histórica e jurídica alemã para, afinal, após uma análise da experiência história e jurídica brasileira com o mesmo instituto, concluir pela possibilidade de se utilizar a Cogestão como estágio de preparação e aprendizado coletivos com o objetivo de se atingir uma sociedade autogestionária ou, ao menos, mais justa, igual e democrática. À universidade, nesse contexto, é atribuída a tarefa de promover o acesso ao conhecimento por ela produzido e às discussões travadas em seu âmbito, - muito possivelmente por meio da extensão universitária - com a finalidade de fomentar o desenvolvimento pessoal de cada um e a tornar as pessoas capazes de se organizar e agir por si mesmas. |
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Cogestão: a experiência alemã como fonte de perspectivas para o BrasilCo-management: the German experience as a source of perspectives for BrazilBrasilCo-managementCollective labor lawComanagementDemocracia -- Brasil -- AlemanhaDemocracyDesenvolvimento humano -- Brasil -- AlemanhaDireito coletivo do trabalho -- Brasil -- AlemanhaGermanyGogestão -- Brasil -- AlemanhaHuman developmentParticipationRepresentationSelf-managementSindicalismo -- Brasil -- AlemanhaWeimarWorkO presente trabalho tem por escopo analisar a Cogestão, com ênfase na experiência histórica e jurídica alemã para, afinal, após uma análise da experiência história e jurídica brasileira com o mesmo instituto, concluir pela possibilidade de se utilizar a Cogestão como estágio de preparação e aprendizado coletivos com o objetivo de se atingir uma sociedade autogestionária ou, ao menos, mais justa, igual e democrática. À universidade, nesse contexto, é atribuída a tarefa de promover o acesso ao conhecimento por ela produzido e às discussões travadas em seu âmbito, - muito possivelmente por meio da extensão universitária - com a finalidade de fomentar o desenvolvimento pessoal de cada um e a tornar as pessoas capazes de se organizar e agir por si mesmas.The present work aims to analyze co-management, with emphasis on German historical and legal experience and, after an analysis of Brazilian history and legal experience with the same institute, conclude by the possibility of using co-management as a stage of preparation and learning collective with the objective of reaching a self-managed society or, at least, a fair, equal and democratic one. In this context, the university is assigned the task of promoting access to the knowledge produced by it and to the discussions held within it, - quite possibly through university extension - with the purpose of promoting the personal development of each one and making it people able to organize and act for themselves.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFeliciano, Guilherme GuimarãesSousa, Camila Costa de2020-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/2/2138/tde-01052021-191927/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T11:51:03Zoai:teses.usp.br:tde-01052021-191927Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T11:51:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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