Linha Paulista do Metrô de São Paulo: reflexos da inserção urbana na arquitetura e no método construtivo das estações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-19042021-101842/ |
Resumo: | Esta dissertação examina o processo de implantação do primeiro trecho da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, a Linha Paulista, com foco em suas estações. O estudo se propõe a investigar a inter-relação entre o projeto de arquitetura das estações e o meio urbano no qual estão inseridas. As quatro primeiras estações da linha -- Clínicas, Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro -- e as duas integrantes de sua primeira expansão -- Sumaré e Vila Madalena -- apresentam características que permitem identificar relações exemplares entre a arquitetura, os fatores determinantes do projeto, como método construtivo e programa, e os efeitos de sua inserção no território. Para analisar a arquitetura das estações, esta dissertação se vale da produção dos desenhos mais significativos dos projetos de cada uma delas, disponibilizando material iconográfico inédito dos objetos de estudo. A pesquisa identifica que o desenvolvimento dos projetos para estes espaços-equipamentos respondeu a sua dupla complexidade: tornar as estações lugares de suporte à vida urbana, qualificadas em si e em sua relação com o lugar de implantação; e, ao mesmo tempo, preservar e potencializar a capacidade de reorganização e democratização do território metropolitano enquanto rede de transporte urbano. Em consonância com um momento de reflexão teórica no campo da arquitetura e do urbanismo, a partir da década de 1970 as estações implantadas no Espigão Central inauguram na história do Metrô de São Paulo uma nova relação com seu entorno. A qualidade urbana das avenidas do Espigão Central da cidade, principalmente da Avenida Paulista, com seu desenho singular, irá permitir e nortear a arquitetura das estações e a implantação do sistema de mobilidade, em contraposição à experiência da primeira linha. |
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Linha Paulista do Metrô de São Paulo: reflexos da inserção urbana na arquitetura e no método construtivo das estaçõesThe Paulista Line of São Paulo Subway: reflections of urban insertion in architecture and the constructive method of stations.Estação de metrôInfrastructure projectLinha PaulistaMetrô de São PauloMobilidade urbanaPaulista LineProjeto de infraestruturaSão Paulo subwaySubway Line 2-GreenSubway stationUrban mobilityEsta dissertação examina o processo de implantação do primeiro trecho da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo, a Linha Paulista, com foco em suas estações. O estudo se propõe a investigar a inter-relação entre o projeto de arquitetura das estações e o meio urbano no qual estão inseridas. As quatro primeiras estações da linha -- Clínicas, Consolação, Trianon-Masp e Brigadeiro -- e as duas integrantes de sua primeira expansão -- Sumaré e Vila Madalena -- apresentam características que permitem identificar relações exemplares entre a arquitetura, os fatores determinantes do projeto, como método construtivo e programa, e os efeitos de sua inserção no território. Para analisar a arquitetura das estações, esta dissertação se vale da produção dos desenhos mais significativos dos projetos de cada uma delas, disponibilizando material iconográfico inédito dos objetos de estudo. A pesquisa identifica que o desenvolvimento dos projetos para estes espaços-equipamentos respondeu a sua dupla complexidade: tornar as estações lugares de suporte à vida urbana, qualificadas em si e em sua relação com o lugar de implantação; e, ao mesmo tempo, preservar e potencializar a capacidade de reorganização e democratização do território metropolitano enquanto rede de transporte urbano. Em consonância com um momento de reflexão teórica no campo da arquitetura e do urbanismo, a partir da década de 1970 as estações implantadas no Espigão Central inauguram na história do Metrô de São Paulo uma nova relação com seu entorno. A qualidade urbana das avenidas do Espigão Central da cidade, principalmente da Avenida Paulista, com seu desenho singular, irá permitir e nortear a arquitetura das estações e a implantação do sistema de mobilidade, em contraposição à experiência da primeira linha.This dissertation analyzes the implementation of the initial segment of São Paulo\'s Subway Line 2-Green, also known as the Paulista Line, focusing on its stations. The study seeks to explore the relationship between the stations architectural design and the urban context in which they have materialized. The line\'s first four stations -- Clínicas, Consolação, Trianon-Masp and Brigadeiro -- and the two stations that resulted from the line\'s first expansion -- Sumaré and Vila Madalena -- display features that allow us to identify revealing relationships between architecture, the project\'s defining factors, such as a building method and program, and the effects of their inclusion in the territory. To analyze the architecture of the stations, this dissertation resorts to the production of the most significant drawings of each one of the stations, making available new, as yet unpublished iconographic material of the objects of study. The research finds that the development of projects for those so-called equipment-spaces responded to their double complexity: to make the stations places of support for urban life, not only as they fulfill their primary purpose, but also in their relationship with the surrounding site; and to preserve and enhance the capacity for reorganization and democratization of the metropolitan territory as an urban transport network. In line with a moment of theoretical consideration in the fields of architecture and urbanism that started in the 1970s, the stations built on the Paulista hill range have established a fresh relationship with their surroundings, something new in the history of the São Paulo subway. The urban quality of the city\'s Espigão Central avenues, especially Avenida Paulista with its unique design, will guide the architectural conception of those stations and allow for the implementation of a mobility system, in contrast to the experience provided by São Paulo\'s first subway line (1-Blue).Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Helena Aparecida AyoubViegas, Mariana Felippe2020-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-19042021-101842/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-05-23T21:22:02Zoai:teses.usp.br:tde-19042021-101842Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-05-23T21:22:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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