Aprendizado organizacional aplicado na gestão de projetos complexos, considerando a governança, ganho de rentabilidade e estilo de gestão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85131/tde-06042023-122506/ |
Resumo: | Projetos são definidos como um conjunto de tarefas concatenadas que resultam na consecução de um objetivo dentro de um prazo determinado. O objetivo é descrito por meio de entregáveis bem definidos. Independentemente da natureza dos entregáveis processos, produtos, ou serviços - o objetivo sempre visa uma mudança na organização. Muitos dos problemas de orçamento, cronograma e design derivam de incertezas inerentes ao meio de desenvolvimento e contexto do projeto. A gerência de risco em projetos, por exemplo, se preocupa em avaliar incertezas sob a forma de riscos, explorando possibilidades de atuação e integrando os resultados no planejamento desses projetos. A impossibilidade de se eliminar totalmente os riscos não impede que, pelo menos, eles sejam gerenciados adequadamente, tornando os projetos mais previsíveis e aumentando a qualidade final tanto do produto como do processo e fazendo com o que o gestor tome a decisão para avaliar, explorar e direcionar a ação correta para cada tipo de problema encontrado. Limitações e lacunas têm sido detectadas em pesquisas e nas práticas de gestão dos projetos, seja por falta de uma metodologia adequada ou por falhas na tomada de decisão. Normalmente, parâmetros usuais como tempo, custo e qualidade são nitidamente insuficientes para descrever com propriedade a situação real de um projeto num determinado instante do ciclo de vida. A contribuição original desta pesquisa visa cobrir a falta existente de métodos de avaliação da eficiência e eficácia do estilo de gestão e seus impactos na rentabilidade de projetos complexos através da utilização de técnicas de gestão do conhecimento de forma a explorar o saber e o raciocínio coletivo na tomada de decisão. Neste trabalho investigou-se o impacto do aprendizado organizacional, através da utilização de uma base de conhecimento, no ganho de rentabilidade nas entregas dos projetos de alta complexidade e como os estilos de gestão contribuem para atingir esse objetivo e as similaridades nas tomadas de decisão no ciclo de projeto. |
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Aprendizado organizacional aplicado na gestão de projetos complexos, considerando a governança, ganho de rentabilidade e estilo de gestãoOrganizational learning applied in the management of complex projects, considering governance, profitability gains and management stylecomplex projectsestilo de liderançagerenciamento do conhecimentogestão de projetoknowledge managementleadership styleprofitability and project successproject managementprojetos complexosrentabilidade e sucesso em projetosProjetos são definidos como um conjunto de tarefas concatenadas que resultam na consecução de um objetivo dentro de um prazo determinado. O objetivo é descrito por meio de entregáveis bem definidos. Independentemente da natureza dos entregáveis processos, produtos, ou serviços - o objetivo sempre visa uma mudança na organização. Muitos dos problemas de orçamento, cronograma e design derivam de incertezas inerentes ao meio de desenvolvimento e contexto do projeto. A gerência de risco em projetos, por exemplo, se preocupa em avaliar incertezas sob a forma de riscos, explorando possibilidades de atuação e integrando os resultados no planejamento desses projetos. A impossibilidade de se eliminar totalmente os riscos não impede que, pelo menos, eles sejam gerenciados adequadamente, tornando os projetos mais previsíveis e aumentando a qualidade final tanto do produto como do processo e fazendo com o que o gestor tome a decisão para avaliar, explorar e direcionar a ação correta para cada tipo de problema encontrado. Limitações e lacunas têm sido detectadas em pesquisas e nas práticas de gestão dos projetos, seja por falta de uma metodologia adequada ou por falhas na tomada de decisão. Normalmente, parâmetros usuais como tempo, custo e qualidade são nitidamente insuficientes para descrever com propriedade a situação real de um projeto num determinado instante do ciclo de vida. A contribuição original desta pesquisa visa cobrir a falta existente de métodos de avaliação da eficiência e eficácia do estilo de gestão e seus impactos na rentabilidade de projetos complexos através da utilização de técnicas de gestão do conhecimento de forma a explorar o saber e o raciocínio coletivo na tomada de decisão. Neste trabalho investigou-se o impacto do aprendizado organizacional, através da utilização de uma base de conhecimento, no ganho de rentabilidade nas entregas dos projetos de alta complexidade e como os estilos de gestão contribuem para atingir esse objetivo e as similaridades nas tomadas de decisão no ciclo de projeto.Projects are defined as a set of concatenated tasks that result in the achievement of an objective within a given period. The objective is described by means of well-defined deliverables. Regardless of the nature of deliverables - processes, products, or services - the goal is always to change the organization. Many of the budget, schedule and design problems stem from uncertainties inherent in the development environment and context of the project. Project risk management, for example, is concerned with evaluating uncertainties, in the form of risks, exploring possibilities for action and integrating the results in the planning of these projects The impossibility of completely eliminating risks does not prevent that, at least, they are managed properly, making projects more predictable and increasing the final quality of both the product and the process and making the manager make the decision to evaluate, explore and direct correct action for each type of problem encountered. Limitations and gaps have been detected in research and also in project management practices, either due to the lack of an adequate methodology or due to failures in decision making. Usually, usual parameters such as time, cost and quality are clearly insufficient to properly describe the real situation of a project at a given point in the life cycle. The original contribution of this research aims to cover the lack of existing methods for assessing the efficiency and effectiveness of the management style and its impact on the profitability of complex projects through the use of knowledge management techniques in order to explore knowledge and collective reasoning in decision making. In this work, the impact of organizational learning was investigated, through the use of a knowledge base, in the gain of profitability in the delivery of highly complex projects and how the management styles contribute to achieve this objective and the similarities in decision making in the project cycle.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBarroso, Antonio Carlos de OliveiraAzevedo Junior, Jair da Anunciação de2020-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/85/85131/tde-06042023-122506/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-04-14T13:48:16Zoai:teses.usp.br:tde-06042023-122506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-04-14T13:48:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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