Desenvolvimento e aplicação de método analítico para determinação de substâncias psicoativas em amostras biológicas de motociclistas empregando LC-MS/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cypriano, Katia de Mello
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/9/9141/tde-17122019-192234/
Resumo: Os acidentes de trânsito consistem em um grave problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. No Brasil, um dos recordistas mundiais nesse tipo de acidente, somente no ano de 2017 o número de mortos por essa causa foi de aproximadamente 35 mil, sendo que por volta de 12 mil eram motociclistas ou passageiros de moto. Dirigir sob efeito de substâncias psicoativas como drogas ilícitas e algumas classes de medicamentos pode aumentar significativamente o risco de ocorrências de acidentes automotivos. Pesquisas mostram que diversos fármacos psicoativos alteram a capacidade motora e cognitiva dos usuários, porém os únicos estudos brasileiros feitos com motociclistas avaliam a prevalência de uso de drogas ilícitas em usuários hospitalizados, não havendo assim trabalhos sobre o uso de outras substâncias psicoativas na população em geral de motociclistas. Visando a importância desse fato, o presente projeto avaliou a prevalência de drogas ilícitas (canabinoides, estimulantes e anfetaminas) e de fármacos psicoativos pertencentes às classes dos anti-histamínicos, relaxantes musculares, benzodiazepínicos e anorexígenos nas amostras de fluido oral de motociclistas na cidade de São Paulo. Para tal, foi desenvolvido um método analítico que utiliza a técnica de cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas. Além do desenvolvimento de um novo método analítico que poderá ser utilizado para o monitoramento de motoristas em geral, foram obtidos dados da prevalência do uso de drogas e medicamentos pelos motociclistas na cidade São Paulo, contribuindo assim para o desenvolvimento de medidas preventivas, políticas públicas e para o esclarecimento sobre os riscos de dirigir sob efeito de substâncias psicoativas.
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