O design, a interação com o marketing e a conjuntura socioeconômica, cultural e ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Marcelo
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-29072014-102716/
Resumo: Sobre as fronteiras e territórios do design e do marketing pesam a influência de fatores endógenos, provenientes de novidades e controvérsias inerentes aos campos, e exógenos, advindos da atual conjuntura socioeconômica, cultural e ambiental. Isto, além impactar o contexto do mundo globalizado, representa novos desafios práticos e teóricos que, sugerem um novo nível de atuação das áreas, bem como mudanças no futuro deste relacionamento, que ainda hoje é tratado de forma hierarquizada. Posto isso, questiona-se: quais as consequências práticas e epistemológicas advindas do relacionamento entre o design e o marketing sobre os respectivos campos e a conjuntura atual, considerando-se os interesses, as características e a inevitável coexistência das áreas no complexo ambiente globalizado? Com efeito, analisando-se a questão central, tendo como base, os panoramas passado, atual e futuro deste relacionamento, decidiu-se pelo uso de duas técnicas de coletas de dados. Esta pesquisa baseou-se em métodos qualitativos, por isso, primeiramente, optou-se pelo uso de uma abordagem teórica, à luz da revisão bibliográfica, com o intuito de situar o problema e apresentar os principais eventos e conceitos relacionados ao tema. Em segundo lugar, optou-se pelo uso de entrevistas semi-estruturadas com respondentes da área de design, em busca de dados pertinentes e relevantes sobre o panorama da interação entre o design e o marketing e suas consequências. A presente pesquisa tem caráter exploratório, não exaustivo e pretende colaborar com o campo do design, como subsídio para a reflexão de outros pesquisadores. Por este motivo, optou-se pela pesquisa qualitativa, que propicia, dentre outras coisas, a reflexão mediante a correlação entre a teoria e prática. Posto isso, conclui-se que há uma expressiva relação entre a interação dos campos do design e do marketing que projeta novos cenários e novas perspectivas futuras.
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