Análise experimental do fenômeno de \"steady tilt\" sob enfoque da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Marcos Mendes de Oliveira
Data de Publicação: 1994
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-01082023-151043/
Resumo: Forças estacionárias de segunda ordem originadas por ondas podem causar inclinações estáticas em estruturas semi submersíveis, bem como diminuir sua altura metacêntrica. Com o objetivo de medir os ângulos de inclinação estática destas embarcações, foi planejado um ensaio experimental de um modelo de comportamento semelhante ao de uma semi-submersível. Sobre este, fez-se incidir ondas suaves e regulares sob o único grau de liberdade em roll, e determinou-se a posição angular média. O gráfico desse ângulo pela amplitude de onda ao quadrado e idêntico aquele que da a deformação de flambagem de uma viga em função da carga de compressão. Reconhecendo-se assim que o problema e de estabilidade, sua análise e efetuada com auxílio de conceitos da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos. Sob este enfoque a questão de perda de estabilidade torna-se clara, e e possível derivar um critério de estabilidade para consideração em etapas de projeto. As medidas efetuadas sao comparadas qualitativa e quantitativamente com as predições teóricas que advem da análise via teoria de bifurcação. Uma concordância boa e observada, e como consequência valida-se a análise teórica proposta. Como conclusão e apresentado o conceito de altura metacêntrica efetiva destas embarcações.
id USP_b30561ff7a4d7c1f0ec093b0bb72a472
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01082023-151043
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Análise experimental do fenômeno de \"steady tilt\" sob enfoque da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos.Untitled in englishDynamic systemsSistemas dinâmicosForças estacionárias de segunda ordem originadas por ondas podem causar inclinações estáticas em estruturas semi submersíveis, bem como diminuir sua altura metacêntrica. Com o objetivo de medir os ângulos de inclinação estática destas embarcações, foi planejado um ensaio experimental de um modelo de comportamento semelhante ao de uma semi-submersível. Sobre este, fez-se incidir ondas suaves e regulares sob o único grau de liberdade em roll, e determinou-se a posição angular média. O gráfico desse ângulo pela amplitude de onda ao quadrado e idêntico aquele que da a deformação de flambagem de uma viga em função da carga de compressão. Reconhecendo-se assim que o problema e de estabilidade, sua análise e efetuada com auxílio de conceitos da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos. Sob este enfoque a questão de perda de estabilidade torna-se clara, e e possível derivar um critério de estabilidade para consideração em etapas de projeto. As medidas efetuadas sao comparadas qualitativa e quantitativamente com as predições teóricas que advem da análise via teoria de bifurcação. Uma concordância boa e observada, e como consequência valida-se a análise teórica proposta. Como conclusão e apresentado o conceito de altura metacêntrica efetiva destas embarcações.Second order steady forces may cause an inclination in a semi submersible decreasing its metacentric hight. An experimental set up was mounted in order to measure the steady tilt of the structure and its effective metacentric hight in waves. The problem can be analized from the point of view of the Theory of Bifurcation and critical wave amplitude can be predicted from a second order wave theory. The experimental results compare well with the theoretical ones and, as a conclusion, the concept of effective metacentric height is presented.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAranha, Jose Augusto PenteadoPinto, Marcos Mendes de Oliveira1994-06-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-01082023-151043/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-08-01T18:21:01Zoai:teses.usp.br:tde-01082023-151043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-08-01T18:21:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise experimental do fenômeno de \"steady tilt\" sob enfoque da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos.
Untitled in english
title Análise experimental do fenômeno de \"steady tilt\" sob enfoque da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos.
spellingShingle Análise experimental do fenômeno de \"steady tilt\" sob enfoque da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos.
Pinto, Marcos Mendes de Oliveira
Dynamic systems
Sistemas dinâmicos
title_short Análise experimental do fenômeno de \"steady tilt\" sob enfoque da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos.
title_full Análise experimental do fenômeno de \"steady tilt\" sob enfoque da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos.
title_fullStr Análise experimental do fenômeno de \"steady tilt\" sob enfoque da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos.
title_full_unstemmed Análise experimental do fenômeno de \"steady tilt\" sob enfoque da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos.
title_sort Análise experimental do fenômeno de \"steady tilt\" sob enfoque da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos.
author Pinto, Marcos Mendes de Oliveira
author_facet Pinto, Marcos Mendes de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aranha, Jose Augusto Penteado
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Marcos Mendes de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Dynamic systems
Sistemas dinâmicos
topic Dynamic systems
Sistemas dinâmicos
description Forças estacionárias de segunda ordem originadas por ondas podem causar inclinações estáticas em estruturas semi submersíveis, bem como diminuir sua altura metacêntrica. Com o objetivo de medir os ângulos de inclinação estática destas embarcações, foi planejado um ensaio experimental de um modelo de comportamento semelhante ao de uma semi-submersível. Sobre este, fez-se incidir ondas suaves e regulares sob o único grau de liberdade em roll, e determinou-se a posição angular média. O gráfico desse ângulo pela amplitude de onda ao quadrado e idêntico aquele que da a deformação de flambagem de uma viga em função da carga de compressão. Reconhecendo-se assim que o problema e de estabilidade, sua análise e efetuada com auxílio de conceitos da teoria de bifurcação dos sistemas dinâmicos. Sob este enfoque a questão de perda de estabilidade torna-se clara, e e possível derivar um critério de estabilidade para consideração em etapas de projeto. As medidas efetuadas sao comparadas qualitativa e quantitativamente com as predições teóricas que advem da análise via teoria de bifurcação. Uma concordância boa e observada, e como consequência valida-se a análise teórica proposta. Como conclusão e apresentado o conceito de altura metacêntrica efetiva destas embarcações.
publishDate 1994
dc.date.none.fl_str_mv 1994-06-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-01082023-151043/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-01082023-151043/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090281633480704