Materialidades, imaginários e transcendências: uma proposta de \"arqueologia\" nos livros de literatura infantil e juvenil em diálogos com outras artes da cultura brasileira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-02012023-120320/ |
Resumo: | Fundamentado nos Estudos Comparados de Literatura, na Crítica Literária e em outras Ciências Humanas e Sociais, como a Antropologia e a Sociologia, a presente pesquisa tem como objetivo investigar os procedimentos utilizados para possíveis diálogos entre textos verbais e visuais nos livros de literatura infantil e juvenil brasileira. Buscam-se a análise e a contextualização histórica e cultural desse tipo de literatura no que se refere aos componentes míticos subjacentes a essas obras, revelando nuances dos imaginários historicamente produzidos na e pela cultura do povo brasileiro. Partimos do pressuposto de que esses estudos são importantes para instaurar uma reflexão crítica sobre o papel do livro de literatura infantil e juvenil como produto cultural capaz de colocar no mesmo suporte duas artes: a erudita (literária) e a popular (esculturas, pinturas, montagens, bordados, assemblages etc.). Para tanto, fazem parte dos corpora utilizados os produtos artísticos feitos pela Berlendis & Vertecchia Editores dirigidos às crianças e aos jovens contendo narrativas criadas a partir de diálogos entre escritores com outras formas de arte: o primeiro livro, A Peleja (1986), de Ana Maria Machado, com ilustrações reproduzidas das artes escultóricas de barro de artistas populares; o segundo, Ave Jorge (1986), de Ziraldo, com reproduções das pinturas ex-votivas ou milagres produzidas por Antonio Maia, ambos integrando a Coleção de Artes para Crianças e Jovens; e, por fim, o terceiro livro do catálogo da mesma editora, este fora da mencionada coleção: Dentro de Mim Ninguém Entra (2016), escrito por José Castello com reproduções visuais de trabalhos de Arthur Bispo do Rosário, cuja edição atualizou o conceito da materialidade do livro de arte para jovens, diferenciando a interação entre literatura e artes visuais. Nesse estudo, procura-se, num tratamento \"arqueológico\" dessas artes, materialidades portadoras de mitos produzidos na e pela humanidade capazes de transcender tempos e espaços. |
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Materialidades, imaginários e transcendências: uma proposta de \"arqueologia\" nos livros de literatura infantil e juvenil em diálogos com outras artes da cultura brasileiraMaterialities, Imaginaries and Transcendence: A proposal of \"archaeology\"; in Children\'s and Youth Literature books in dialogues with other arts of Brazilian cultureArtesArtsBrazilian cultureCultura brasileiraImaginárioImaginaryLiteraturaLiteratureTexto verbo/visualVerbal/visual textFundamentado nos Estudos Comparados de Literatura, na Crítica Literária e em outras Ciências Humanas e Sociais, como a Antropologia e a Sociologia, a presente pesquisa tem como objetivo investigar os procedimentos utilizados para possíveis diálogos entre textos verbais e visuais nos livros de literatura infantil e juvenil brasileira. Buscam-se a análise e a contextualização histórica e cultural desse tipo de literatura no que se refere aos componentes míticos subjacentes a essas obras, revelando nuances dos imaginários historicamente produzidos na e pela cultura do povo brasileiro. Partimos do pressuposto de que esses estudos são importantes para instaurar uma reflexão crítica sobre o papel do livro de literatura infantil e juvenil como produto cultural capaz de colocar no mesmo suporte duas artes: a erudita (literária) e a popular (esculturas, pinturas, montagens, bordados, assemblages etc.). Para tanto, fazem parte dos corpora utilizados os produtos artísticos feitos pela Berlendis & Vertecchia Editores dirigidos às crianças e aos jovens contendo narrativas criadas a partir de diálogos entre escritores com outras formas de arte: o primeiro livro, A Peleja (1986), de Ana Maria Machado, com ilustrações reproduzidas das artes escultóricas de barro de artistas populares; o segundo, Ave Jorge (1986), de Ziraldo, com reproduções das pinturas ex-votivas ou milagres produzidas por Antonio Maia, ambos integrando a Coleção de Artes para Crianças e Jovens; e, por fim, o terceiro livro do catálogo da mesma editora, este fora da mencionada coleção: Dentro de Mim Ninguém Entra (2016), escrito por José Castello com reproduções visuais de trabalhos de Arthur Bispo do Rosário, cuja edição atualizou o conceito da materialidade do livro de arte para jovens, diferenciando a interação entre literatura e artes visuais. Nesse estudo, procura-se, num tratamento \"arqueológico\" dessas artes, materialidades portadoras de mitos produzidos na e pela humanidade capazes de transcender tempos e espaços.Based on Comparative Literature, Literary Criticism, and other Human Sciences, such as Anthropology and Sociology, the present research aims to investigate procedures used to construct possible dialogues between verbal and visual texts as present in Brazilian children\'s and youth literature. The analysis and historical and cultural contextualization of this type of literature seeks, in terms of mythical components underlying these works, to reveal nuances of imaginaries historically produced in and by the culture of the Brazilian people. We assume that the present study is important in that it establishes a critical reflection on the role of children\'s and youth literature books as a cultural product capable of put into dialogue two arts in a same support: the erudite (literary) and popular arts (sculptures, paintings, montages, embroidery, assemblages, etc.). To this end, the corpora considered here include artistic products made by the Berlendis & Vertecchia Editores aimed at children and young people and containing narratives created from dialogues between writers and other forms of art. The first book, A Peleja (1986), by Ana Maria Machado, has illustrations reproduced from clay sculptural arts by popular artists; the second, Ave Jorge (1986), by Ziraldo, has reproductions of ex-votive paintings, or miracles, produced by Antonio Maia, both part of the Children and Youth Arts Collection; and, finally, the third book in the catalog, by the same editor, and not a part of the aforementioned collection, Dentro de Mim Ninguém Entra (2016), written by José Castello has visual reproductions of works by Arthur Bispo do Rosário; the edition updated the concept of materiality of what art books mean for young people by differentiating the interaction between literature and visual arts. In this study, we seek, in an \"archaeological\" approach to these arts, to analyze materiality that bears myths produced by humanity that are capable of transcending time and space.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGregorin Filho, Jose NicolauMacedo, Flávia Maria Reis de2022-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-02012023-120320/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-02T14:18:38Zoai:teses.usp.br:tde-02012023-120320Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-02T14:18:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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