A territorialidade do Bradesco: de pequeno banco caipira a maior banco privado de varejo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-04042024-165422/ |
Resumo: | A presente pesquisa trata da difusão da rede de agências do Banco Bradesco S/A no território nacional. O recorte histórico abrange desde o momento da fundação do Banco em Marília (SP), no ano de 1943, até a sua entrada na Rede Mundial Internet em 1995. Apresenta a \"história geográfica\" do Banco Bradesco S/A que, de pequeno banco de atuação regional, financiador e intermediador dos negócios gerados a partir da atividade cafeeira aos pequenos sitiantes do interior do Estado de São Paulo e do Estado do Paraná nos anos 40/50, transformou-se no início dos anos 70 no maior banco privado de varejo e construiu a maior rede de agências bancárias do Brasil, com múltiplos produtos e serviços. Esta dissertação demonstra que o Bradesco, ao longo dos últimos 50 anos, passou de um banco de atuação regional em banco de atuação nacional por meio de estratégias e práticas, quer do próprio Banco, quer também do Estado brasileiro. Essas estratégias e práticas permearam, de maneira significativa, o desenvolvimento econômico e financeiro do Brasil. Essa transformação, de banco regional em banco de atuação nacional perpassa por combinações e recombinações do poder político (Estado), do poder do capital (Banco) e do território (Rede), compondo estruturas e relações sócio-espaciais absolutamente complexas, que configuram a territorialidade nacional do Bradesco |
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A territorialidade do Bradesco: de pequeno banco caipira a maior banco privado de varejoBradesco\'s territoriality: from a small regional bank to the largest private retail bankBancoBankCentralizaçãoCentralizationConcentraçãoEstadoInfonnating technologyNacionalNationalNetworkOrganizing technologyRedeRegionalRegionalStateTecnologia informacionalTecnologia organizacionalTerritórioTerritoryA presente pesquisa trata da difusão da rede de agências do Banco Bradesco S/A no território nacional. O recorte histórico abrange desde o momento da fundação do Banco em Marília (SP), no ano de 1943, até a sua entrada na Rede Mundial Internet em 1995. Apresenta a \"história geográfica\" do Banco Bradesco S/A que, de pequeno banco de atuação regional, financiador e intermediador dos negócios gerados a partir da atividade cafeeira aos pequenos sitiantes do interior do Estado de São Paulo e do Estado do Paraná nos anos 40/50, transformou-se no início dos anos 70 no maior banco privado de varejo e construiu a maior rede de agências bancárias do Brasil, com múltiplos produtos e serviços. Esta dissertação demonstra que o Bradesco, ao longo dos últimos 50 anos, passou de um banco de atuação regional em banco de atuação nacional por meio de estratégias e práticas, quer do próprio Banco, quer também do Estado brasileiro. Essas estratégias e práticas permearam, de maneira significativa, o desenvolvimento econômico e financeiro do Brasil. Essa transformação, de banco regional em banco de atuação nacional perpassa por combinações e recombinações do poder político (Estado), do poder do capital (Banco) e do território (Rede), compondo estruturas e relações sócio-espaciais absolutamente complexas, que configuram a territorialidade nacional do BradescoThe present research is about the diffusion of the agency network of Bradesco Bank S/A in the national territory. The historical record covers since the moment of its foundation in Marília (SP), in 1943, to its entrance in the World Net Internet in 1995. lts shows the \"geographical history\" of Bradesco Bank S/A which, from a small bank of regional performance, financier and intermediator of the businesses generated from the coffee activity to the small peasants from the countryside of the States of São Paulo and Paraná in the 1940s/1950s, became, in the beginning of the 1970s, the largest private retail bank and it has built the largest network of bank agencies in Brazil, with a great deal of products and services. This dissertation shows that Bradesco, throughout the last 50 years, has changed from a bank of regional performance to a national performance through strategies and practices, be it of the bank itself as well as the Brazilian State. These strategies and practices permeated, in a significant way, the economical and financial development of Brazil. This transformation from a regional bank to a national one passed by combinations and re-combinations of the political power (State), capital power (Bank) and territory (network), composing structures and socio-spatial relations utterly complex, which configure the national territory of BradescoBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLencioni, SandraGomes, Marcio Fernando2001-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-04042024-165422/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-04T20:20:02Zoai:teses.usp.br:tde-04042024-165422Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-04T20:20:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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