Uma contribuição ao entendimento da formação da linha de pesquisa na área de Ensino Contábil no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-19092014-110911/ |
Resumo: | O objetivo do estudo foi uma pesquisa descritiva da área de Ensino Contábil no Brasil. Dentre vinte programas de pós-graduação no Brasil, um incorpora a área de Ensino Contábil como uma linha de pesquisa. A metodologia do estudo quanto aos objetivos foi de caráter descritivo e com relação aos procedimentos, se deu por meio de levantamento de dados ao acesso das informações disponíveis pelos programas de pós-graduação em contabilidade no Brasil, como também pelo site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo currículo lattes dos pesquisados. O estudo teve como foco a análise da trajetória de pesquisa dos doutores formados pelo programa de Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP que defenderam suas teses em Ensino Contábil desde o início do programa até maio de 2014 e dos orientadores em Ensino Contábil dos programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade do Brasil. Como principais contribuições, foi constatado que a linha de Ensino Contábil no Brasil ainda é incipiente se comparada com as demais linhas já consolidadas, fato que se evidencia na baixa quantidade de doutores em contabilidade que se formaram nessa linha e que mantiveram sua trajetória atuante e pode ser explicado pelo poder ideológico dos pesquisadores. Dos dez pesquisados, um pesquisador segue a trajetória no Ensino Contábil. Outro indício da incipiência da linha pesquisa é encontrado na trajetória de pesquisa dos orientadores em Ensino Contábil, na qual todos intercalam publicação e orientação em Ensino Contábil com publicação e orientação em outras linhas de pesquisa. Como potencialidades, o estudo aponta para a crescente demanda de temas oportunos à área e que precisam ser discutidos e aprofundados. |
id |
USP_b38d32951d929ac78668f6a3b363d585 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-19092014-110911 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma contribuição ao entendimento da formação da linha de pesquisa na área de Ensino Contábil no BrasilA contribution to the understanding of the line research\'s formation in the area of accounting education in BrazilAccounting educationAccounting research lineEnsino ContábilEnsino SuperiorHigher educationLinha de Pesquisa ContábilO objetivo do estudo foi uma pesquisa descritiva da área de Ensino Contábil no Brasil. Dentre vinte programas de pós-graduação no Brasil, um incorpora a área de Ensino Contábil como uma linha de pesquisa. A metodologia do estudo quanto aos objetivos foi de caráter descritivo e com relação aos procedimentos, se deu por meio de levantamento de dados ao acesso das informações disponíveis pelos programas de pós-graduação em contabilidade no Brasil, como também pelo site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo currículo lattes dos pesquisados. O estudo teve como foco a análise da trajetória de pesquisa dos doutores formados pelo programa de Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP que defenderam suas teses em Ensino Contábil desde o início do programa até maio de 2014 e dos orientadores em Ensino Contábil dos programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade do Brasil. Como principais contribuições, foi constatado que a linha de Ensino Contábil no Brasil ainda é incipiente se comparada com as demais linhas já consolidadas, fato que se evidencia na baixa quantidade de doutores em contabilidade que se formaram nessa linha e que mantiveram sua trajetória atuante e pode ser explicado pelo poder ideológico dos pesquisadores. Dos dez pesquisados, um pesquisador segue a trajetória no Ensino Contábil. Outro indício da incipiência da linha pesquisa é encontrado na trajetória de pesquisa dos orientadores em Ensino Contábil, na qual todos intercalam publicação e orientação em Ensino Contábil com publicação e orientação em outras linhas de pesquisa. Como potencialidades, o estudo aponta para a crescente demanda de temas oportunos à área e que precisam ser discutidos e aprofundados.The aim of this study was a descriptive analysis of the survey area in Accounting Education in Brazil. Among twenty programs of graduate studies in Brazil, one incorporates the area of Accounting Education as a research line. The methodology of the study about the objectives was descriptive and with respect to procedures, was done through data collection to access the information available for graduate studies programs in accounting in Brazil, but also for the Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior\'s website (CAPES) and the lattes curriculum of respondents. The study analyzed the research strategy of PhD graduates by program Controllership and Accounting, Faculty of Economics, Administration and Accounting at USP who defended their thesis in Accounting Education since the program\'s inception to May 2014 and the professors who guiding programs in Accounting Education stricto sensu graduate programs in accounting from Brazil. As main contributions, the study found that the line of Accounting Education in Brazil is still in its infancy compared to the other lines, a fact that is evident in the low number of doctors who graduated in accounting in that line and kept his acting career and that can be explained by the ideological power of the researchers. Of the ten surveyed, only one researcher follows the trajectory in Accounting Education. Another indication of the paucity of this line of research is found in the path of the guiding research in accounting education, all interspersed publication and guidance on accounting education and guidance to publication in other lines of research. As potential, the study points to the increasing demand of timely topics to the area and that need to be discussed and taken forward.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Adriana Maria Procopio deVendramin, Elisabeth de Oliveira2014-08-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-19092014-110911/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-19092014-110911Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma contribuição ao entendimento da formação da linha de pesquisa na área de Ensino Contábil no Brasil A contribution to the understanding of the line research\'s formation in the area of accounting education in Brazil |
title |
Uma contribuição ao entendimento da formação da linha de pesquisa na área de Ensino Contábil no Brasil |
spellingShingle |
Uma contribuição ao entendimento da formação da linha de pesquisa na área de Ensino Contábil no Brasil Vendramin, Elisabeth de Oliveira Accounting education Accounting research line Ensino Contábil Ensino Superior Higher education Linha de Pesquisa Contábil |
title_short |
Uma contribuição ao entendimento da formação da linha de pesquisa na área de Ensino Contábil no Brasil |
title_full |
Uma contribuição ao entendimento da formação da linha de pesquisa na área de Ensino Contábil no Brasil |
title_fullStr |
Uma contribuição ao entendimento da formação da linha de pesquisa na área de Ensino Contábil no Brasil |
title_full_unstemmed |
Uma contribuição ao entendimento da formação da linha de pesquisa na área de Ensino Contábil no Brasil |
title_sort |
Uma contribuição ao entendimento da formação da linha de pesquisa na área de Ensino Contábil no Brasil |
author |
Vendramin, Elisabeth de Oliveira |
author_facet |
Vendramin, Elisabeth de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araujo, Adriana Maria Procopio de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vendramin, Elisabeth de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Accounting education Accounting research line Ensino Contábil Ensino Superior Higher education Linha de Pesquisa Contábil |
topic |
Accounting education Accounting research line Ensino Contábil Ensino Superior Higher education Linha de Pesquisa Contábil |
description |
O objetivo do estudo foi uma pesquisa descritiva da área de Ensino Contábil no Brasil. Dentre vinte programas de pós-graduação no Brasil, um incorpora a área de Ensino Contábil como uma linha de pesquisa. A metodologia do estudo quanto aos objetivos foi de caráter descritivo e com relação aos procedimentos, se deu por meio de levantamento de dados ao acesso das informações disponíveis pelos programas de pós-graduação em contabilidade no Brasil, como também pelo site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e pelo currículo lattes dos pesquisados. O estudo teve como foco a análise da trajetória de pesquisa dos doutores formados pelo programa de Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP que defenderam suas teses em Ensino Contábil desde o início do programa até maio de 2014 e dos orientadores em Ensino Contábil dos programas de pós-graduação stricto sensu em contabilidade do Brasil. Como principais contribuições, foi constatado que a linha de Ensino Contábil no Brasil ainda é incipiente se comparada com as demais linhas já consolidadas, fato que se evidencia na baixa quantidade de doutores em contabilidade que se formaram nessa linha e que mantiveram sua trajetória atuante e pode ser explicado pelo poder ideológico dos pesquisadores. Dos dez pesquisados, um pesquisador segue a trajetória no Ensino Contábil. Outro indício da incipiência da linha pesquisa é encontrado na trajetória de pesquisa dos orientadores em Ensino Contábil, na qual todos intercalam publicação e orientação em Ensino Contábil com publicação e orientação em outras linhas de pesquisa. Como potencialidades, o estudo aponta para a crescente demanda de temas oportunos à área e que precisam ser discutidos e aprofundados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-19092014-110911/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96133/tde-19092014-110911/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257131612372992 |