Independência funcional entre tatos e mandos: análise de respostas verbais baseadas na seleção de estímulos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-18082009-133425/ |
Resumo: | Este projeto teve como objetivo (a) investigar a independência funcional entre os operantes tato e mando com respostas verbais baseadas na seleção de estímulos e (b) investigar algumas variáveis que pudessem facilitar que uma dada topografia verbal ensinada em tato fosse emitida em mando sem treino direto e vice-versa. Quatro crianças com diagnóstico de autismo e uma criança com atraso de linguagem foram participantes do estudo. Primeiramente, no Estudo 1, T1 foi ensinado a emitir tatos puros de cinco objetos necessários para a execução de uma cadeia comportamental. Testou-se, então, a emissão das mesmas topografias de respostas na condição de mando. Em um segundo momento, no Estudo 2, T2 foi ensinado a emitir duas topografias de tato impuros (além do participante ser elogiado após a emissão do tato durante o treino, o mesmo recebia um brinquedo, que cumpria a função de um reforço condicionado) e testado em mando, enquanto M1 e M2 foram ensinados a emitir duas topografias de mando impuro (além de adquirirem o item específico após a emissão da resposta verbal, os participantes eram elogiados pelo experimentador) e testados na condição de tato. Em um terceiro momento, no Estudo 3, M3 foi ensinado a emitir mandos para quatro objetos necessários para completar quatro cadeias comportamentais. Concomitante a emissão das respostas verbais de seleção de estímulos emitidas pelo participante, o experimentador nomeava (resposta vocal) o item que era pedido. Os resultados apontaram independência funcional entre os operantes tato e mando com respostas verbais baseadas na seleção de estímulos. O treino de topografias verbais na condição de tato impuro pareceu facilitar que as mesmas topografias fossem emitidas na condição de mando, sem treino direto e vice-versa. Por fim, a resposta verbal vocal emitida pelo experimentador facilitou que as topografias verbais ensinadas em mando fossem emitidas por M3 em tato e também pareceu ser importante na emissão de respostas verbais vocais. |
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Independência funcional entre tatos e mandos: análise de respostas verbais baseadas na seleção de estímulosFunctional Independence between Tacts and Mands: Analysis of Selection-Based Verbal ResponsesAnálise do comportamentoAnálise funcionalBehavior analysisComunicação verbalFunctional analysisVerbal communicationEste projeto teve como objetivo (a) investigar a independência funcional entre os operantes tato e mando com respostas verbais baseadas na seleção de estímulos e (b) investigar algumas variáveis que pudessem facilitar que uma dada topografia verbal ensinada em tato fosse emitida em mando sem treino direto e vice-versa. Quatro crianças com diagnóstico de autismo e uma criança com atraso de linguagem foram participantes do estudo. Primeiramente, no Estudo 1, T1 foi ensinado a emitir tatos puros de cinco objetos necessários para a execução de uma cadeia comportamental. Testou-se, então, a emissão das mesmas topografias de respostas na condição de mando. Em um segundo momento, no Estudo 2, T2 foi ensinado a emitir duas topografias de tato impuros (além do participante ser elogiado após a emissão do tato durante o treino, o mesmo recebia um brinquedo, que cumpria a função de um reforço condicionado) e testado em mando, enquanto M1 e M2 foram ensinados a emitir duas topografias de mando impuro (além de adquirirem o item específico após a emissão da resposta verbal, os participantes eram elogiados pelo experimentador) e testados na condição de tato. Em um terceiro momento, no Estudo 3, M3 foi ensinado a emitir mandos para quatro objetos necessários para completar quatro cadeias comportamentais. Concomitante a emissão das respostas verbais de seleção de estímulos emitidas pelo participante, o experimentador nomeava (resposta vocal) o item que era pedido. Os resultados apontaram independência funcional entre os operantes tato e mando com respostas verbais baseadas na seleção de estímulos. O treino de topografias verbais na condição de tato impuro pareceu facilitar que as mesmas topografias fossem emitidas na condição de mando, sem treino direto e vice-versa. Por fim, a resposta verbal vocal emitida pelo experimentador facilitou que as topografias verbais ensinadas em mando fossem emitidas por M3 em tato e também pareceu ser importante na emissão de respostas verbais vocais.This project aimed to (a) investigate functional independence between mand and tact selection-based verbal behaviors and (b) investigate variables that could facilitate that a given verbal topography taught in tact could be emitted in mand and vice versa. Four children diagnosed with autism and a child with language delay were participants of the study. To begin with, in Study 1, T1 was taught to emit pure tacts of five objects necessary for the implementation of a behavioral chain. Then he was tested in same topographies of responses in mand condition. Secondly, in Study 2, T2 was taught to emit two topographies of impure tacts (in addition to the participant being praised after tacting during training, he received a toy, which fulfilled the function of conditioned reinforcer) and tested in mand, while M1 and M2 were taught to emit two topographies of impure mand (besides acquiring the specific item after the emission of verbal response, the participants were praised by the experimenter) and tested in tact. Thirdly, in Study 3, M3 was taught to mand for four objects required to complete four behavioral chains. Concomitant with the selection-based verbal behavior emitted by the participant, the experimenter named (voice response) the required item. The results showed functional independence between mand and tact for selection-based verbal behavior. The training of verbal topographies in impure tact condition seemed to facilitated the same topographies to be emitted in mand condition, without direct training and vice versa. Finally, the vocal verbal response emitted by the experimenter appeared to facilitated to topographies taught in mand to be emitted by M3 in tact and also seemed to be important in the emission of vocal verbal responsesBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPHübner, Maria Martha CostaGuilhardi, Cintia2009-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-18082009-133425/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:00Zoai:teses.usp.br:tde-18082009-133425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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