A educação teológica nas veredas do labirinto literário: Mythodologia dos contos de Jorge Luis Borges
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26072018-105824/ |
Resumo: | Essa tese nasceu da pesquisa que iniciamos em uma dissertação de mestrado. Naquele momento tínhamos questionamentos sobre como a teologia podia dialogar com a arte, mais especificamente com a literatura. Como resposta encontramos dois pontos de convergência entre teologia e literatura: teologia com teoria literária e fé com estética literária. Porém, também descobrimos que tanto na linguagem como no gênero literário, teologia e literatura se encontram em relações desequilibradas. Partimos então para uma tese de doutoramento em Ciência da Religião, na PUC de São Paulo, pondo o método teológico em nova perspectiva e sob a suspeita de que o mito podia ser um ponto de convergência ou de partida mais equilibrado para o diálogo entre teologia e literatura. Assim, encontramos a mythodologia de Gilbert Durand como uma mitohermenêutica razoável para dar conta do mito como ponto de partida tanto da teologia como da literatura. Porém, na atual tese, nosso questionamento foi: quais as implicações desse método teológico-literário baseado em uma mitohermenêutica para uma educação teológica devedora das tradições culturais de identidade latino-americana mestiça e híbrida encontradas na literatura? Realizamos então a aplicação da mythodologia nos contos de um dos melhores representantes da literatura latino-americana e modelo de escritor sob a égide do conto fantástico, especificamente do realismo maravilhoso: Jorge Luis Borges. Escolhemos os contos das obras Ficções e O Aleph. Nesses contos descobrimos que o mito condutor é hermesiano, de imaginação sintética, o que se adequa bem à identidade híbrida e mestiça da arte e da literatura latino-americanas. Também observamos que os mitemas dos contos estão intimamente relacionados com as metáforas-mitos que Borges elegeu como imagens arquetípicas que perpassam todos os seus contos. |
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A educação teológica nas veredas do labirinto literário: Mythodologia dos contos de Jorge Luis BorgesTheological education in the paths of the literary labyrinth: Mythodology of the short stories of Jorge Luis BorgesEducação teológicaJorge Luis BorgesJorge Luis BorgesMitodologiaMitohermenêuticaMyth-hermeneuticMythodologyTeologia e literaturaTheological educationTheology and literatureEssa tese nasceu da pesquisa que iniciamos em uma dissertação de mestrado. Naquele momento tínhamos questionamentos sobre como a teologia podia dialogar com a arte, mais especificamente com a literatura. Como resposta encontramos dois pontos de convergência entre teologia e literatura: teologia com teoria literária e fé com estética literária. Porém, também descobrimos que tanto na linguagem como no gênero literário, teologia e literatura se encontram em relações desequilibradas. Partimos então para uma tese de doutoramento em Ciência da Religião, na PUC de São Paulo, pondo o método teológico em nova perspectiva e sob a suspeita de que o mito podia ser um ponto de convergência ou de partida mais equilibrado para o diálogo entre teologia e literatura. Assim, encontramos a mythodologia de Gilbert Durand como uma mitohermenêutica razoável para dar conta do mito como ponto de partida tanto da teologia como da literatura. Porém, na atual tese, nosso questionamento foi: quais as implicações desse método teológico-literário baseado em uma mitohermenêutica para uma educação teológica devedora das tradições culturais de identidade latino-americana mestiça e híbrida encontradas na literatura? Realizamos então a aplicação da mythodologia nos contos de um dos melhores representantes da literatura latino-americana e modelo de escritor sob a égide do conto fantástico, especificamente do realismo maravilhoso: Jorge Luis Borges. Escolhemos os contos das obras Ficções e O Aleph. Nesses contos descobrimos que o mito condutor é hermesiano, de imaginação sintética, o que se adequa bem à identidade híbrida e mestiça da arte e da literatura latino-americanas. Também observamos que os mitemas dos contos estão intimamente relacionados com as metáforas-mitos que Borges elegeu como imagens arquetípicas que perpassam todos os seus contos.This thesis was born from the research we started in a master\'s thesis. At that moment we had questions about how theology could dialogue with art, more specifically with literature. In response we find two points of convergence between theology and literature: theology with literary theory and faith with literary aesthetics. But we also find that both in language and literary genre, theology and literature find themselves in unbalanced relationships. We then set out for a doctoral thesis in the Science of Religion at PUC in São Paulo, putting the theological method in a new perspective and under the suspicion that the myth could be a more \"balanced\" starting point for the dialogue between Theology and literature. Thus we find Gilbert Durand\'s \"mythodology\" as a reasonable \"myth-hermeneutic\" to account for myth as a starting point for both theology and literature. However, in our current thesis, our question was: what are the implications of this theological-literary method based on a \"myth-hermeneutic\" for a theological education that owes the cultural traditions of Latin American mestizo and hybrid identity found in literature? We then apply the mythodology in the short stories of one of the best representatives of Latin American literature and model of writer under the aegis of the fantastic story, specifically the magical realism: Jorge Luis Borges. We chose the short stories from the works Fictions and O Aleph. In these tales we discover that the guiding myth is \"Hermesian\", of synthetic imagination, which is well suited to the hybrid and mestizo identity of Latin American art and literature. We also note that the \"mitema\" of short stories are closely related to the \"metaphors-myths\" that Borges chose as archetypal images that permeate all his tales.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSaura, Soraia ChungCarvalho, Rogério Gonçalves de2017-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-26072018-105824/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-03T01:45:28Zoai:teses.usp.br:tde-26072018-105824Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-03T01:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Essa tese nasceu da pesquisa que iniciamos em uma dissertação de mestrado. Naquele momento tínhamos questionamentos sobre como a teologia podia dialogar com a arte, mais especificamente com a literatura. Como resposta encontramos dois pontos de convergência entre teologia e literatura: teologia com teoria literária e fé com estética literária. Porém, também descobrimos que tanto na linguagem como no gênero literário, teologia e literatura se encontram em relações desequilibradas. Partimos então para uma tese de doutoramento em Ciência da Religião, na PUC de São Paulo, pondo o método teológico em nova perspectiva e sob a suspeita de que o mito podia ser um ponto de convergência ou de partida mais equilibrado para o diálogo entre teologia e literatura. Assim, encontramos a mythodologia de Gilbert Durand como uma mitohermenêutica razoável para dar conta do mito como ponto de partida tanto da teologia como da literatura. Porém, na atual tese, nosso questionamento foi: quais as implicações desse método teológico-literário baseado em uma mitohermenêutica para uma educação teológica devedora das tradições culturais de identidade latino-americana mestiça e híbrida encontradas na literatura? Realizamos então a aplicação da mythodologia nos contos de um dos melhores representantes da literatura latino-americana e modelo de escritor sob a égide do conto fantástico, especificamente do realismo maravilhoso: Jorge Luis Borges. Escolhemos os contos das obras Ficções e O Aleph. Nesses contos descobrimos que o mito condutor é hermesiano, de imaginação sintética, o que se adequa bem à identidade híbrida e mestiça da arte e da literatura latino-americanas. Também observamos que os mitemas dos contos estão intimamente relacionados com as metáforas-mitos que Borges elegeu como imagens arquetípicas que perpassam todos os seus contos. |
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