Processos de políticas públicas em educação do campo no Brasil: estudo multicasos à luz da teoria de construção social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-11082016-103656/ |
Resumo: | A área do conhecimento destinada ao estudo de políticas públicas assume uma grande relevância para a academia contemporânea, entre elas, as políticas públicas de educação apresentam forte apelo científico, em especial, no que se refere a processos que envolvam a busca pelo aprimoramento educacional das escolas do campo. Tais estudos são cada vez mais numerosos e significativos, e essa crescente se justifica em função da recente redescoberta da importância do ensino especializado para as ruralidades em um país de histórica vocação para o campo, de base econômica de origem agropastoril superlativa, onde tais circunstâncias passaram a exigir a formulação de políticas públicas mais adequadas. No entanto, a maioria das pesquisas aponta que as fracas condições socioeconômicas determinam resultados insatisfatórios. Desse modo, o propósito do estudo consiste em identificar as principais características presentes nas comunidades escolares do campo com bom desempenho em ensino, considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para tanto, o estudo envolveu treze escolas do campo de elevado desempenho, identificadas pela técnica qualitativa TPCF (Target Population Change Framework), desenvolvida pelo pesquisador a partir da Teoria da Construção Social de Schneider e Ingram (1993). Os resultados apontam, particularmente, para a influência das ações dos gestores de políticas públicas na geração de efeitos positivos, mais do que as iniciativas restritas apenas aos protagonistas locais. Entretanto, constatou-se que em todas as escolas com \"bom desempenho\", segundo os critérios adotados, foi sempre imprescindível o engajamento da comunidade escolar, por meio de práticas aderentes à realidade, com a adoção de projetos culturais e educacionais expandidos à comunidade, ainda que esses estímulos apresentassem caráter predominantemente produtivista. Tais circunstâncias impõem uma reflexão sobre o futuro das escolas do campo quanto às orientações pedagógicas de fundo, isto é, de reprodução e servidão ao modelo histórico concentrador de ativos fundiários, ou libertário para uma sociedade que busca reduzir suas bases históricas de grandes distâncias socioeconômicas, também tão, ou ainda mais, presentes no contexto rural brasileiro. |
id |
USP_b50dfa64d1a49f04cce0457424dfcccd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-11082016-103656 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Processos de políticas públicas em educação do campo no Brasil: estudo multicasos à luz da teoria de construção socialBrazilian rural education and public policy processes: multi-case study based on a theory of social constructionEducação do CampoPolíticas PúblicasPublic PoliciesRural EducationTeoria da Construção SocialTheory of Social ConstructionA área do conhecimento destinada ao estudo de políticas públicas assume uma grande relevância para a academia contemporânea, entre elas, as políticas públicas de educação apresentam forte apelo científico, em especial, no que se refere a processos que envolvam a busca pelo aprimoramento educacional das escolas do campo. Tais estudos são cada vez mais numerosos e significativos, e essa crescente se justifica em função da recente redescoberta da importância do ensino especializado para as ruralidades em um país de histórica vocação para o campo, de base econômica de origem agropastoril superlativa, onde tais circunstâncias passaram a exigir a formulação de políticas públicas mais adequadas. No entanto, a maioria das pesquisas aponta que as fracas condições socioeconômicas determinam resultados insatisfatórios. Desse modo, o propósito do estudo consiste em identificar as principais características presentes nas comunidades escolares do campo com bom desempenho em ensino, considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para tanto, o estudo envolveu treze escolas do campo de elevado desempenho, identificadas pela técnica qualitativa TPCF (Target Population Change Framework), desenvolvida pelo pesquisador a partir da Teoria da Construção Social de Schneider e Ingram (1993). Os resultados apontam, particularmente, para a influência das ações dos gestores de políticas públicas na geração de efeitos positivos, mais do que as iniciativas restritas apenas aos protagonistas locais. Entretanto, constatou-se que em todas as escolas com \"bom desempenho\", segundo os critérios adotados, foi sempre imprescindível o engajamento da comunidade escolar, por meio de práticas aderentes à realidade, com a adoção de projetos culturais e educacionais expandidos à comunidade, ainda que esses estímulos apresentassem caráter predominantemente produtivista. Tais circunstâncias impõem uma reflexão sobre o futuro das escolas do campo quanto às orientações pedagógicas de fundo, isto é, de reprodução e servidão ao modelo histórico concentrador de ativos fundiários, ou libertário para uma sociedade que busca reduzir suas bases históricas de grandes distâncias socioeconômicas, também tão, ou ainda mais, presentes no contexto rural brasileiro.The objective of this research is to identify the main reasons that lead the rural school communities to achieve good performance in education, considered the Basic Education Development Index (IDEB). This study is justified because it takes up the theme of public policies aiming to revitalize the set of rural schools, it is vital for a country still so economically designed for rural production. The method used was prepared by the author, and is called TPCF (Target Population Change Framework), developed from the theory of social construction of Schneider and Ingram (1993). Through qualitative approach pursues to analyze how changes occur in target populations, in this case, thirteen of the best rural schools in Brazil. The results reveal in particular that the influence of policymakers in the generation of positive effects is greater than the initiatives of local actors, however it was found that in all schools with \"good performance\" according to the criteria adopted, was always indispensable mobilization principal, teachers, families, students, and better, from all those, proving the fundamental condition of the school community engagement through adhering practices to reality with the adoption of cultural and educational projects expanded the community, even if those stimuli presented predominantly productivity character. Such circumstances impose a reflection on the future of rural schools as the pedagogical guidelines, that is, the historical model hub replication of land assets, as opposed to libertarian thought, for a society that intends to reduce large socioeconomic distances, as visible in the Brazilian rural areas.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPassador, João LuizSilva, Giuliano Alves Borges e2016-06-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-11082016-103656/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:04:59Zoai:teses.usp.br:tde-11082016-103656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:04:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de políticas públicas em educação do campo no Brasil: estudo multicasos à luz da teoria de construção social Brazilian rural education and public policy processes: multi-case study based on a theory of social construction |
title |
Processos de políticas públicas em educação do campo no Brasil: estudo multicasos à luz da teoria de construção social |
spellingShingle |
Processos de políticas públicas em educação do campo no Brasil: estudo multicasos à luz da teoria de construção social Silva, Giuliano Alves Borges e Educação do Campo Políticas Públicas Public Policies Rural Education Teoria da Construção Social Theory of Social Construction |
title_short |
Processos de políticas públicas em educação do campo no Brasil: estudo multicasos à luz da teoria de construção social |
title_full |
Processos de políticas públicas em educação do campo no Brasil: estudo multicasos à luz da teoria de construção social |
title_fullStr |
Processos de políticas públicas em educação do campo no Brasil: estudo multicasos à luz da teoria de construção social |
title_full_unstemmed |
Processos de políticas públicas em educação do campo no Brasil: estudo multicasos à luz da teoria de construção social |
title_sort |
Processos de políticas públicas em educação do campo no Brasil: estudo multicasos à luz da teoria de construção social |
author |
Silva, Giuliano Alves Borges e |
author_facet |
Silva, Giuliano Alves Borges e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Passador, João Luiz |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Giuliano Alves Borges e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do Campo Políticas Públicas Public Policies Rural Education Teoria da Construção Social Theory of Social Construction |
topic |
Educação do Campo Políticas Públicas Public Policies Rural Education Teoria da Construção Social Theory of Social Construction |
description |
A área do conhecimento destinada ao estudo de políticas públicas assume uma grande relevância para a academia contemporânea, entre elas, as políticas públicas de educação apresentam forte apelo científico, em especial, no que se refere a processos que envolvam a busca pelo aprimoramento educacional das escolas do campo. Tais estudos são cada vez mais numerosos e significativos, e essa crescente se justifica em função da recente redescoberta da importância do ensino especializado para as ruralidades em um país de histórica vocação para o campo, de base econômica de origem agropastoril superlativa, onde tais circunstâncias passaram a exigir a formulação de políticas públicas mais adequadas. No entanto, a maioria das pesquisas aponta que as fracas condições socioeconômicas determinam resultados insatisfatórios. Desse modo, o propósito do estudo consiste em identificar as principais características presentes nas comunidades escolares do campo com bom desempenho em ensino, considerando o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Para tanto, o estudo envolveu treze escolas do campo de elevado desempenho, identificadas pela técnica qualitativa TPCF (Target Population Change Framework), desenvolvida pelo pesquisador a partir da Teoria da Construção Social de Schneider e Ingram (1993). Os resultados apontam, particularmente, para a influência das ações dos gestores de políticas públicas na geração de efeitos positivos, mais do que as iniciativas restritas apenas aos protagonistas locais. Entretanto, constatou-se que em todas as escolas com \"bom desempenho\", segundo os critérios adotados, foi sempre imprescindível o engajamento da comunidade escolar, por meio de práticas aderentes à realidade, com a adoção de projetos culturais e educacionais expandidos à comunidade, ainda que esses estímulos apresentassem caráter predominantemente produtivista. Tais circunstâncias impõem uma reflexão sobre o futuro das escolas do campo quanto às orientações pedagógicas de fundo, isto é, de reprodução e servidão ao modelo histórico concentrador de ativos fundiários, ou libertário para uma sociedade que busca reduzir suas bases históricas de grandes distâncias socioeconômicas, também tão, ou ainda mais, presentes no contexto rural brasileiro. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-11082016-103656/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-11082016-103656/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256870578814976 |