A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torello, Adriana Domingues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-06012023-120740/
Resumo: A pesquisa analisa a memória e a identidade da Banda Municipal de Peruíbe e da Escola Municipal de Música de Peruíbe/SP, objetivando estudar a formação desse patrimônio cultural e a importância da sua integração com a sociedade. O estudo faz um levantamento histórico das singularidades físicas e sociais da cidade e descreve a paulatina institucionalização desses equipamentos culturais a partir da década de 1930. Trata-se de pesquisa qualitativa (Flick, 2009) que se utiliza do método de entrevista narrativa (Santos, Bertolin, Alcará, 2019) como uma das ferramentas de coleta de informação. Utilizando-se de abordagem interdisciplinar com elementos da Memória Social (Pollack, 1992; Coelho, 1997; Bosi, 1993; Santos, 2002), da Música (Zumthor, 2018; Schafer, 2011) e da Ciência da Informação, o estudo percorre conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural conjuntamente com pressupostos da Ciência da Informação. Os resultados sugerem a importância da Banda e da Escola de Música para a vida pessoal dos entrevistados e para a cidade de Peruíbe, o que indica a relevância do conjunto de atividades e vivências históricas que perpassaram as distintas temporalidades que forjaram esse patrimônio cultural.
id USP_b51e3a74a1c5c392774a199039a2d590
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06012023-120740
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural-Banda Municipal de PeruíbeCultural heritageEscola Municipal de Música de PeruíbeMemóriaPatrimônio CulturalPeruíbe Municipal BandPeruíbe Municipal School of MusicA pesquisa analisa a memória e a identidade da Banda Municipal de Peruíbe e da Escola Municipal de Música de Peruíbe/SP, objetivando estudar a formação desse patrimônio cultural e a importância da sua integração com a sociedade. O estudo faz um levantamento histórico das singularidades físicas e sociais da cidade e descreve a paulatina institucionalização desses equipamentos culturais a partir da década de 1930. Trata-se de pesquisa qualitativa (Flick, 2009) que se utiliza do método de entrevista narrativa (Santos, Bertolin, Alcará, 2019) como uma das ferramentas de coleta de informação. Utilizando-se de abordagem interdisciplinar com elementos da Memória Social (Pollack, 1992; Coelho, 1997; Bosi, 1993; Santos, 2002), da Música (Zumthor, 2018; Schafer, 2011) e da Ciência da Informação, o estudo percorre conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural conjuntamente com pressupostos da Ciência da Informação. Os resultados sugerem a importância da Banda e da Escola de Música para a vida pessoal dos entrevistados e para a cidade de Peruíbe, o que indica a relevância do conjunto de atividades e vivências históricas que perpassaram as distintas temporalidades que forjaram esse patrimônio cultural.The research analyzes the memory and identity of the Municipal Band of Peruíbe and the Municipal School of Music of Peruíbe/SP, aiming to study the formation of this cultural heritage and the importance of its integration with society. The study makes a historical survey of the physical and social singularities of the city and describes the gradual institutionalization of these cultural facilities from the 1930s onwards. This is a qualitative research (Flick, 2009) that uses the narrative interview method (Santos, Bertolin, Alcará, 2019) as one of the information collection tools. Using an interdisciplinary approach with elements of Social Memory (Pollack, 1992; Coelho, 1997; Bosi, 1993; Santos, 2002), Music (Zumthor, 2018; Schafer, 2011) and Information Science, the study covers concepts of memory, identity and cultural heritage together with assumptions of Information Science. The results suggest the importance of the Band and the Music School for the personal life of the interviewees and for the city of Peruíbe, which indicates the relevance of the set of activities and historical experiences that permeated the different temporalities that forged this cultural heritage.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSiqueira, Ivan Claudio PereiraTorello, Adriana Domingues2022-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-06012023-120740/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-01-06T17:29:35Zoai:teses.usp.br:tde-06012023-120740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-01-06T17:29:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
-
title A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
spellingShingle A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
Torello, Adriana Domingues
Banda Municipal de Peruíbe
Cultural heritage
Escola Municipal de Música de Peruíbe
Memória
Patrimônio Cultural
Peruíbe Municipal Band
Peruíbe Municipal School of Music
title_short A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
title_full A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
title_fullStr A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
title_full_unstemmed A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
title_sort A Banda Municipal de Peruíbe e a Escola Municipal Livre de Música de Peruíbe: estudo da memória e da identidade na construção do patrimônio cultural
author Torello, Adriana Domingues
author_facet Torello, Adriana Domingues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Ivan Claudio Pereira
dc.contributor.author.fl_str_mv Torello, Adriana Domingues
dc.subject.por.fl_str_mv Banda Municipal de Peruíbe
Cultural heritage
Escola Municipal de Música de Peruíbe
Memória
Patrimônio Cultural
Peruíbe Municipal Band
Peruíbe Municipal School of Music
topic Banda Municipal de Peruíbe
Cultural heritage
Escola Municipal de Música de Peruíbe
Memória
Patrimônio Cultural
Peruíbe Municipal Band
Peruíbe Municipal School of Music
description A pesquisa analisa a memória e a identidade da Banda Municipal de Peruíbe e da Escola Municipal de Música de Peruíbe/SP, objetivando estudar a formação desse patrimônio cultural e a importância da sua integração com a sociedade. O estudo faz um levantamento histórico das singularidades físicas e sociais da cidade e descreve a paulatina institucionalização desses equipamentos culturais a partir da década de 1930. Trata-se de pesquisa qualitativa (Flick, 2009) que se utiliza do método de entrevista narrativa (Santos, Bertolin, Alcará, 2019) como uma das ferramentas de coleta de informação. Utilizando-se de abordagem interdisciplinar com elementos da Memória Social (Pollack, 1992; Coelho, 1997; Bosi, 1993; Santos, 2002), da Música (Zumthor, 2018; Schafer, 2011) e da Ciência da Informação, o estudo percorre conceitos de memória, identidade e patrimônio cultural conjuntamente com pressupostos da Ciência da Informação. Os resultados sugerem a importância da Banda e da Escola de Música para a vida pessoal dos entrevistados e para a cidade de Peruíbe, o que indica a relevância do conjunto de atividades e vivências históricas que perpassaram as distintas temporalidades que forjaram esse patrimônio cultural.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-06012023-120740/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-06012023-120740/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256756750647296