Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02042024-133922/ |
Resumo: | Este trabalho se dedica à partilha de narrativas e reflexões sobre algumas possíveis contribuições que a abordagem de educação somática Eutonia, desenvolvida por Gerda Alexander (1908-1994), pode oferecer para determinados aspectos da atividade de músicos. Para isso, utilizo de metodologias próprias da autoetnografia e inicio compartilhando memórias e experiências de minha história pessoal como estudante de piano que, no primeiro capítulo, levam a uma discussão sobre temas fundamentais que compõe a problemática da pesquisa: a concepção dualista do corpo como objeto (o corpo-máquina ou corpo-instrumento) na cultura ocidental; a submissão do músico performer à figura do compositor nos moldes dessa concepção instrumental do corpo; e a negligência para com a saúde e bem-estar do músico e de seu corpo em questões como o cuidado com dores decorrentes da atividade, estresse e paixão mantidos pela atividade profissional. No segundo capítulo, discorro sobre os princípios fundamentais da abordagem da Eutonia, baseando-me na literatura de referência e em minhas experiências práticas com essa abordagem para, no último capítulo, discutir sua pertinência aos temas levantados no início do trabalho a partir de experiências que tive ao conduzir um processo de estudo de uma peça para piano solo integrando os princípios da Eutonia. |
id |
USP_b52d71f117ffe32fa5eaa7a32cb3fe71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-02042024-133922 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.-Educação somáticaEutoniaEutonyMusical PerformanceMusician's HealthPain in MusiciansPerformance MusicalSaúde do Músico, Dores em músicosSomaticsEste trabalho se dedica à partilha de narrativas e reflexões sobre algumas possíveis contribuições que a abordagem de educação somática Eutonia, desenvolvida por Gerda Alexander (1908-1994), pode oferecer para determinados aspectos da atividade de músicos. Para isso, utilizo de metodologias próprias da autoetnografia e inicio compartilhando memórias e experiências de minha história pessoal como estudante de piano que, no primeiro capítulo, levam a uma discussão sobre temas fundamentais que compõe a problemática da pesquisa: a concepção dualista do corpo como objeto (o corpo-máquina ou corpo-instrumento) na cultura ocidental; a submissão do músico performer à figura do compositor nos moldes dessa concepção instrumental do corpo; e a negligência para com a saúde e bem-estar do músico e de seu corpo em questões como o cuidado com dores decorrentes da atividade, estresse e paixão mantidos pela atividade profissional. No segundo capítulo, discorro sobre os princípios fundamentais da abordagem da Eutonia, baseando-me na literatura de referência e em minhas experiências práticas com essa abordagem para, no último capítulo, discutir sua pertinência aos temas levantados no início do trabalho a partir de experiências que tive ao conduzir um processo de estudo de uma peça para piano solo integrando os princípios da Eutonia.The aim of this work is to share narratives and thoughts about possible contributions that the somatic approach Eutony, developed by Gerda Alexander (1908-1994), may offer to some aspects of the activity of musicians. To do so, I make use of methodologies pertaining to autoethnography and begin by sharing memories and experiences from my personal history as a piano student, which, in the first chapter, lead to a discussion of fundamental themes related to the research question: the dualistic understanding of the body as an object in western culture; the submission of the performer to the composers authority; and the neglect towards the musicians and his/hers bodys health and well-being in matters such as care towards activity-related pain, stress and the passion sustained towards the professional activity. In the second chapter, I discuss the fundamental principles of Eutony based on the literature in this theme and on my practical experiences with such approach in order to, in the last chapter, elaborate on its pertinence to the matters discussed in the beginning of the text by analyzing experiences that arose from a process of learning a piece for solo piano integrating the principles of Eutony.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZani Netto, AmilcarJordão, Vinícius de Mello2023-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02042024-133922/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-02T17:17:03Zoai:teses.usp.br:tde-02042024-133922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-02T17:17:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical. - |
title |
Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical. |
spellingShingle |
Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical. Jordão, Vinícius de Mello Educação somática Eutonia Eutony Musical Performance Musician's Health Pain in Musicians Performance Musical Saúde do Músico, Dores em músicos Somatics |
title_short |
Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical. |
title_full |
Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical. |
title_fullStr |
Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical. |
title_full_unstemmed |
Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical. |
title_sort |
Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical. |
author |
Jordão, Vinícius de Mello |
author_facet |
Jordão, Vinícius de Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zani Netto, Amilcar |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jordão, Vinícius de Mello |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação somática Eutonia Eutony Musical Performance Musician's Health Pain in Musicians Performance Musical Saúde do Músico, Dores em músicos Somatics |
topic |
Educação somática Eutonia Eutony Musical Performance Musician's Health Pain in Musicians Performance Musical Saúde do Músico, Dores em músicos Somatics |
description |
Este trabalho se dedica à partilha de narrativas e reflexões sobre algumas possíveis contribuições que a abordagem de educação somática Eutonia, desenvolvida por Gerda Alexander (1908-1994), pode oferecer para determinados aspectos da atividade de músicos. Para isso, utilizo de metodologias próprias da autoetnografia e inicio compartilhando memórias e experiências de minha história pessoal como estudante de piano que, no primeiro capítulo, levam a uma discussão sobre temas fundamentais que compõe a problemática da pesquisa: a concepção dualista do corpo como objeto (o corpo-máquina ou corpo-instrumento) na cultura ocidental; a submissão do músico performer à figura do compositor nos moldes dessa concepção instrumental do corpo; e a negligência para com a saúde e bem-estar do músico e de seu corpo em questões como o cuidado com dores decorrentes da atividade, estresse e paixão mantidos pela atividade profissional. No segundo capítulo, discorro sobre os princípios fundamentais da abordagem da Eutonia, baseando-me na literatura de referência e em minhas experiências práticas com essa abordagem para, no último capítulo, discutir sua pertinência aos temas levantados no início do trabalho a partir de experiências que tive ao conduzir um processo de estudo de uma peça para piano solo integrando os princípios da Eutonia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02042024-133922/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02042024-133922/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256603850440704 |