Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jordão, Vinícius de Mello
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02042024-133922/
Resumo: Este trabalho se dedica à partilha de narrativas e reflexões sobre algumas possíveis contribuições que a abordagem de educação somática Eutonia, desenvolvida por Gerda Alexander (1908-1994), pode oferecer para determinados aspectos da atividade de músicos. Para isso, utilizo de metodologias próprias da autoetnografia e inicio compartilhando memórias e experiências de minha história pessoal como estudante de piano que, no primeiro capítulo, levam a uma discussão sobre temas fundamentais que compõe a problemática da pesquisa: a concepção dualista do corpo como objeto (o corpo-máquina ou corpo-instrumento) na cultura ocidental; a submissão do músico performer à figura do compositor nos moldes dessa concepção instrumental do corpo; e a negligência para com a saúde e bem-estar do músico e de seu corpo em questões como o cuidado com dores decorrentes da atividade, estresse e paixão mantidos pela atividade profissional. No segundo capítulo, discorro sobre os princípios fundamentais da abordagem da Eutonia, baseando-me na literatura de referência e em minhas experiências práticas com essa abordagem para, no último capítulo, discutir sua pertinência aos temas levantados no início do trabalho a partir de experiências que tive ao conduzir um processo de estudo de uma peça para piano solo integrando os princípios da Eutonia.
id USP_b52d71f117ffe32fa5eaa7a32cb3fe71
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-02042024-133922
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.-Educação somáticaEutoniaEutonyMusical PerformanceMusician's HealthPain in MusiciansPerformance MusicalSaúde do Músico, Dores em músicosSomaticsEste trabalho se dedica à partilha de narrativas e reflexões sobre algumas possíveis contribuições que a abordagem de educação somática Eutonia, desenvolvida por Gerda Alexander (1908-1994), pode oferecer para determinados aspectos da atividade de músicos. Para isso, utilizo de metodologias próprias da autoetnografia e inicio compartilhando memórias e experiências de minha história pessoal como estudante de piano que, no primeiro capítulo, levam a uma discussão sobre temas fundamentais que compõe a problemática da pesquisa: a concepção dualista do corpo como objeto (o corpo-máquina ou corpo-instrumento) na cultura ocidental; a submissão do músico performer à figura do compositor nos moldes dessa concepção instrumental do corpo; e a negligência para com a saúde e bem-estar do músico e de seu corpo em questões como o cuidado com dores decorrentes da atividade, estresse e paixão mantidos pela atividade profissional. No segundo capítulo, discorro sobre os princípios fundamentais da abordagem da Eutonia, baseando-me na literatura de referência e em minhas experiências práticas com essa abordagem para, no último capítulo, discutir sua pertinência aos temas levantados no início do trabalho a partir de experiências que tive ao conduzir um processo de estudo de uma peça para piano solo integrando os princípios da Eutonia.The aim of this work is to share narratives and thoughts about possible contributions that the somatic approach Eutony, developed by Gerda Alexander (1908-1994), may offer to some aspects of the activity of musicians. To do so, I make use of methodologies pertaining to autoethnography and begin by sharing memories and experiences from my personal history as a piano student, which, in the first chapter, lead to a discussion of fundamental themes related to the research question: the dualistic understanding of the body as an object in western culture; the submission of the performer to the composers authority; and the neglect towards the musicians and his/hers bodys health and well-being in matters such as care towards activity-related pain, stress and the passion sustained towards the professional activity. In the second chapter, I discuss the fundamental principles of Eutony based on the literature in this theme and on my practical experiences with such approach in order to, in the last chapter, elaborate on its pertinence to the matters discussed in the beginning of the text by analyzing experiences that arose from a process of learning a piece for solo piano integrating the principles of Eutony.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZani Netto, AmilcarJordão, Vinícius de Mello2023-11-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02042024-133922/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-04-02T17:17:03Zoai:teses.usp.br:tde-02042024-133922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-04-02T17:17:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.
-
title Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.
spellingShingle Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.
Jordão, Vinícius de Mello
Educação somática
Eutonia
Eutony
Musical Performance
Musician's Health
Pain in Musicians
Performance Musical
Saúde do Músico, Dores em músicos
Somatics
title_short Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.
title_full Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.
title_fullStr Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.
title_full_unstemmed Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.
title_sort Cuidando do Corpo que Toca: Contribuições da Eutonia para a Performance Musical.
author Jordão, Vinícius de Mello
author_facet Jordão, Vinícius de Mello
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zani Netto, Amilcar
dc.contributor.author.fl_str_mv Jordão, Vinícius de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv Educação somática
Eutonia
Eutony
Musical Performance
Musician's Health
Pain in Musicians
Performance Musical
Saúde do Músico, Dores em músicos
Somatics
topic Educação somática
Eutonia
Eutony
Musical Performance
Musician's Health
Pain in Musicians
Performance Musical
Saúde do Músico, Dores em músicos
Somatics
description Este trabalho se dedica à partilha de narrativas e reflexões sobre algumas possíveis contribuições que a abordagem de educação somática Eutonia, desenvolvida por Gerda Alexander (1908-1994), pode oferecer para determinados aspectos da atividade de músicos. Para isso, utilizo de metodologias próprias da autoetnografia e inicio compartilhando memórias e experiências de minha história pessoal como estudante de piano que, no primeiro capítulo, levam a uma discussão sobre temas fundamentais que compõe a problemática da pesquisa: a concepção dualista do corpo como objeto (o corpo-máquina ou corpo-instrumento) na cultura ocidental; a submissão do músico performer à figura do compositor nos moldes dessa concepção instrumental do corpo; e a negligência para com a saúde e bem-estar do músico e de seu corpo em questões como o cuidado com dores decorrentes da atividade, estresse e paixão mantidos pela atividade profissional. No segundo capítulo, discorro sobre os princípios fundamentais da abordagem da Eutonia, baseando-me na literatura de referência e em minhas experiências práticas com essa abordagem para, no último capítulo, discutir sua pertinência aos temas levantados no início do trabalho a partir de experiências que tive ao conduzir um processo de estudo de uma peça para piano solo integrando os princípios da Eutonia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02042024-133922/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-02042024-133922/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256603850440704