O transe brasileiro no teatro: dinâmicas de diferenciação e ascensão autoritária vistas da cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Alexandre Ferreira Dal Farra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-19092023-133117/
Resumo: A presente tese procura retomar parte da história do teatro brasileiro (sobretudo o teatro realizado no sudeste do país) nos últimos dez anos, particularmente a partir da ideia de que entre os anos 2010 e 2015 deu-se algo, que denominei aberturas, a que se seguiu um movimento de fechamento, ocorrido entre 2015 e 2017. Pretende-se entender em que medida e de que maneira certas dinâmicas que se deram no ambiente político do país nessa época influenciaram o território das artes cênicas. A partir do cruzamento entre conceitos pertencentes ao campo das artes, da literatura e do teatro, como o esquema das ideias fora do lugar de Roberto Schwarz, e conceitos que advém de outros campos do pensamento, sobretudo da antropologia, particularmente dos antropólogos Piero Leirner e Gregory Bateson, intenta-se abordar algumas obras teatrais importantes do passado recente brasileiro, no sentido de compreender a maneira como esses trabalhos por vezes operaram segundo lógicas que tais conceitos antropológicos explicitam.
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