Tecnologia educacional: produção e avaliação do site escala de pessoal de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmen Maria Casquel Monti Juliani
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.7.2003.tde-14122007-122219
Resumo: O presente trabalho trata do desenvolvimento de software educativo para o ensino do tema escala de pessoal de enfermagem. O desenvolvimento do hipertexto, publicado via Internet, foi desenvolvido com o objetivo de oferecer subsídios para ao aluno de graduação e para o enfermeiro gerente de recursos humanos. Aborda aspectos trabalhistas, legais e humanos fundamentais para o profissional enfermeiro. Etapas metodológicas do desenvolvimento: revisão bibliográfica; organização da rede semântica; organização do hipertexto a partir dos nós de conteúdo; definição do design das telas e imagens; elaboração da simulação; planejamento do banco de dados. Para coleta de dados convidamos docentes de Administração em enfermagem e alunos de graduação das escolas públicas de enfermagem de São Paulo. A avaliação fez-se por meio de formulário eletrônico no próprio site. Principais resultados: o site recebeu aprovação da maioria dos participantes. A média de aprovação, somando os critérios excelente e satisfatório, foi de 70 % das respostas. Algumas vantagens do recurso tecnológico são: disponibilidade de conteúdo aos graduandos e profissionais, possibilidade do aluno de realizar simulação; possibilidade dos alunos estudar nos momentos oportunos; o programa informa ao professor os registros dos exercícios simulados.
id USP_b5bb94c2d36eb235940517868c6b6da7
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14122007-122219
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Tecnologia educacional: produção e avaliação do site escala de pessoal de enfermagem Educational technology: production and evaluation of the site nursing personnel scale 2003-03-28Paulina KurcgantYolanda Dora Martinez EvoraMiriam Celi Pimentel Porto ForestiRaquel Rapone GaidzinskiMaria Madalena Januario LeiteCarmen Maria Casquel Monti JulianiUniversidade de São PauloEnfermagemUSPBR Educational technology Enfermagem Informatic Informática Nursing Tecnologia educacional O presente trabalho trata do desenvolvimento de software educativo para o ensino do tema escala de pessoal de enfermagem. O desenvolvimento do hipertexto, publicado via Internet, foi desenvolvido com o objetivo de oferecer subsídios para ao aluno de graduação e para o enfermeiro gerente de recursos humanos. Aborda aspectos trabalhistas, legais e humanos fundamentais para o profissional enfermeiro. Etapas metodológicas do desenvolvimento: revisão bibliográfica; organização da rede semântica; organização do hipertexto a partir dos nós de conteúdo; definição do design das telas e imagens; elaboração da simulação; planejamento do banco de dados. Para coleta de dados convidamos docentes de Administração em enfermagem e alunos de graduação das escolas públicas de enfermagem de São Paulo. A avaliação fez-se por meio de formulário eletrônico no próprio site. Principais resultados: o site recebeu aprovação da maioria dos participantes. A média de aprovação, somando os critérios excelente e satisfatório, foi de 70 % das respostas. Algumas vantagens do recurso tecnológico são: disponibilidade de conteúdo aos graduandos e profissionais, possibilidade do aluno de realizar simulação; possibilidade dos alunos estudar nos momentos oportunos; o programa informa ao professor os registros dos exercícios simulados. The present work is about educational software development to teach nursing personnel scale. Hypertext development published via Internet was developed aiming to provide subsidies for undergraduate students and for the personnel manager nurse. It entails working, legal and human fundamental aspects for the nurse. Development methodological steps: bibliographic review, semantic net organization, hypertext organization from knots content, image and screen definition design, simulation devising, databank planning. For collection of data we invited professors of nursing administration and students of graduation of the São Paulo public nursing schools. The evaluation was made by electronic form in the own site. Main results: the site received approval from most of the participants. The approval average, adding the excellent and satisfactory criterious, it was of 70% of the answers. Some advantages of the technological resource are: content availability to the students and professionals, the student's possibility to accomplish simulation; the students' possibility to study in the opportune moments; the program informs the teacher the registrations of the simulate exercises. https://doi.org/10.11606/T.7.2003.tde-14122007-122219info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:58:54Zoai:teses.usp.br:tde-14122007-122219Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:40:34.935489Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Tecnologia educacional: produção e avaliação do site escala de pessoal de enfermagem
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Educational technology: production and evaluation of the site nursing personnel scale
title Tecnologia educacional: produção e avaliação do site escala de pessoal de enfermagem
spellingShingle Tecnologia educacional: produção e avaliação do site escala de pessoal de enfermagem
Carmen Maria Casquel Monti Juliani
title_short Tecnologia educacional: produção e avaliação do site escala de pessoal de enfermagem
title_full Tecnologia educacional: produção e avaliação do site escala de pessoal de enfermagem
title_fullStr Tecnologia educacional: produção e avaliação do site escala de pessoal de enfermagem
title_full_unstemmed Tecnologia educacional: produção e avaliação do site escala de pessoal de enfermagem
title_sort Tecnologia educacional: produção e avaliação do site escala de pessoal de enfermagem
author Carmen Maria Casquel Monti Juliani
author_facet Carmen Maria Casquel Monti Juliani
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Paulina Kurcgant
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Yolanda Dora Martinez Evora
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Miriam Celi Pimentel Porto Foresti
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Raquel Rapone Gaidzinski
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Maria Madalena Januario Leite
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmen Maria Casquel Monti Juliani
contributor_str_mv Paulina Kurcgant
Yolanda Dora Martinez Evora
Miriam Celi Pimentel Porto Foresti
Raquel Rapone Gaidzinski
Maria Madalena Januario Leite
description O presente trabalho trata do desenvolvimento de software educativo para o ensino do tema escala de pessoal de enfermagem. O desenvolvimento do hipertexto, publicado via Internet, foi desenvolvido com o objetivo de oferecer subsídios para ao aluno de graduação e para o enfermeiro gerente de recursos humanos. Aborda aspectos trabalhistas, legais e humanos fundamentais para o profissional enfermeiro. Etapas metodológicas do desenvolvimento: revisão bibliográfica; organização da rede semântica; organização do hipertexto a partir dos nós de conteúdo; definição do design das telas e imagens; elaboração da simulação; planejamento do banco de dados. Para coleta de dados convidamos docentes de Administração em enfermagem e alunos de graduação das escolas públicas de enfermagem de São Paulo. A avaliação fez-se por meio de formulário eletrônico no próprio site. Principais resultados: o site recebeu aprovação da maioria dos participantes. A média de aprovação, somando os critérios excelente e satisfatório, foi de 70 % das respostas. Algumas vantagens do recurso tecnológico são: disponibilidade de conteúdo aos graduandos e profissionais, possibilidade do aluno de realizar simulação; possibilidade dos alunos estudar nos momentos oportunos; o programa informa ao professor os registros dos exercícios simulados.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-03-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.7.2003.tde-14122007-122219
url https://doi.org/10.11606/T.7.2003.tde-14122007-122219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Enfermagem
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502744924487680