Dos terreiros ao Hip-Hop: às voltas com os ancestrais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Puttini, Marcos Vinicius
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18112015-133506/
Resumo: Esta dissertação de mestrado é uma reflexão sobre uma pesquisa educacional de campo que contemplou o hip-hop como cultura juvenil e cujo objetivo era construir fazeres educacionais que se valem do hip-hop. O texto discute a experiência educacional que teve lugar na organização não governamental Casa do Zezinho, no extremo sul da cidade de São Paulo. A instituição oferecia oficinas de hip-hop a jovens de ambos os sexos, entre 13 e 17 anos e regularmente matriculados na rede pública, e minha intervenção se deu nesse contexto, em parceria com a professora de hip-hop. Descrevo o itinerário da pesquisa contemplando aspectos institucionais, subjetivos e de articulação do projeto durante sua realização. Minha intervenção consistiu em exercícios e atividades de natureza cultural como a produção de textos, grafitti e coreografias matizados pela motivação e pelo despertar de uma consciência crítica, artística e, principalmente, de pertença à ancestralidade africana, arrancada de suas raízes pelo processo histórico escravagista colonial cujos resquícios perduram até hoje, em parceria com a professora de hip-hop da Instituição. Os exercícios visavam sobretudo conectar esses jovens com sua ancestralidade perdida, pois pensamos o hip-hop como cultura juvenil legítima e procuramos valorizá-lo como percurso educacional, inclusive a jornada heroica que se narra em suas letras, análoga à dos jovens em seu cotidiano e à minha própria como pesquisador. No processo de construção das oficinas, consubstanciou-se a presença da religiosidade africana, de sua arte e de seu pensamento, traduzidos e atualizados pela cultura hip-hop. O resultado foi um percurso formativo que se valeu de uma cultura juvenil praticada principalmente por jovens pobres das periferias do Brasil e, compartilhando essa experiência, procurou-se resgatar a autoestima desses jovens e favorecer a integração social e geracional de membros das comunidades.
id USP_b5d1c01fdba342ec93d63bc470882c0e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-18112015-133506
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Dos terreiros ao Hip-Hop: às voltas com os ancestraisFrom the holy ground to Hip Hop: spinning with ancestorsAdolescentesAfricaÁfricaAncestralidadeAncestryEducaçãoEducationHip HopHip-hopTeenagersEsta dissertação de mestrado é uma reflexão sobre uma pesquisa educacional de campo que contemplou o hip-hop como cultura juvenil e cujo objetivo era construir fazeres educacionais que se valem do hip-hop. O texto discute a experiência educacional que teve lugar na organização não governamental Casa do Zezinho, no extremo sul da cidade de São Paulo. A instituição oferecia oficinas de hip-hop a jovens de ambos os sexos, entre 13 e 17 anos e regularmente matriculados na rede pública, e minha intervenção se deu nesse contexto, em parceria com a professora de hip-hop. Descrevo o itinerário da pesquisa contemplando aspectos institucionais, subjetivos e de articulação do projeto durante sua realização. Minha intervenção consistiu em exercícios e atividades de natureza cultural como a produção de textos, grafitti e coreografias matizados pela motivação e pelo despertar de uma consciência crítica, artística e, principalmente, de pertença à ancestralidade africana, arrancada de suas raízes pelo processo histórico escravagista colonial cujos resquícios perduram até hoje, em parceria com a professora de hip-hop da Instituição. Os exercícios visavam sobretudo conectar esses jovens com sua ancestralidade perdida, pois pensamos o hip-hop como cultura juvenil legítima e procuramos valorizá-lo como percurso educacional, inclusive a jornada heroica que se narra em suas letras, análoga à dos jovens em seu cotidiano e à minha própria como pesquisador. No processo de construção das oficinas, consubstanciou-se a presença da religiosidade africana, de sua arte e de seu pensamento, traduzidos e atualizados pela cultura hip-hop. O resultado foi um percurso formativo que se valeu de uma cultura juvenil praticada principalmente por jovens pobres das periferias do Brasil e, compartilhando essa experiência, procurou-se resgatar a autoestima desses jovens e favorecer a integração social e geracional de membros das comunidades.This master dissertation is a reflection of an educational research in the field that faced hip hop as a youth culture, which goal was to build educational procedures from hip hop. The text discusses the experience that took place at the Non-Governmental Organization Casa do Zezinho, in the far south of São Paulo City. The institution offered hip-hop workshops for young people of both sexes, between 13 and 17 years old, who were officially enrolled at the schools of the public system, and my intervention took place in this context, in partnership with the teacher of hip-hop. I shall narrate the itinerary of the research, considering institutional, subjective and articulatory aspects of it, along its making. My intervention consisted of exercises and cultural activities such as the production of texts, graffiti and choreography tinted by motivation and the awakening of a critical conscience, artistic awareness and especially the feeling of belonging to African ancestry, torn from its roots through the historic slave process which colonial remnants linger to the present days. The exercises were aimed, above of all, to connect these young people to their lost ancestry, because we believed hip hop as a legitimate youth culture and we struggle to value it as an educational route, including the heroic journey that is described in its lyrics, analogous to the youth struggles in their everyday life, and my own as a researcher. It was embodied into the workshops the process of construction to reveal the presence of African religiosity, its art and its thinking, translated and updated by the hip hop culture. As a result, I developed a training path that drew upon a youth culture mainly practiced by poor young people from the outskirts of Brazil and when sharing this experience, we tried to rescue the self-esteem of these young people and promote social and generational integration of community members.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Rogério dePuttini, Marcos Vinicius2015-09-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18112015-133506/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:58Zoai:teses.usp.br:tde-18112015-133506Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dos terreiros ao Hip-Hop: às voltas com os ancestrais
From the holy ground to Hip Hop: spinning with ancestors
title Dos terreiros ao Hip-Hop: às voltas com os ancestrais
spellingShingle Dos terreiros ao Hip-Hop: às voltas com os ancestrais
Puttini, Marcos Vinicius
Adolescentes
Africa
África
Ancestralidade
Ancestry
Educação
Education
Hip Hop
Hip-hop
Teenagers
title_short Dos terreiros ao Hip-Hop: às voltas com os ancestrais
title_full Dos terreiros ao Hip-Hop: às voltas com os ancestrais
title_fullStr Dos terreiros ao Hip-Hop: às voltas com os ancestrais
title_full_unstemmed Dos terreiros ao Hip-Hop: às voltas com os ancestrais
title_sort Dos terreiros ao Hip-Hop: às voltas com os ancestrais
author Puttini, Marcos Vinicius
author_facet Puttini, Marcos Vinicius
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Rogério de
dc.contributor.author.fl_str_mv Puttini, Marcos Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescentes
Africa
África
Ancestralidade
Ancestry
Educação
Education
Hip Hop
Hip-hop
Teenagers
topic Adolescentes
Africa
África
Ancestralidade
Ancestry
Educação
Education
Hip Hop
Hip-hop
Teenagers
description Esta dissertação de mestrado é uma reflexão sobre uma pesquisa educacional de campo que contemplou o hip-hop como cultura juvenil e cujo objetivo era construir fazeres educacionais que se valem do hip-hop. O texto discute a experiência educacional que teve lugar na organização não governamental Casa do Zezinho, no extremo sul da cidade de São Paulo. A instituição oferecia oficinas de hip-hop a jovens de ambos os sexos, entre 13 e 17 anos e regularmente matriculados na rede pública, e minha intervenção se deu nesse contexto, em parceria com a professora de hip-hop. Descrevo o itinerário da pesquisa contemplando aspectos institucionais, subjetivos e de articulação do projeto durante sua realização. Minha intervenção consistiu em exercícios e atividades de natureza cultural como a produção de textos, grafitti e coreografias matizados pela motivação e pelo despertar de uma consciência crítica, artística e, principalmente, de pertença à ancestralidade africana, arrancada de suas raízes pelo processo histórico escravagista colonial cujos resquícios perduram até hoje, em parceria com a professora de hip-hop da Instituição. Os exercícios visavam sobretudo conectar esses jovens com sua ancestralidade perdida, pois pensamos o hip-hop como cultura juvenil legítima e procuramos valorizá-lo como percurso educacional, inclusive a jornada heroica que se narra em suas letras, análoga à dos jovens em seu cotidiano e à minha própria como pesquisador. No processo de construção das oficinas, consubstanciou-se a presença da religiosidade africana, de sua arte e de seu pensamento, traduzidos e atualizados pela cultura hip-hop. O resultado foi um percurso formativo que se valeu de uma cultura juvenil praticada principalmente por jovens pobres das periferias do Brasil e, compartilhando essa experiência, procurou-se resgatar a autoestima desses jovens e favorecer a integração social e geracional de membros das comunidades.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18112015-133506/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-18112015-133506/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090844196601856