Percepções de estudantes e professores de terapia ocupacional sobre os atributos que caracterizam um bom modelo profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Luciana Costa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-19072018-094622/
Resumo: Os estudantes desenvolvem suas atividades em diferentes ambientes educacionais, internalizando modelos de atuação profissional e espelhando-se nas experiências profissionais de seus professores e profissionais não docentes. Este estudo teve como objetivos identificar a percepção de estudantes de Terapia Ocupacional sobre os atributos mais importantes em bons modelos de profissional e identificar a percepção de terapeutas ocupacionais docentes e não docentes apontados pelos estudantes como bons modelos sobre os atributos que consideram como representativos desta sua característica. Foram abordados 116 estudantes da FMRP-USP e 102 da UFSCar, através de questionário estruturado e grupos focais; 12 profissionais docentes e não docentes da FMRP-USP e 10 da UFSCar, através de entrevista individual semi-estruturada. Os dados foram analisados quantitativamente (por meio de estatística descritiva) e qualitativamente (através de análise de conteúdo). Os estudantes identificaram como atributos importantes de um bom modelo de profissional: ter um bom relacionamento com o aluno, com o paciente e com a equipe de trabalho; demonstrar empatia; possuir didática; ser organizado e demonstrar comprometimento com o seu crescimento pessoal e profissional. Os profissionais docentes e não docentes referiram que foram indicados como bons modelos por demonstrarem empatia; apresentarem bom relacionamento interpessoal (com o estudante e com o paciente) e mostrar relação teórico-prática. Pode-se concluir que os atributos de um bom modelo para estudantes, não diferem da percepção de docentes/profissionais sobre suas próprias habilidades positivas. Os dados obtidos neste estudo sobre os atributos de um bom modelo na formação do terapeuta ocupacional poderão ser aplicados em programas nacionais de capacitação e desenvolvimento docente.
id USP_b5f04b9d283da5debd4c5a3853c2df5c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-19072018-094622
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Percepções de estudantes e professores de terapia ocupacional sobre os atributos que caracterizam um bom modelo profissionalPerceptions of occupational therapy students and clinical tutors on the attributes of a good role modelOccupational therapy; Professional values; Professionalism; Role models; Vocational training (undergraduate training)Terapia Ocupacional; Profissionalismo; Valores profissionais; Role models; Formação profissionalOs estudantes desenvolvem suas atividades em diferentes ambientes educacionais, internalizando modelos de atuação profissional e espelhando-se nas experiências profissionais de seus professores e profissionais não docentes. Este estudo teve como objetivos identificar a percepção de estudantes de Terapia Ocupacional sobre os atributos mais importantes em bons modelos de profissional e identificar a percepção de terapeutas ocupacionais docentes e não docentes apontados pelos estudantes como bons modelos sobre os atributos que consideram como representativos desta sua característica. Foram abordados 116 estudantes da FMRP-USP e 102 da UFSCar, através de questionário estruturado e grupos focais; 12 profissionais docentes e não docentes da FMRP-USP e 10 da UFSCar, através de entrevista individual semi-estruturada. Os dados foram analisados quantitativamente (por meio de estatística descritiva) e qualitativamente (através de análise de conteúdo). Os estudantes identificaram como atributos importantes de um bom modelo de profissional: ter um bom relacionamento com o aluno, com o paciente e com a equipe de trabalho; demonstrar empatia; possuir didática; ser organizado e demonstrar comprometimento com o seu crescimento pessoal e profissional. Os profissionais docentes e não docentes referiram que foram indicados como bons modelos por demonstrarem empatia; apresentarem bom relacionamento interpessoal (com o estudante e com o paciente) e mostrar relação teórico-prática. Pode-se concluir que os atributos de um bom modelo para estudantes, não diferem da percepção de docentes/profissionais sobre suas próprias habilidades positivas. Os dados obtidos neste estudo sobre os atributos de um bom modelo na formação do terapeuta ocupacional poderão ser aplicados em programas nacionais de capacitação e desenvolvimento docente.Students develop their activities in different educational environments, internalizing models of professional performance and mirroring themselves in the professional experiences of their teachers and non-teaching professionals. The objective of this study was to identify the perception of Occupational Therapy students about the most important attributes in good role models and to identify the perception of occupational and non-teaching occupational therapists pointed out by the students as good models about the attributes they consider as representative of their characteristic . A total of 116 students from FMRP-USP and 102 from UFSCar were approached through a structured questionnaire and focus groups; 12 teaching and non-teaching professionals from FMRP-USP and 10 from UFSCar, through a semistructured individual interview. Data were analyzed quantitatively (through descriptive statistics) and qualitatively (through content analysis). The students identified as important attributes of a good role model: having a good relationship with the student, the patient and the work team; demonstrate empathy; possess didactics; be organized and demonstrate commitment to your personal and professional growth. Clinical tutors believed that they were nominated as good role models because they demonstrated empathy; a good relationship with student and patient and were able to link theory to professional practice. It can be concluded that the perceptions of occupational therapy students and clinical tutors about role models attributes were similar. Identification of good role model characteristics may inform teacher training and faculty development in occupational therapy.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTroncon, Luiz Ernesto de AlmeidaSilva, Luciana Costa2018-06-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-19072018-094622/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-10-03T01:45:28Zoai:teses.usp.br:tde-19072018-094622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-10-03T01:45:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções de estudantes e professores de terapia ocupacional sobre os atributos que caracterizam um bom modelo profissional
Perceptions of occupational therapy students and clinical tutors on the attributes of a good role model
title Percepções de estudantes e professores de terapia ocupacional sobre os atributos que caracterizam um bom modelo profissional
spellingShingle Percepções de estudantes e professores de terapia ocupacional sobre os atributos que caracterizam um bom modelo profissional
Silva, Luciana Costa
Occupational therapy; Professional values; Professionalism; Role models; Vocational training (undergraduate training)
Terapia Ocupacional; Profissionalismo; Valores profissionais; Role models; Formação profissional
title_short Percepções de estudantes e professores de terapia ocupacional sobre os atributos que caracterizam um bom modelo profissional
title_full Percepções de estudantes e professores de terapia ocupacional sobre os atributos que caracterizam um bom modelo profissional
title_fullStr Percepções de estudantes e professores de terapia ocupacional sobre os atributos que caracterizam um bom modelo profissional
title_full_unstemmed Percepções de estudantes e professores de terapia ocupacional sobre os atributos que caracterizam um bom modelo profissional
title_sort Percepções de estudantes e professores de terapia ocupacional sobre os atributos que caracterizam um bom modelo profissional
author Silva, Luciana Costa
author_facet Silva, Luciana Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Troncon, Luiz Ernesto de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Luciana Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Occupational therapy; Professional values; Professionalism; Role models; Vocational training (undergraduate training)
Terapia Ocupacional; Profissionalismo; Valores profissionais; Role models; Formação profissional
topic Occupational therapy; Professional values; Professionalism; Role models; Vocational training (undergraduate training)
Terapia Ocupacional; Profissionalismo; Valores profissionais; Role models; Formação profissional
description Os estudantes desenvolvem suas atividades em diferentes ambientes educacionais, internalizando modelos de atuação profissional e espelhando-se nas experiências profissionais de seus professores e profissionais não docentes. Este estudo teve como objetivos identificar a percepção de estudantes de Terapia Ocupacional sobre os atributos mais importantes em bons modelos de profissional e identificar a percepção de terapeutas ocupacionais docentes e não docentes apontados pelos estudantes como bons modelos sobre os atributos que consideram como representativos desta sua característica. Foram abordados 116 estudantes da FMRP-USP e 102 da UFSCar, através de questionário estruturado e grupos focais; 12 profissionais docentes e não docentes da FMRP-USP e 10 da UFSCar, através de entrevista individual semi-estruturada. Os dados foram analisados quantitativamente (por meio de estatística descritiva) e qualitativamente (através de análise de conteúdo). Os estudantes identificaram como atributos importantes de um bom modelo de profissional: ter um bom relacionamento com o aluno, com o paciente e com a equipe de trabalho; demonstrar empatia; possuir didática; ser organizado e demonstrar comprometimento com o seu crescimento pessoal e profissional. Os profissionais docentes e não docentes referiram que foram indicados como bons modelos por demonstrarem empatia; apresentarem bom relacionamento interpessoal (com o estudante e com o paciente) e mostrar relação teórico-prática. Pode-se concluir que os atributos de um bom modelo para estudantes, não diferem da percepção de docentes/profissionais sobre suas próprias habilidades positivas. Os dados obtidos neste estudo sobre os atributos de um bom modelo na formação do terapeuta ocupacional poderão ser aplicados em programas nacionais de capacitação e desenvolvimento docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-19072018-094622/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-19072018-094622/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257173542830080