Efeitos da variação temporal do conhecimento de resultado na aprendizagem de uma habilidade motora discreta simples

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, Jose Elias de
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39131/tde-16032020-085744/
Resumo: O objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da variação temporal do conhecimento de resultado (CR) na aprendizagem de uma habilidade motora discreta simples. Foi utilizada a tarefa motora de arremessar um saquinho em um alvo circular de 2,0 metros de diâmetro, colocado no chão, a uma distância de 3,60 metros e impossível de ser visto pelos sujeitos. Participaram do estudo 180 crianças de ambos os sexos com idade média de 10,7 anos, divididos aleatóriamente em 6 grupos (A,B.C,D,E e F) de 30 crianças. Utilizou-se um delineamento experimental com três fases. Na primeira, fase de aquisição, os grupos A, B, C, D, E e F realizaram as tentativas e receberam informações, respectivamente, nos intervalos de tempo 0-5, 10-5, 30-5, 5-0, 10-0 e 30-0 segundos, de pré e pós-CR. Nesta fase foram realizadas 90 tentativas. Na segunda fase, a de transferência, os sujeitos executaram dez tentativas sem CR, mantendo o intervalo inter-respostas. A terceira fase, a de retenção, foi realizada sete dias após o término da segunda fase, nas mesmas condições desta. Os dados foram organizados e analisados em blocos de cinco tentativas. Na fase de aquisição, para verificar as diferenças no comportamento entre os grupos e na interação dos grupos e blocos de tentativas, foi aplicada a análise de variância a dois fatores. Os resultados mostraram que a variação do intervalo pós CR também não afetou a aprendizagem. Esses resultados estão em conformidade com os estudos de Bilodeau & Bilodeau (1956) e Magill (1977); não concordando com o resultado apresentado por Weinberg, Guy & Tupper (1964), quando concluíram que o intervalo de tempo de um segundo é menos efetivo para a aprendizagem do que intervalos maiores. Estes resultados evidenciaram o efeito de aprendizagem em todas as condições experimentais. Os resultados mostraram diferenças significantes nos grupos B, E e F, respectivamente, evidenciando uma queda na performance desses grupos. Estes resultados, associados à melhoria no desempenho do último bloco de tentativas, colocam dúvidas sobre o número necessário de tentativas, para que haja aprendizagem efetiva nesse tipo de tarefa com crianças, demonstrando a necessidade de maiores estudos nesse sentido
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spelling Efeitos da variação temporal do conhecimento de resultado na aprendizagem de uma habilidade motora discreta simplesEffects of the temporal variation of the knowledge of result in the learning of a discreet and simple motor skillAprendizagemBehaviorComportamentoHabilidade motoraMotor learningMotor skillsO objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos da variação temporal do conhecimento de resultado (CR) na aprendizagem de uma habilidade motora discreta simples. Foi utilizada a tarefa motora de arremessar um saquinho em um alvo circular de 2,0 metros de diâmetro, colocado no chão, a uma distância de 3,60 metros e impossível de ser visto pelos sujeitos. Participaram do estudo 180 crianças de ambos os sexos com idade média de 10,7 anos, divididos aleatóriamente em 6 grupos (A,B.C,D,E e F) de 30 crianças. Utilizou-se um delineamento experimental com três fases. Na primeira, fase de aquisição, os grupos A, B, C, D, E e F realizaram as tentativas e receberam informações, respectivamente, nos intervalos de tempo 0-5, 10-5, 30-5, 5-0, 10-0 e 30-0 segundos, de pré e pós-CR. Nesta fase foram realizadas 90 tentativas. Na segunda fase, a de transferência, os sujeitos executaram dez tentativas sem CR, mantendo o intervalo inter-respostas. A terceira fase, a de retenção, foi realizada sete dias após o término da segunda fase, nas mesmas condições desta. Os dados foram organizados e analisados em blocos de cinco tentativas. Na fase de aquisição, para verificar as diferenças no comportamento entre os grupos e na interação dos grupos e blocos de tentativas, foi aplicada a análise de variância a dois fatores. Os resultados mostraram que a variação do intervalo pós CR também não afetou a aprendizagem. Esses resultados estão em conformidade com os estudos de Bilodeau & Bilodeau (1956) e Magill (1977); não concordando com o resultado apresentado por Weinberg, Guy & Tupper (1964), quando concluíram que o intervalo de tempo de um segundo é menos efetivo para a aprendizagem do que intervalos maiores. Estes resultados evidenciaram o efeito de aprendizagem em todas as condições experimentais. Os resultados mostraram diferenças significantes nos grupos B, E e F, respectivamente, evidenciando uma queda na performance desses grupos. Estes resultados, associados à melhoria no desempenho do último bloco de tentativas, colocam dúvidas sobre o número necessário de tentativas, para que haja aprendizagem efetiva nesse tipo de tarefa com crianças, demonstrando a necessidade de maiores estudos nesse sentidoThe purpose of the present study was to investigatethe time interval variation effects of the knowledge of results (KR) in learning a simple discrete motor skill such as throwing a 100 gr. small bag, full of corn seeds, to a 2m diammeter circular target on the floor, situated at a distance of 3.60m from the subject and invisible to the same subject, 180 elementary school students, around 10.7 years old, both male and female, divided randomly into six groups (A, B, C, D ,E and F) of 3o children each, took part in this investigation. For that purpose it was used an experimental design with three phases. In the first phase, the acquisition one, the groups A,B,C,D,E, and F performed the trials and received information at 0-5, 10-5, 30-5, 5-0, 5-10 and 5-30 seconds pre and post KR respectively, puring this phase 90 trials were performed. In the second phase, the transference one, the children performed ten trials without KR, keeping the inter-response intervals. The third phase, the retention one, was performed seven days after the end of the second phase, under the same conditions. The data were organized and analysed in blocks of five trials. These results showed clearity the learning effects under all the experimental conditions. The results associated to the performance improvement of the last trial block bring some doubts on the number of trials necessary to the effective learning in this kind of task with children, showing, thus, the need of further studies on this subjectBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTani, GoProença, Jose Elias de1989-03-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39131/tde-16032020-085744/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-03-16T18:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-16032020-085744Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-03-16T18:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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