Imagens sonoras no ar: a sugestão de sentido na publicidade radiofônica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vianna, Graziela Valadares Gomes de Mello
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-09092009-120319/
Resumo: O objetivo com este trabalho foi compreender o sentido sugerido pelos elementos sonoros que constituem a linguagem radiofônica. Dessa forma, buscamos entender como se dá a sugestão de sentido ao ouvinte por meio da performance da voz, dos efeitos sonoros, da trilha musical, do silêncio e do tratamento técnico. Elementos que devem ser associados ao repertório do ouvinte a fim de serem criadas imagens multisensoriais com base em uma mensagem que utiliza unicamente o som como significante. Para compreender, portanto, essa sugestão de sentido com base no som, definimos a publicidade radiofônica como nosso objeto de análise. Para fazer o recorte do objeto de análise, seguimos uma agenda que a publicidade comumente dá atenção, composta pelas principais datas comemorativas ligadas ao consumo: Natal, férias de verão, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, períodos em que o investimento publicitário é incrementado. Consideramos, então, os jingles e os spots dramatizados veiculados nessas datas nas duas emissoras de rádio de maior audiência nas capitais das regiões Sudeste e Sul, que receberam 95,1% dos investimentos publicitários no rádio no Brasil no período pesquisado. Baseando-se na análise das peças selecionadas, identificamos-lhe o \"ouvinte-modelo\", os objetivos principais e específicos de cada peça e as estratégias de valorização do anunciante e de seu produto. Estabelecemos uma tipologia dos elementos sonoros e de suas funções e observamos as possibilidades de sugestão de imagens com base em tais elementos. Entendemos que este trabalho pode contribuir para pesquisas futuras sobre a linguagem radiofônica, bem como para profissionais da publicidade, dos estúdios e do rádio, para que possam aproveitar melhor o potencial expressivo do meio e tornar o rádio mais atraente para seus investidores e ainda para seus ouvintes-modelo, ao explorarem de forma adequada tal potencial.
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