Arquitetura e cidade: a modernidade (possível) em Florianópolis, Santa Catarina - 1930-1960
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-26022010-141740/ |
Resumo: | O trabalho aborda a relação entre a arquitetura produzida e as transformações da cidade de Florianópolis em dois ciclos. As concepções de moderno, modernidade e modernização norteiam a investigação. Apontamentos para a montagem de um panorama da modernidade catarinense são traçados. Um primeiro ciclo (décadas de 1930 a 1950) é definido principalmente pela influência dos regimes de Getúlio Vargas no governo federal - o Estado Novo e o posterior. Uma modernidade muito a reboque do estado, que mantém a cidade como capital, com a chegada de novas edificações e programas arquitetônico-urbanos, é estudada. Um crescimento lento ajuda a manter vazios urbanos na área peninsular fundadora. Profissionais emigrados, na ausência de arquitetos formados, ajudam a desenhar a atualização de espaços arquitetônicos e a desenvolver gradativamente novas técnicas construtivas. Um segundo ciclo, que vai dos anos 1950 a meados dos anos 1960 - o nacional-desenvolvimentismo - é também pesquisado. O início de um processo de verticalização e adensamento do centro urbano e de balneabilidade e turismo no interior da Ilha são abordados. Tendências da modernidade em arquitetura brasileira, como a do modernismo, são apontadas em novos programas como o edifício de apartamentos e de escritórios. A expansão para o além da península central, através de vetores como as avenidas, criando novos bairros e consolidando outros, é estudada. O processo de aterramentos da área central e o início da ênfase rodoviarista definem o encerramento desse segundo ciclo. A ausência histórica de planos, que contemplassem a especificidade morfológica e contextual de Florianópolis, faz concluir que a partir de então a cidade verá o avanço de problemas como a perda da maritimidade e o do crescimento urbano descontrolado. |
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Arquitetura e cidade: a modernidade (possível) em Florianópolis, Santa Catarina - 1930-1960Architecture and city : the (possible) modernity in Florianópolis, Santa Catarina - 1930-1960ArchitectureArquiteturaCidadeCityFlorianópolisFlorianópolisModernidadeModernityO trabalho aborda a relação entre a arquitetura produzida e as transformações da cidade de Florianópolis em dois ciclos. As concepções de moderno, modernidade e modernização norteiam a investigação. Apontamentos para a montagem de um panorama da modernidade catarinense são traçados. Um primeiro ciclo (décadas de 1930 a 1950) é definido principalmente pela influência dos regimes de Getúlio Vargas no governo federal - o Estado Novo e o posterior. Uma modernidade muito a reboque do estado, que mantém a cidade como capital, com a chegada de novas edificações e programas arquitetônico-urbanos, é estudada. Um crescimento lento ajuda a manter vazios urbanos na área peninsular fundadora. Profissionais emigrados, na ausência de arquitetos formados, ajudam a desenhar a atualização de espaços arquitetônicos e a desenvolver gradativamente novas técnicas construtivas. Um segundo ciclo, que vai dos anos 1950 a meados dos anos 1960 - o nacional-desenvolvimentismo - é também pesquisado. O início de um processo de verticalização e adensamento do centro urbano e de balneabilidade e turismo no interior da Ilha são abordados. Tendências da modernidade em arquitetura brasileira, como a do modernismo, são apontadas em novos programas como o edifício de apartamentos e de escritórios. A expansão para o além da península central, através de vetores como as avenidas, criando novos bairros e consolidando outros, é estudada. O processo de aterramentos da área central e o início da ênfase rodoviarista definem o encerramento desse segundo ciclo. A ausência histórica de planos, que contemplassem a especificidade morfológica e contextual de Florianópolis, faz concluir que a partir de então a cidade verá o avanço de problemas como a perda da maritimidade e o do crescimento urbano descontrolado.The work broaches the relation between the architecture produced in Florianópolis and the transformations of the city in two cycles. The conceptions of modern, modernity and modernization guide the research. Notes for the assembly of a panorama of the modernity in Santa Catarina are outlined. A first cycle (decades from 1930 to 1950) is defined mainly by the influence of the Getúlio Vargas federal government regimes - the so called \"New State\" (Estado Novo) and the later regime. A modernity linked with the state, that maintains Florianópolis as the capital city, with the appearance of new buildings and new architecturalurban programs, is studied. A slow urban growth helps to keep urban empty spaces in the original founder peninsular area of the city. Immigrant professionals, in the absence of local architects, help to draw the update of architectural spaces and to gradually develop new building techniques. A second cycle, that goes from the fifties to the beginning of the sixties the national-developmentalism - is also researched. The beginning of the verticalisation and density process of the urban center, and of the tourism development in other areas around the island are broached. Tendencies of the modernity in the brazilian architecture, like the modernism, are pointed in new programs like apartments and office buildings. The expansion beyond the central peninsula of the island, through vectors such as avenues, creating new neighborhoods and consolidating others, is studied.The process of embankments in the central area and the beginning of the emphasis on road construction defines the ending of this second cycle. The historical absence of a town planning that contemplates the morphological and contextual specificity of Florianópolis, draws to the conclusion that since then, the city has been witnessing the increasing of problems like the disconnection between the city and the sea (embankments, lack of marine transportation and of marinas) and the out of control urban growth.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartins, Carlos Alberto FerreiraTeixeira, Luiz Eduardo Fontoura2009-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18142/tde-26022010-141740/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-26022010-141740Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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