Cultura e imagem como instrumentos de poder: analisando Cool Japan e Hallyu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Bruno Alexandre
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8157/tde-23052022-183201/
Resumo: No final do século XX, a globalização mudou o exercício do poder de maneira irreversível, forçando Estados a equilibrarem coerção e atração para conseguirem alcançar seus objetivos. Em meio a essas transformações, tanto Japão quanto Coreia do Sul tentaram se reposicionar no palco global, utilizando suas culturas e imagens nacionais para conseguirem aumentar suas influências política e econômica, por meio dos movimentos conhecidos como Cool Japan e Hallyu. Na presente pesquisa, analisa-se o posicionamento governamental de Japão e Coreia do Sul quanto a utilização desses recursos de poder, destacando os ministérios envolvidos, as estruturas e as finalidades oficiais de Cool Japan e Hallyu, ressaltando as similaridades e diferenças entre os movimentos. Com o intuito de complementar a análise, também são investigadas as relações dos dois governos com suas respectivas indústrias de conteúdo, assim como suas principais políticas culturais. Ademais, é avaliada a efetividade dos movimentos na melhoria da opinião pública internacional sobre seus respectivos países, dando destaque para a efetividade de Cool Japan na Coreia do Sul e de Hallyu no Japão, visto que, por conta do histórico diplomático entre os dois países, percepções negativas sobre o vizinho são encontradas em ambas as sociedades. Por fim, a pesquisa conjectura a viabilidade do intercâmbio cultural como um meio para a aproximação e o entendimento entre vizinhos.
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